Cozinha Vintage: 22 Exemplos para se Apaixonar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Cozinha R.M., Mezclo Arquitetura e Interiores Mezclo Arquitetura e Interiores Cozinhas ecléticas Azul
Loading admin actions …

As linhas direitas e o estilo escandinavo não fazem o seu coração bater mais rápido? Gosta do charme de uma cozinha de estilo retro que evoca o ambiente de uma decoração do campo? Então, facilmente encontrar a sua felicidade numa cozinha de estilo vintage.

A principal característica de uma cozinha de estilo vintage é o ambiente muito amigável que proporciona. Instantaneamente, as cozinhas vintage dão-nos vontade de cozinhar em família. Graças aos seus móveis rústicos com fachadas moldadas e puxadores trabalhados, as cozinhas retro exalam elegância e caráter. Além disso, os seus armários, muitas vezes, envidraçados ou as prateleiras que deixam bem visível as loiças, acessórios retro e muitos utensílios de cozinha vintage

convidam à confeção de deliciosos pratos. E depois, claro, há as cores inspiradas nas velhas casas tradicionais e aconchegantes: tons suaves, quase desbotados, claros ou pastéis.

Sonha com uma cozinha de inspiração vintage? Saiba que existem mil e uma formas de adotar um ambiente vintage na sua cozinha! Confira as 22 imagens de cozinhas vintage que a homify reuniu num só artigo, de modo a ajudá-lo a encontrar inspiração.

1. Cozinha vintage moderna

Bancada cozinha Arkstudio Cozinhas escandinavas
Arkstudio

Bancada cozinha

Arkstudio

Existem duas tendências de cozinhas vintage:

  • cozinha com espírito dos anos 1950 com tons vibrantes e cromo brilhante:Para um estilo vintage pop, opte por tons vibrantes, como o vermelho brilhante, laranja ou azul celeste. Contudo, para uma cozinha harmoniosa, mantenha-se sobriedade ao nível dos outros elementos e limite as cores contrastantes.
  • cozinha vintage com cores neutras e mais naturais:

Para este tipo de cozinha, escolhemos o contrário! Os móveis e paredes ficarão em tom natural (madeira, branco ou creme) e são os acessórios coloridos que darão um toque de vitalidade ao conjunto. Também pode optar por acabamentos em cobre ou ouro, que são muito chiques.

2. A decoração de uma cozinha vintage

A decoração da sua cozinha vintage deve pensar também naqueles pequenos toques que mudam tudo: uma toalha de mesa vichy, um ramo de flores secas, um quadro para cozinha vintage, uma coleção de caixas de chá antigas colocadas numa prateleira, um conjunto de loiças com padrão, formas e cores inspiradas na época, frascos antigo, cartazes antigos e panelas de cobre, etc.

Sim, a decoração vintage, também, se esconde nos pequenos detalhes e faz toda a diferença no resultado final.

Dica: visite mercados e feiras de segunda mão, para encontrar relíquias interessantes, para adornar a sua cozinha vintage!

4. Armário de cozinha vintage

Para uma cozinha vintage moderna, aposte nos móveis antigos ou tradicionais. Prefira madeira, se possível natural ou levemente envernizada. Se substituir a sua cozinha não está nos seus planos, pode simplesmente pintar os móveis que já tem. O branco é perfeito para um toque rústico, enquanto o cinza e o preto darão ao espaço um toque industrial. Também pode colocar uma grande mesa central, para refeições de convívio, ou uma ilha central em madeira crua. Mais moderna, esta disposição também é mais prática: servirá como mesa alta de bar ou como bancada para cozinhar.

Veja neste DIY como pode pintar os seus móveis de cozinha: Como Pintar Armários de Cozinha de Madeira em 14 Etapas | Tutorial DIY.

