Jardins campestres por Viviana Pitrolo architetto

Uma casa eterna e fantástica!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Numa região unanimemente reconhecida como uma das mais encantadoras de Itália, visitada anualmente por milhares de pessoas de todas as partes do mundo, encontramos esta moradia de sonho. Se imaginou que se trata de uma casa situada na Sicília, acertou em cheio. A Sicília é a principal ilha do mar Mediterrâneo, situada no sul da Itália e separada da península italiana pelo estreito de Messina com apenas três quilómetros de extensão. A região com a sua beleza natural, cores, com os seus sabores, os seus aromas e a sua gente atrai o interesse crescente dos visitantes e turistas. Aliás, o turismo é uma das principais actividades económicas da região que beneficia da sua História, cultura e natureza exuberantes. 

Casa Salina é, sem dúvida, uma das maravilhas arquitectónicas da região. Impossível não nos deixarmos encantar pela simplicidade e pelo estilo mediterrânico da residência. 

Veja, de seguida, mais imagens da surpreendente Casa Salina que se ergue na região montanhosa da Sicília. O projecto é de autoria do gabinete Viviana Pitrolo Architetto

Fachada principal

Dependendo do ponto de vista, parece que a moradia está situada à beira mar, sensação essa realçada pelo clima e pela magia local de uma das regiões mais cativantes da Itália. Impossível resistir a um dia soalheiro e quente e não ceder aos encantos da Casa Salina que integra um pátio interno com uma generosa piscina de água cristalina.

Jardim paradisíaco

Se tentássemos imaginar como seria o paraíso, talvez não conseguíssemos criar uma imagem tão inspiradora quanto esta. Imagina como deve ser morar numa casa com estas qualidades com uma piscina tão ampla e uma estrutura construída por pedra extraída da região da Sicília e envolta pelo clima do Mediterrâneo? Sob a sombra das árvores é possível desfrutar do clima do Mediterrâneo, da brisa refrescante ao pé da piscina e do aspecto rústico das superfícies de pedra da Casa Salina.

Espelho de água

A moradia lembra-nos um hotel cinco estrelas dedicado ao descanso e aos cuidados com o corpo e a mente. A piscina generosa de águas límpidas e inebriantes lembra-nos a piscina de um spa luxuoso cuja iluminação nocturna realça ainda mais o seu charme. A piscina também serve como espelho de água reflectindo a silhueta e as paredes de pedra que compõem a Casa Salina.

Charme mediterrânico

Sem dúvida alguma, para além da localização privilegiada, uma das maiores qualidades da Casa Salina é precisamente a sua materialidade. As paredes de pedra natural de cores e texturas que remetem para a própria região da Sicília emprestam uma beleza especial à residência que, para além disto, possui ainda no pátio interno com uma imensa piscina de águas cristalinas que lembra as águas cálidas do mar Mediterrânico, evocando a atmosfera local e sua cativante memória.

Terraço

Mas nem só de piscina e sombra vivem os moradores desta casa de estilo mediterrânico. O terraço da Casa Salina descortina a paisagem privilegiada do entorno. Para além disso, a luz natural realça o brilho e a textura da pedra que reveste o piso e as paredes da casa, realçando a sua rusticidade e a unicidade. 

Uma mesa de jantar rodeada por cadeiras de madeira com assentos e encostos de tecido, na cor preta, compõem o terraço a céu aberto que oferece aos moradores e convidados momentos agradáveis ao ar livre. 

Sala de estar

O interessante neste projecto é o peso da história impregnado em cada pedra que dá forma à casa. Cada pedra materializa um pedaço de uma história secular que tem continuidade com o projecto de renovação da casa. Na cobertura realçamos a estrutura mista com o reforço da nova estrutura metálica que deu maior estabilidade à cobertura e, claro, um toque contemporâneo e sofisticado. O forro de madeira, combinado com as paredes de pedra, cria um ambiente intimista e aconchegante. A sala é ampla, bem iluminada e com espaços integrados. O destaque da sala é a lareira que torna o ambiente ainda mais acolhedor, principalmente nos meses mais frios.

Sala de jantar

A contemporaneidade evidencia-se na espacialidade interna e no mobiliário que preenche os ambientes da Casa Salina

sala de jantar e a cozinha estão integradas por via de uma ampla passagem emoldurada. A luz natural abundante do exterior invade o ambiente por meio das generosas aberturas envidraçadas. A sala de jantar é composta por uma mesa de jantar de madeira e por um conjunto de cadeiras DSW, desenhadas pelo casal francês Eames e inspirada no desenho da Torre Eiffel, com pés em madeira com reforços metálicos e assentos feitos de polipropileno, que conferem requinte e sofisticação ao ambiente. 

Os candeeiros da Tom Dixon complementam a decoração da sala de jantar.

Cozinha

Quem espera encontrar uma decoração rústica em conformidade com as fachadas da residência surpreende-se em cada ambiente. É o caso da cozinha cuja espacialidade ampla e integrada com os demais ambientes sociais consubstancia o estilo típico da decoração contemporânea. 

Diferente dos demais ambientes, na cozinha, devido a questões de ordem funcional e prática, as superfícies têm revestimentos diferenciados, com um acabamento em argamassa e revestimento cerâmico, mais fáceis de limpar. 

Os armários em madeira e a bancada do mesmo material dão um toque de aconchego à cozinha que conta ainda com acessórios em inox que dão um toque de modernidade e de sofisticação à atmosfera.

Quarto do casal

No quarto do casal predominam as superfícies rústicas das paredes de pedra que, combinadas com outros materiais, como a madeira da estrutura da cobertura e do forro e o revestimento cerâmico de forma hexagonal do piso, compõem um ambiente acolhedor e elegante. O projecto de iluminação procurou valorizar a textura única da parede de pedra.

Casa de banho do casal

Assim como na cozinha, atendendo ao requisito que diz respeito à funcionalidade, as superfícies de pedra foram substituídas pelas superfícies polidas de revestimento cerâmico com uma composição de diferentes cores e desenhos que tornaram o ambiente mais personalizado e despojado. 

O lavatório é composto por uma bancada de madeira e por uma cuba de apoio de forma oval que traz elegância e delicadeza à casa de banho do casal. A cabine de duche é resguardada por portas de vidro.

Que casa de sonho, não acha? De que aspecto da casa mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!