A Arte em sua casa

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

As obras de arte têm estado cada vez mais presentes na decoração privada e investir neste sector poderá ser uma excelente alternativa para enriquecer o interior de sua casa. Já pensou certamente qual seria a melhor opção para “vestir” a parede da sua sala, como poderia completar o mobiliário do hall de entrada, ou simplesmente como obter um elemento mais elegante e com isso elevar o seu status aos olhos de quem a vê? Desde da pintura, escultura ou fotografia, existem várias vertentes artísticas que contam uma história e que proporcionam uma nova vida ao seu espaço. Assim sendo, hoje na homify apresentamos-lhe algumas ideias e exploramos propostas de quatro ateliers que se dedicam à produção de obras de arte, para que se inspire e personalize o seu espaço com algo mais atraente, único e original!

Cores quentes e expressivas

Arte  por Montxo Oiarbide
Montxo Oiarbide

ORANGE GRAFFITI

Montxo Oiarbide

As cores vibrantes, o poder de expressão e a materialidade desta obra, conseguem captar a atenção do observador mais minucioso com o detalhe. A obra ORANGE GRAFFITI, do atelier espanhol Montxo Oiarbide,  alia a expressão humana, ao detalhe do material usado na tela. Apesar do principal objectivo de um quadro não ser de enquadrar com a mobiliário presente, esta obra acrescenta um valor ao espaço e aos restantes elementos existentes. O formato da obra também é importante, portanto mantenha-se atento ao equilíbrio que essa característica poderá trazer como vantagem para a decoração do seu interior.

Equilíbrio e estética

Novamente, o mesmo atelier cria um conjunto de obras onde estão presentes a expressão e a capacidade de criar diferentes sensações no observador. Esta obra – DUNE – é um excelente exemplo de uma delicada sensibilidade pictórica e de um equilibrio estético para espaços revestidos de materiais quentes (madeiras, cerâmicas, entre outros).

Em nota de rodapé, tente sempre adquirir arte que seja apropriada para o local onde vai estar exposta, no entanto, para que esta tenha um verdadeiro impacto, terá de sentir uma ligação emocional com a mesma!

A escultura pelas mãos do artesão

Saímos do plano bidimensional da pintura e exploramos a tridimensão da escultura. Esta surgiu como forma de arte desde muito cedo na história da humanidade e foi obtendo mais afirmação entre as várias estruturas da sociedade. Hoje em dia poderá ser usada como forma de decoração para pequenos espaços e a preços acessíveis. Pelas mãos do artesão, o fabrico por encomenda e a expressão dos materiais, surgem como combinação perfeita que garantem uma peça com qualidade em sua casa. Neste artigo mostramos as esculturas da francesa Béatrice Buneteau - LES-PETITES-DALLAS - únicas pela suavidade das cerâmicas e pelo design minimalista, resultantes da imaginação desta virtuosa artesã.

Luz cénica interior

A manipulação da iluminação interior será uma vantagem para criar ambientes ambíguos em cada espaço de sua casa no decorrer do seu dia-a-dia. Um excelente exemplo do seu uso está na proposta do atelier LINLIN ET PIERRE-YVES JACQUES com o projecto de iluminação LAND. A combinação entre o design de qualidade e o desenho orgânico transformam o interior de qualquer habitação em  algo mais aconchegante e esteticamente interessante, criando um belo efeito e um desenho fluido.

Fotografia

SALA - ALFRAGIDE: Salas de estar modernas por Stoc Casa Interiores
Stoc Casa Interiores

SALA – ALFRAGIDE

Stoc Casa Interiores

A fotografia, um tipo de expressão artística que teve início pelo olhar do francês Joseph Nicéphore Niépce, é actualmente um tipo de arte muito acessível ao comum cidadão. Para além do poder da sua presença no espaço, a fotografia apresenta-se como um produto comercializado por grandes indústrias, devido à globalização da profissão de fotógrafo e à elevada produção de máquinas fotográficas. Apesar da evolução tecnológica, a arte da fotografia não desapareceu e ainda persiste como um dos símbolos do modernismo. Tal como a escrita, a pintura ou o video, a fotografia pode contar uma história real ou abstracta, e tal facto poderá ser um ponto de partida para investir neste tipo de arte para a sua casa. Deixamos este enquadramento interessante do interior de uma habitação em Alfragide (Lisboa) da autoria da decoradora Graça Calderon -  atelier STOC CASA INTERIORES - onde a decoradora destaca a importância da fotografia para completar o espaço interior, em harmonia com os restantes elementos.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!