Melamina – 7 Coisas que Precisa de Saber sobre Este Material Imprescindível

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Edifício Novo - Oeiras (Porto Salvo), Propriété Générale International Real Estate Propriété Générale International Real Estate Cozinhas modernas
Loading admin actions …

No mundo dos materiais de vez em quando surgem uns bichos-papões, malvistos e mal-amados devido alguns problemas que possam ter acontecido no tempo. A melamina é um desses materiais que ainda são vistos com desconfiança por muita gente, mesmo que actualmente a sua utilização já esteja massificada e muito bem regulada.

Há muito criticada, a melamina rapidamente acabou por conquistar o seu lugar entre os materiais de destaque no mundo do mobiliário e do design de interiores. Tão robusto como personalizável, este painel de construção com base de aglomerado de madeira está disponível para embelezar os nossos móveis de cozinha e muitos outros móveis como armários ou estantes.

Na realidade o que chamamos de melamina é na realidade um painel de aglomerado de madeira, coberto por uma camada decorativa impregnada com formaldeído melamínico, daí o seu nome melamina. Quer saber mais sobre o material melamina? As suas vantagens? Onde aplicar, quanto custa e outros detalhes? Então continue com a homify e saiba tudo sobre a melamina!

1 – Melanina o que é em concreto

Começamos por esclarecer os aspectos mais técnicos do caso da melamina, visto que os meios de comunicação tratam os seus utilizadores como idiotas, criando ideias confusas na cabeça de quem está a ponderar este material para a sua casa

Em primeiro lugar, é preciso deixar já um aviso: muitos confundem melamina com melanina (o pigmento da pele que nos deixa bronzeados), mas não tem nada a ver – o assunto deste artigo é melamina, com m, e não tem nada a ver com a cor da pele.

A melamina (ou cianuramida) é uma molécula heterocíclica altamente azotada obtida industrialmente por várias reacções químicas a partir da ureia. Palavreado científico à parte, este material usado para produzir várias resinas termoendurecedoras, chamadas resinas de melamina ou formaldeído melamínico. Este material é usado para produzir muitos objectos, como pratos, tigelas, painéis de absorção de som, placas de madeira e muitas outras coisas não recicláveis, pelo que em termos ambientais também está um pouco mal vista.


2 – A melamina na construção de mobiliário

Móvel de instalação sanitária Decor-in, Lda Casas de banho modernas Cerâmica Cinzento móvel instalação sanitária arrumação
Decor-in, Lda

Móvel de instalação sanitária

Decor-in, Lda

Na construção de mobiliário a melamina não é tão controversa como na fabricação de loiças. Aquilo a que chamamos de melamina, no que respeita ao mobiliário é na realidade um material usado para substituir a madeira, tanto no exterior como no interior de móveis. É muito utilizado é cozinhas e casas de banho, como vemos nesta imagem de um projecto da DECOR-IN, LDA mas também em closets e mobiliário de quarto.


Quarto Juvenil de melamina Artic, Natural, Grafito, Azul e Puxador Fan Bedroom Juvenile in Artic Melamine, Natural, Graffiti, Blue and Fan Handle Intense mobiliário e interiores Quartos de adolescente quartos,quartosjuvenil,bedroomdecor,bedroom,interiordesign
Intense mobiliário e interiores

Quarto Juvenil de melamina Artic, Natural, Grafito, Azul e Puxador Fan Bedroom Juvenile in Artic Melamine, Natural, Graffiti, Blue and Fan Handle

Intense mobiliário e interiores

A melamina de que falamos neste artigo, usada para o fabrico de móveis, é produzida tendo por base placas aglomerado de madeira, normalmente MDF hidrófugo (Medium Density Fiberboard, por vezes erradamente chamado de msd hidrófugo). Este painel de aglomerado de madeira é depois coberto com uma folha de papel decorativa embebida em resina termoendurecível – resina melamínica ou formaldeído melamínico que referimos anteriormente – prensada a quente. Os fechos e extremidades são muitas vezes feitos também com melamina termocolante, ou com outros materiais, como o PVC, o polipropileno ou o folheado de madeira.

3 – Lacado, termolaminado e melamina

Cozinha na luz natural ADN Furniture Armários de cozinha
ADN Furniture

Cozinha na luz natural

ADN Furniture

Há vários materiais usados para a construção de móveis com características semelhantes (nomeadamente o facto de usarem o MDF como base), muitas vezes chamados na sua generalidade de melamina (em especial quando se trata de painéis de melamina branca), mas que na verdade têm métodos de fabricação e características diferentes. Vamos conhecê-los mais em detalhe para fazer as distinções:

Gavetões com arrumação e faqueiro ADN Furniture Armários de cozinha
ADN Furniture

Gavetões com arrumação e faqueiro

ADN Furniture

Lacado

O lacado é, tal como o nome indica, produzido pela aplicação de uma laca ao MDF, num processo chamado de lacagem. Apresenta sempre cores lisas, podendo ser mates ou de alto brilho, e não apresenta cortes ou orlas de acabamento.

Termolaminado

O termolaminado é o material mais confundido com a melamina, mas tem um processo de fabrico bastante diferente. 

O termolaminado é produzido sobrepondo 8 a 10 camadas de papel Kraft revestido com resinas termoendurecíveis, sobre as quais é colocada uma folha de papel decorativo coberta por uma camada de resina protectora chamada de overlay. Este conjunto é passado sob alta pressão a alta temperatura para permitir a policondensação das resinas. A parte final é parecida com a do fabrico da melamina, certo? A diferença é que a melamina tem apenas uma camada laminada, usando uma pressão e uma temperatura substancialmente mais baixas. É por isso que a melamina também é chamada de laminado de pressão directa ou laminado de baixa pressão.

