Varandas Decoradas: 17 Ideias e Inspirações Tendência

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Apartamento Edifício do Parque - T4 MATOSINHOS, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Varandas, marquises e terraços escandinavos
Loading admin actions …

As varandas é como uma fronteira entre a casa e o exterior e oferecem um espaço ideal para explorar o ar live, embora seja com mais privacidade e segurança. De facto, a varanda é uma das opções mais inteligentes para expandir a nossa casa. Do ponto de vista exterior, dá personalidade à casa. E visto de dentro, oferece um ambiente luminoso e agradável… nomeadamente quando está bem decorada!

De referir que a decoração da varanda será diferente em função da estrutura, da sua localização geográfica, das suas dimensões e do tipo de chão, mas também da sua utilização: zona lounge ou zona de refeição, entre outras.

Existem diferentes estilos de decoração e móveis de jardim que podem deixar as varandas

​em espaços agradáveis para desfrutar . Hoje em dia, é fácil encontrar elementos bonitos e confortáveis para decorar a varanda. Até existem peças multifuncionais, retráteis e práticas para varandas pequenas, mas que queremos funcionais.

Se precisa de ideias, saiba que a homify reuniu 17 exemplos de varandas modernas decoradas e dicas para o inspirar. Por isso, não perca pitada deste artigo!

Venha daí!

1. Decoração varanda, porquê?

Aproveitar os metros quadrados de uma varanda é uma das dicas atuais para ter um canto externo bonito mesmo que vive num apartamento. Pequena ou grande, na cidade ou no campo, a varanda oferece muitas opções para aumentar o seu espaço habitacional.

O sol e o bom tempo convidam-nos a passar mais tempo ao ar livre, mas quando temos que ficar em casa a trabalhar ou a passar um dia de relaxe em casa, podemo-nos refugiar na nossa varanda se esta for bem confortável.

2. Crie um ambiente aconchegante na sua varanda

Existem muitas ideias para decorar uma varanda… Para um ambiente aconchegante, pode incluir velas. As velas são uma forma bonita e ao mesmo tempo muito fácil de iluminar a varanda e tornar este espaço realmente especial.

Pode usar velas em todos os estilos e até mesmo colocar velas pequenas em frascos de compotas vazios para criar um efeito ligeiramente diferente.

Também pode contribuir para essa atmosfera adicionando grandes almofadas macias e decorativas. Espalhe um pouco nas cadeiras, no sofá ou no chão para refrescar a decoração. Esta solução também permitirá que altere a decoração da sua varanda sem grandes custos.

4. Decore uma varanda com plantas

A varanda dá-lhe a sensação de estar do lado de fora e ao mesmo tempo de estar do lado de dentro. Então porque não decorar uma varanda com plantas.

As plantas verdes ajudam a criar uma atmosfera relaxante. Brinque com a repetição e coloque muitas plantas e flores diferentes em vasos modernos e coloridos e coloque-as em toda a varanda.

Plantas e flores não são apenas bonitas de se ver, pois também podem tornar-se um elemento funcional. Use-os para criar diferentes zonas ou delimitar o espaço na sua varanda.

5. Decorar varandas abertas com um estilo rústico

Se o seu design de interiores tem um estilo moderno, por que não escolher um estilo rústico para decorar a varanda?

Para decorar uma varanda com um estilo rústico, pode, por exemplo, colocar alguns objetos como cestos, painéis de madeira, peças vintage, etc. Além disso, pode brincar com as texturas.

Finalmente, adicione vasos de plantas, flores e algumas outras decorações sazonais. Mais uma vez, sinta-se à vontade para brincar com a repetição e criar áreas onde agrupar esses objetos.

6. A importância da iluminação da varanda

Varanda - Mais vida no exterior!, Fi Ferrari - Designer Fi Ferrari - Designer Varandas varanda,natureza,plantas de casa,terraço
Fi Ferrari – Designer

Varanda – Mais vida no exterior!

Fi Ferrari - Designer

A iluminação é um elemento que enaltece toda a decoração de uma varanda. Instale candeeiros de parede para criar ambiente ou uns pendentes de design para proporcionar estilo. Não tenha dúvidas que, uma boa iluminação permite-lhe desfrutar da sua varanda a qualquer hora do dia e da noite!

7. Estratégias para ter mais privacidade

Existem várias opções para se proteger dos olhares mais indiscretos numa varanda: bambu, guarda-sol, biombos, cortinas, mas sobretudo plantas… Esta última opção natural é boa alternativa, onde se alia o verde e protege-se dos olhares curiosos. Há plantas mais favoráveis do que outras, como plantas penduradas com folhas caídas. Não hesite em escolher ramos altos e plantas exóticas, como o bambu, para aproveitar a sua altura para se isolar com estilo na varanda.

8. Relva sintética para decorar a varanda

Barreiro by C Evolutio Lda. C evolutio Lda Varandas
C evolutio Lda

Barreiro by C Evolutio Lda.

