Terraços  por Taller Estilo Arquitectura

O que deve saber para construir um terraço com piscina

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O Verão convida-nos a passar as tardes ao ar livre no jardim, se possível com uma piscina por perto. Se tem espaço em sua casa, deixamos-lhe seis sugestões que o ajudarão a tomar as melhores decisões na hora de planear a distribuição do seu terraço e piscina com a ajuda de um profissional. Cuidar do espaço exterior é, sem dúvida, uma das melhores coisas que se pode fazer para valorizar a casa e melhorar a sua qualidade de vida. 

Nesse sentido, veja que ideias lhe deixamos neste artigo.

​1. Definir o estilo

Antes de mais, deve definir o estilo que deseja para o seu terraço e para a piscina. Minimalista, moderno, tradicional, rústico ou oriental… há múltiplas opções por entre as quais escolher ou que podem ser combinadas de forma a satisfazer o seu gosto. Para tal, deve ter em conta o estilo da construção já existente, as dimensões da área em questão, o entorno e, claro, as suas próprias condições financeiras.

​2. Orientações

Piscinas modernas por OLLIN ARQUITECTURA

A orientação da área do terraço e do jardim tem que estar de mãos dadas com a situação geográfica em que se encontra. Afinal de contas, de que lhe serve uma piscina se esta não acompanha o trajecto do sol e fica a maior parte do dia à sombra? Este é um factor essencial a ter em conta. Claro que, a par com isto, deve considerar a colocação de uma pérgola para ter uma área de sombra para se proteger dos raios de sol durante as horas mais perigosas.

​3. Dimensões

Se não conta com muito espaço, pode adaptar perfeitamente um terraço a uma piscina pequena como aqui nos mostram os profissionais do gabinete Taller Estilo Arquitectura que souberam aproveitar o espaço ao máximo com uma piscina simples de forma rectangular e uma pequena área coberta e uma cama de rede. 

Os limites de um projecto residem apenas na sua criatividade. Dê-lhe asas e seja engenhoso. É possível fazer muito a partir de pouco.

​4. Aproveitar o entorno

Terraços  por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Se tem a sorte de contar com uma boa paisagem, faça dela a protagonista do projecto. Com um desenho simples que se integre na paisagem consegue-se obter a conjugação entre o natural e o espaço pessoal. Nesse sentido, jogue com materiais que dialoguem com o entorno e que se unam à paisagem que o rodeia. Na imagem – um projecto da Engel & Voelkers Bodrum – a estrutura simples do telhado também desempenha um papel importante por não quebrar a essência do lugar.

​5. Com ou sem cobertura

Dependendo das nossas necessidades e preferências, podemos optar por um pátio e piscina totalmente ao ar livre, sem nenhum elemento a cobri-los, deixando assim o espaço com plena liberdade. Esta parte deve ser considerada mediante o que já mencionámos acima. Tudo depende do local onde vive e da incidência solar de que o terreno dispõe.

​6. Tudo é possível

Mesmo que viva numa edifício alto, pode ter um terraço e uma piscina desde que tome as medidas necessárias em relação à questão estrutural para abrigar a piscina e o terraço. Crie uma cofragem hermética com dimensões apertadas para conter o volume de água na piscina e maximizar o espaço disponível onde pode ainda caber uma área de lazer e de relaxamento com vista para a paisagem urbana.

Imagem cortesia do gabinete Diez y Nueve Grados Arquitectos.

Qual destes terraços mais o impressionou? Deixe-nos o seu feedback!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!