5. Cuide da iluminação

Ampliação em Oldfield Road, Londres, A+Architecture CIC A+Architecture CIC Armários de cozinha
A+Architecture CIC

Ampliação em Oldfield Road, Londres

A+Architecture CIC

Como sempre acontece com a decoração, a iluminação é essencial para completar o ambiente de uma espaço. Para iluminar uma cozinha vintage, opte por iluminação retro, como abajures de metal e apliques com design de lâmpada a óleo. Mesmo que não sejam muito antigos, os spots podem ser úteis para iluminar o espaço. De preferência, escolha um tom suave e aconchegante que dê um ambiente aconchegante ao ambiente. Para um efeito ideal, adote suspensões pretas e cobre por cima da ilha de cozinha e forneça uma iluminação ambiente mais simples para o resto da superfície.

6. Que revestimento para o chão e as paredes de uma cozinha retro?

Apartamento T2 Estrela - Lisboa, EU LISBOA EU LISBOA Cozinhas campestres
EU LISBOA

Apartamento T2 Estrela – Lisboa

EU LISBOA

Se já tem pisos ou paredes antigas, uma pequena remodelação será o suficiente para dar à sua cozinha um autêntico toque vintage. Pisos de azulejos de cimento, tijolos de parede e uma bancada de pedra combinam perfeitamente com todos os tipos de móveis. Se a sua cozinha foi feita com materiais contemporâneos, terá que brincar com certos elementos, para criar uma ilusão ótica. No chão, aposte na simplicidade com o chão de madeira ou azulejos lisos ou ladrilhos geométricos. Nas paredes e bancada, pode colocar pedra mármore, granito e também ladrilhos.

Se quiser um resultado mais simples, as paredes brancas são, também, uma solução. Contudo, para este caso deve brincar com o resto: móveis e decoração.

7.

New Showroom Movimar partner in Viseu / Inauguração de nova loja parceiro Movimar em Viseu, Movimar Movimar Cozinhas modernas ArmazénsReisViseu,,inauguraçãonovaloja,,parceiromovimar,movimarmobiliario,Dallas,,porosincronizado,,helsínquia,,cozinhalacada,,design,,cozinha,,kitchen
Movimar

New Showroom Movimar partner in Viseu / Inauguração de nova loja parceiro Movimar em Viseu

Movimar

8. Cor numa decoração vintage

AZULEJO RÚSTICO | M15x15 cm | CERAGNI, Ceragni Ceragni Cozinhas rústicas Azulejo Verde ceragni, azulejos, design, decoração interiores, arquitetura, decoração, cerâmica, cozinha, azulejo cerâmico, rústico
Ceragni

AZULEJO RÚSTICO | M15x15 cm | CERAGNI

Ceragni

Para ir ainda mais longe, numa cozinha vintage pode arriscar na cor! Pode haver alguns toques de cor aqui e ali. Mas também pode optar por móveis coloridos, todos ou apenas uma parte, como os móveis inferiores, por exemplos.

Cuidado para não cair no excesso de cor! É preciso saber dosear, para obter uma cozinha divertida e acolhedora.

Pode optar por misturar cores. Contudo, se preferir mais simplicidade, também pode combinar uma cor brilhante com branco.

9. Eletrodomésticos vintage para um ambiente retro moderno

Project - Hamptons Classic Style Kitchen and Living Room, LojaQuerido by Ana Antunes LojaQuerido by Ana Antunes Armários de cozinha Branco
LojaQuerido by Ana Antunes

Project – Hamptons Classic Style Kitchen and Living Room

LojaQuerido by Ana Antunes

Gosta do espírito vintage mas quer trazer modernidade e elegância à sua cozinha? Opte por móveis e eletrodomésticos de inspiração retro como estes eletrodomésticos e o ´frigorífico na imagem abaixo e combine-os com elementos de madeira e branco para um resultado clean, harmonioso e moderno!

10.

Loft Design > Kitchen IN PACTO Cozinhas pequenas architecture,interior design,decoração
IN PACTO

Loft Design > Kitchen

IN PACTO

Hoje em dia, encontra vários modelos de frigoríficos vintage e não apenas da marca SMEG.