C evolutio Lda

Em rolos ou de encaixe, a relva sintética pode ser colada, recortada ou colocada no chão da sua varanda. Pode ser limpa com aspirador, como um tapete e não teme a humidade ou o sol. Esta solução não requer grande manutenção e dá logo um efeito fantástico à sua varanda!

9. Deck de madeira

Apartamento Edifício do Parque - T4 MATOSINHOS, ShiStudio Interior Design ShiStudio Interior Design Varandas, marquises e terraços escandinavos
ShiStudio Interior Design

Apartamento Edifício do Parque – T4 MATOSINHOS

ShiStudio Interior Design

Outra solução para revestir o seu chão de madeira, dando um toque decorativo muito especial à sua varanda é o deck de madeira. Vai ver que a sua varanda ficará bem mais aconchegante e confortável com madeira.

10. Varandas de apartamentos decoradas

Como vê, uma bela inspiração de uma varanda decorada, com tapete, velas, uma cadeira e uma almofada. Tudo peças e acessórios simples e baratos, que criam um ambiente bem divertido!

11. Varandas pequenas decoradas

Quando se decora uma varanda pequena não podemos descurar o conforto do seu dia a dia. Por isso, crie uma zona de descanso com pufes no chão ou uma zona de refeições para almoçar ao sol. Como pode ver nesta imagem existem móveis de varanda adequados, como esta mesa varanda, que são retráteis e que se adaptam às mais diversas varandas, ideais para um jantar gourmet!

12. Varandas vidro

Varanda da Cozinha/Quarto do Manel | Depois MUDA Home Design Varandas, marquises e terraços modernos
MUDA Home Design

Varanda da Cozinha/Quarto do Manel | Depois

MUDA Home Design

Varandas fechadas com vidro também são uma opção interessante, para desfrutar do exterior em todas as estações do ano. Pode solicitar ajuda profissional (aqui), caso queira fechar a sua varanda. Não se esqueça que esta obra requer a autorização dos condomínios, caso seja um apartamento.

13. Uma rede na varanda, por que não?

Um dos acessórios mais práticos e confortáveis que pode ter numa varanda é, sem dúvida, a rede de jardim. Pode tirá-la e pô-la facilmente, sempre que quer relaxar a ler um livro ou dormir uma sesta.

14. Mobiliário colorido

Apartamento T3 no Chiado - Lisboa VidalPlaces Property Investments Casas clássicas Apartamento arrendamento Lisboa
VidalPlaces Property Investments

Apartamento T3 no Chiado – Lisboa

VidalPlaces Property Investments

Para dar cor e vida à sua varanda, pode apostar em peças de mobiliário coloridas. Por exemplo, as cadeiras acapulco são uma grande tendência e existem em várias cores (branco, preto, verde, azul, amarelo, etc.). Pode combiná-las com uma mesa de cor ou não. Tudo depende dos seus gostos e do estilo que pretende criar na sua varanda.

15.

Casa-Hygge Renovatio / Varanda casasrenovatio Varandas
casasrenovatio

Casa-Hygge Renovatio / Varanda

casasrenovatio

Não se esqueça de pôr uma mantinha, para se aconchegar nos dias mais frios de inverno. Assim, pode sempre desfrutar de um café numa tarde de sol de inverno!

16. Algumas regras a ter em conta para decorar a varanda

Existem muitas maneiras diferentes de personalizar e decorar uma varanda. Mas, geralmente, existem alguns pontos gerais que pode seguir. Por exemplo, crie um ponto central para que o olhar seja chamado a atenção.

Pense na sua decoração para que evolua com as estações. No Natal, crie um espaço mágico. Na primavera, adicione verdura. No outono, combine as cores exteriores com as da sua decoração.

Finalmente, também pode pensar na varanda como uma extensão da sala de estar e decorá-la de acordo. Por exemplo, colocar uns móveis confortáveis ​​como um sofá, algumas poltronas e uma ou duas mesas laterais – tendo sempre em conta o tamanho da varanda. Também pode ser útil adicionar um tapete no chão, para criar um ambiente bem cosy. Além disso, use a mesma paleta de cores para quebrar os limites entre os dois espaços.

17. Mais inspiração!

Casa da Rute, Homestories Homestories Varandas, marquises e terraços escandinavos estilo nordico,estilo escandinavo,exterior,varanda,mesa,cadeiras
Homestories

Casa da Rute

Homestories

Não hesite em descobrir estes livros de ideias da revista da homify, para continuar a inspirar-se em varanda e terraço, de modo a decorá-la de forma bem especial:

- 47 Bonitos Terraços e Varandas Para Se Inspirar a Decorar o Seu.

- 60 espectaculares varandas pequenas com ideias nas quais se pode inspirar.

- 22 ideias simples para renovar a sua varanda ou terraço com pouco dinheiro.



O nosso artigo ajudou-o a inspirar para decorar a sua varanda? 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!