O termolaminado tem aproximadamente 0,7 mm de espessura. É muito forte e resiste à abrasão e altas temperaturas. Pode ser colocado em diferentes materiais, como contraplacado, fibra ou madeira maciça.

Cozinha CS Kitchen In Cozinhas modernas Aglomerado Branco cozinha,kitchen,design
Kitchen In

Cozinha CS

Kitchen In

Então o termolaminado é melhor do que a melamina? Esta é antes de mais uma questão de qualidade, porque uma boa melamina é melhor do que um mau laminado e vice-versa. No entanto, um bom laminado é sempre mais resistente ao calor, à abrasão, aos arranhões e às manchas do que uma boa melamina, mas é mais caro, claro.

4 – Vantagens da melamina

Área da recepção por detrás do balcão. Estúdio AMATAM Ginásios industriais
Estúdio AMATAM

Área da recepção por detrás do balcão.

Estúdio AMATAM

Vista como um material de qualidade inferior e associada aos antigos módulos cozinha baratos por causa da sua grande simplicidade, a melamina aperfeiçoou-se e agora é muito popular nos trabalhos de design de interiores e construção de mobiliário. Uma das razões pelas quais conseguiu invadir os nossos interiores é porque oferece uma vasta gama de acabamentos. A melamina pode criar um efeito visual realista, fazendo com que uma qualquer peça de mobiliário apresente uma textura madeira quase perfeita, muito próxima da natural. Por este motivo é muito usada para complementar a madeira real em cozinhas madeira. 

Quarto Juvenil de melamina Faia, Melocotón, Lila e puxador Fan Bedroom Juvenile in Melamine Beech, Melocotón, Lila and Fan Intense mobiliário e interiores Quartos de criança modernos quartos ,quartosjuvenil ,bedroomdecor ,bedroom ,interiordesign
Intense mobiliário e interiores

Quarto Juvenil de melamina Faia, Melocotón, Lila e puxador Fan Bedroom Juvenile in Melamine Beech, Melocotón, Lila and Fan

Intense mobiliário e interiores

Mas a melamina também pode ser produzida com outros acabamentos e efeitos, como de mármore ou de outras pedras naturais, incrivelmente realistas.

Dependendo das suas necessidades, a melamina pode ser fosca, brilhante ou acetinada, lisa ou texturizada, simples ou decorativa. Pode até ser coberta com pequenas placas de cerâmica. É um material forte, leve e resistente ao uso frequente, podendo ser utilizado como alternativa à madeira maciça na construção de todos os móveis. Também é fácil de manter e oferece uma excelente relação qualidade / preço.

5 – Desvantagens da melamina

Embora seja totalmente adequado para o uso diário, o painel folheado a melamina é bastante frágil, se usado incorrectamente. Não resiste bem a impactos, pois estes podem fazer lascar facilmente a camada de resina.

Este material também pode inchar, quebrar ou mesmo deformar como resultado de várias manipulações. 

Ilha com gavetões e gaveta com faqueiro ADN Furniture Armários de cozinha
ADN Furniture

Ilha com gavetões e gaveta com faqueiro

ADN Furniture

E embora seja resistente à água na superfície, o contacto prolongado com a humidade pode fazer inchar o MDF e causar bolhas sob a camada superficial de resina, mesmo que tenha passado por um tratamento adicional para resistir à humidade.

Outra desvantagem da melamina é que é um material difícil de trabalhar, pois lasca e quebra com alguma facilidade quando cortado ou perfurado.

6 – Com fazer a manutenção da melamina no quotidiano

Pormenor do banco e corredor. Estúdio AMATAM Ginásios industriais
Estúdio AMATAM

Pormenor do banco e corredor.

Estúdio AMATAM

A melamina é conhecida por não necessitar de nenhuma manutenção específica. Um simples pano macio, uma esponja ou apenas papel de cozinha humedecido com uma solução de detergente neutro são suficientes para limpar uma superfície melamínica. Para fazer a limpeza de manchas deve esfregar suavemente a melamina em movimentos circulares.

Se se deparar com nódoas mais difíceis, não se deixe tentar pelos equipamentos de limpeza ou detergentes abrasivos, pois corre o risco de enfraquecer e riscar a melamina. Opte pelo tradicional bicarbonato de sódio ou pelo sabão de Marselha. Em qualquer caso, após a aplicação destes produtos naturais, deve-se enxaguar bem os móveis com um pano humedecido com água limpa e secá-los cuidadosamente.



Mas mesmo que tenha tomado muito cuidado na manutenção dos seus móveis de melamina, o facto de serem submetidos a atritos recorrentes faz com que possam aparecer micro-abrasões que podem manchar a superfície dos móveis. Felizmente, existe uma solução eficaz para os fazer desaparecer: uma esponja de espuma de melamina embebida em água morna.

7 – Qual é o preço da melamina?

Walk-In-Closet Melamina cor Linho Tessuto, DIONI Home Design DIONI Home Design Corredores, halls e escadas modernos
DIONI Home Design

Walk-In-Closet Melamina cor Linho Tessuto

DIONI Home Design

O preço médio de um painel melamínico varia em função de vários factores, como a qualidade, a espessura, o acabamento, a aparência, etc. Em geral varia entre os € 10 / m² e os € 40 / m².

Leitura recomendada: Materiais de cozinha – um mundo para descobrir


Com toda esta informação - melamina, sim ou não?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!