Apartamento com 6 ideias para potenciar um espaço pequeno

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Este apartamento pequeno em Madrid está recheado de boas ideias de decoração. E o melhor: sobressai pela simplicidade. Deliciosamente organizado, o apartamento parece maior do que aquilo que realmente é e oferece conforto, não obstante as suas dimensões limitadas.

Remodelado pelo escritório Maroto e Ibañez Arquitectos, o projecto foi pensado para que os espaços sociais oferecessem aconchego com um toque decorativo criativo materializado por via das obras de arte existentes no ambiente integrado. Importa, ainda, referir que se prestou atenção ao tecto, no qual se encontram luzes embutidas em placas de gesso que rebaixaram o pé direito dos ambientes, proporcionando elegância, beleza e uma excelente disposição da iluminação nos espaços.

Verifique, abaixo, seis boas ideias no que toca à organização de espaços. Temos a certeza de que estas dicas serão preciosas. Vai tomar nota?

1. Integrar os espaços no apartamento pequeno

O apartamento parece ser muito maior do que aquilo realmente é, qualidade esta que deve ser atribuída ao arquitecto responsável pelo projecto. Os espaços comuns foram organizados de maneira perfeita, oferecendo uma personalidade própria a cada um dos ambientes. Realce-se, também, a disposição das tábuas de madeira do piso laminado. Embora pareça comum, o piso foi instalado de maneira a oferecer profundidade e horizontalidade ao espaço. 

A separação das divisões foi feita com a escolha do balcão que marca o local da cozinha, assim como pela presença da placa de gesso que proporciona uma iluminação mais rebaixada para facilitar as actividades culinárias e do dia-a-dia. O branco dos móveis, paredes e tecto valoriza muito a área, não apenas pela elegância, mas, também pela amplitude que lhe oferece. Os contrastes escolhidos são leves.

2. Fazer da luz natural uma aliada

Em ambientes pequenos, saber trabalhar a iluminação natural pode fazer toda a diferença. A presença da luz natural torna qualquer espaço mais convidativo, para além de se economizar energia.

O espaço deixado à esquerda forma um longo corredor que reforça a sensação de amplitude, criando uma fluidez perfeita no ambiente integrado.

3. Usar portas de correr

A divisão entre as zonas integradas e o quarto é feita por uma porta de correr de vidro que surge no meio do mobiliário feito à medida. A opção por uma porta de vidro transparente traz modernidade à composição, embora falhe na privacidade para o quarto. As cores claras do guarda-roupa e o piso laminado garantem homogeneidade em todo o ambiente.

4. Integrar o quarto e a casa de banho

A divisão entre a casa de banho e o quarto é feita por uma ampla parede de madeira continuada por placas de vidro. Moderno, o resultado permite uma generosa iluminação no interior da casa de banho com tecto rebaixado, tendo na sua proximidade o ponto facilitador para o uso do espaço, para além de trabalhar uma combinação especialmente interessante entre a parede divisória e o piso do local.

5. Planear a cabine de duche

A cabine de duche foi também bem planeada para o espaço parecer maior do que aquilo que realmente é. A superfície de vidro facilita a iluminação no interior, deixando visível o conjunto de placas cerâmicas utilizadas para revestir o tecto e o piso. Uma pequena abertura foi mantida no alto, à direita, para permitir uma melhor circulação do vapor no ambiente.

6. Combinar bem os materiais no apartamento pequeno

A partir deste ângulo podemos ver em detalhe como foi feita a divisão entre o quarto e a casa de banho que não é completamente fechada. A janela ao fundo do quarto proporciona uma óptima iluminação que perpassa o vidro da casa de banho.

Com boas ideias, o apartamento pequeno parece muito maior.

O que achou da forma como o espaço neste apartamento foi aproveitado? Vai pôr em prática alguma destas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!