REABILITAR   I    MORADIA: Casas modernas por PAULA NOVAIS ARQUITECTOS E DESIGN

8 formas de dar cor à sua fachada

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A cor é uma de tantas opções para revestir uma fachada. Se é o que quer para sua casa, terá de considerar vários aspectos que o irão conduzir a encontrar o seu estilo sem perder harmonia com ambiente circundante. Neste artigo, brindamo-lo com 8 exemplos fabulosos de casas com fachadas com cor e alguns práticos conselhos de acordo com as tendências e desenhos praticados actualmente.

As casas que vamos mostrar não correspondem a um estilo em particular – de modernas a clássicas. Assim, poderá apreciar como a cor assenta em casa casa independentemente do estilo. Por outro lado, veremos as tonalidades que mais estão a usar os profissionais. A cor certa fará com a que a sua casa se distinga sem destoar dentro do seu bairro e sem tirar protagonismo às suas próprias formas. Veja com os seus próprios olhos o melhor design de casas e obtenha assim mais ideias para a sua…

Vamos começar a viagem… acompanhe-nos!

1. Com carácter

Uma cor forte como o chocolate negro é ideal para uma casa de fachada geométrica como a imponente construção de Carnone Fernández que vemos na 1a imagem. O magnifico desenho desta fachada hiper moderna contem um lado mais rústico conseguido através do uso da pedra natural.

Os detalhes a combinar, como as janelas ou o tecto branco da zona de entrada, aparecem para dar maior contraste ao liso perfeito da pintura castanha.

2. Destancando volumes

As fachadas das casas modernas são as que apresentam maior jogo de volumes. De maneira simples, as casas e estilo moderno e minimalistas apostam ao máximo na funcionalidade com poucas linhas. O volume é uma constante que se repete e se renova e aplicar cor é uma maneira interessante de acentuar a novidade no desenho.

Na imagem, o branco e o cinzento dividem a casa em dois, enquanto a presença do preto – intenso e elegante – tem o papel de destacar a entrada principal realçando as particularidades da fachada.

3. Mais que elegante

Que dizer da impressionante fachada desta casa de Parrado Arquitectura? Uma casa de estilo colonial pintada de um tom romântico, um rosa pálido, que apenas é interrompido por luzes amarelas ou pelo preto das caixilharias das portas e janelas.

Se a sua casa é de estilo colonial deverá eleger tons quentes. As cores terra são ideais para fachadas de abundantes molduras e formas tradicionais.

4. Constrastes de cores

A arquitectura moderna utiliza muito de cinzento para as suas fachadas. Mas nesta espectacular casa o cinzento vê-se substituído em algumas zonas por outros tons, como amarelo e madeira. O amarelo funciona como ponto de equilíbrio e vibrante resultando numa casa de desenho dinâmico em vez de apenas geométrico e linear.

Com respeito máximo ao espaço circundante, o contraste de cinzento escuro, branco e amarelo com detalhes castanhos nos painéis em madeira têm a força de deixar qualquer pessoa que a veja maravilhado.

É então possível ver-se, que mediante ao simples recurso de cor, se pode fazer uma enorme diferença sem romper com o equilíbrio de casas lineares.

5. Seguindo as tendências

Se quer seguir as últimas tendências de cor para fachadas, esta é uma boa opção. Basicamente, falamos dos tão baladados tons terra e bejes, que funcionam sempre de forma infalível tanto em casas de grande porte como a que vemos na imagem. 

Por sua vez, destacar o volume da varanda com outra cor é uma das técnicas ideias para dar profundidade a todo o projecto.

6. Terracota – uma cor diferente

Casas clássicas por Desarrollos Proyecta
Desarrollos Proyecta

CASA AP – BARRIO PRIVADO LA MORADA – BELLA VISTA

Desarrollos Proyecta

Volvemos a lo que decíamos anteriormente, los colores fuertes suele favorecer más que nada a las casas de fachadas grandes. Por otro lado, si se trata de una casa de estilo colonial, son los tierra los colores que mejor sentarán. Si elegís un color oscuro, pintá puertas y ventanas de blanco. Así, tendrás elegancia garantizada siempre.

7. Com contornos

Renovação de Fachadas: Casas campestres por RenoBuild Algarve
RenoBuild Algarve

Renovação de Fachadas

RenoBuild Algarve

Seleccionamos esta imagem para apreciar um estilo típico de certas regiões na hora de pintar fachadas. O verde é um tom que combina muitíssimo bem com branco ou bege e é aplicado diversas vezes em casas tradicionais de pequenos povos tanto portugueses, como alemães, holandeses ou austríacos. 

Esta técnica é atractiva tanto pelo seu aspecto como pela facilidade de colocar em prática. Esta técnica aparece para melhorar o aspecto da fachada, mas cuidado para não ser dado o efeito oposto, uma vez que a tinta em contorno pode reduzir a aparência de sua casa.

8. Detalhes

Temos visto que as cores mais usadas nos dias que correm para a coloração das fachadas tem-se baseado muito em tons terra, rosas pálidos, pasteis, chocolate e claro, em branco. Em algumas fachadas não existe a necessidade de destacar nada, apostando num homogeneidade de cor; outros, apostam em realçar alguns detalhes com efeitos de cor que contrastem e produzam contraste e um conceito original.

Tomou nota? Ficou empolgado em impor o seu próprio estilo, pintar a sua casa de verde ou violeta? porque não? Quem sabe apenas um detalhe que crie contraste…  Como dar cor às fachadas – 9 sugestões! 

Curioso para ver fachadas portuguesas? Fachadas Portuguesas

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!