Provavelmente, esta será a peça de destaque da sua cozinha e, também, um dos recursos mais solicitados.

11.

Eletrodomésticos antigos num móvel vintage, em perfeita harmonia.

12. Móvel vintage

Móveis antigos, também, são uma excelente opção para complementar a sua cozinha de estilo retro. Pode deixá-los no seu ar tosco ou pintá-los numa cor diferente, para criar destaque na sua cozinha.

Um móvel extra numa cozinha é sempre bem-vindo, já que há sempre tanto a arrumar nesse espaço.

14. Arrumações abertas para uma cozinhas vintage com caráter

Cozinha da Casa da Ribeira Confluir Arquitetura Armários de cozinha Mármore Branco
Confluir Arquitetura

Cozinha da Casa da Ribeira

Confluir Arquitetura

Escolher arrumações abertas, como estantes, prateleiras ou vitrinas dará, sem dúvida, um toque bem retro à sua cozinha.

Além de poupar espaço, a arrumação aberta é um acessório por si só. Permitem que exiba os objetos que deseja mostrar, sejam lindos quadros vintage para cozinha, pratos ou frascos de condimentos (cereais, leguminosas, frutos secos, etc.). Opte por prateleiras infinitas para arrumar e exibir o que quiser.

No entanto, é de salientar que uma cozinha com muito espaço de arrumação aberta tem algumas desvantagens:

- A primeira é que pode rapidamente criar um sentimento de desarrumação, se não guardar tudo corretamente.

- O segundo ? O pó ! Acumula mais nas arrumações abertas. Portanto, pode ter algumas prateleiras na sua cozinha vintage sem negligenciar arrumações fechadas. Uma combinação dos dois para um resultado perfeito, tal como vemos nestas inspirações!

15.

Dica: quando escolher a sua cozinha vintage tenha cuidado em escolher os puxadores dos móveis, a torneira da pia e a respetiva pia. Estes itens irão enaltecer a beleza da sua cozinha vintage. Até porque, hoje em dia, a oferta é grande no mercado, por isso facilmente encontrará algo de especial.

16.

Querido Mudei a Casa - Episódio #2421, Homestories Homestories Cozinhas escandinavas estilo nordico,estilo escandinavo,cozinha,candeeiro de teto,moveis de cozinha,ilha de cozinha,revestimentos
Homestories

Querido Mudei a Casa – Episódio #2421

Homestories

Não precisa de se arruinar para renovar a sua cozinha vintage. Como já referimos, pode pintar a cozinha, mudar os puxadores e colocar uma ilha de cozinha em madeira. Esta é muito acessível, já que é da Ikea e é o modelo IVAR.

17.

Little Corner @ Silver Coast, Dolcenea Design Dolcenea Design Armários de cozinha Cinzento
Dolcenea Design

Little Corner @ Silver Coast

Dolcenea Design

Existem tantas ideias giras para criar uma cozinha vintage… O céu é o limite!

19.

Cozinha moderna e sofisticada 🏠✨ o resultado da reparação executada pela nossa equipa 👏💪, VIKTOR - construções & reparações VIKTOR - construções & reparações Cozinhas modernas
VIKTOR – construções & reparações

Cozinha moderna e sofisticada 🏠✨ o resultado da reparação executada pela nossa equipa 👏💪

VIKTOR - construções & reparações

Cozinha vintage familiar!

20.

Pequeno-almoço com vista em Chicago Essential Home Cozinhas modernas Mobília,Propriedade,Mesa,Sofá,Construção,Janela,Armários,Madeira,Sala de estar,Design de interiores
Essential Home

Pequeno-almoço com vista em Chicago

Essential Home

Uma cozinha vintage com caráter e cheia de personalidade, com estes sofás e banquetas no centro, em vez da tradicional mesa e cadeiras.

21.

Península em Lioz Confluir Arquitetura Cozinhas embutidas Mármore Multicolor
Confluir Arquitetura

Península em Lioz

Confluir Arquitetura

Cozinha vintage de cor pastel, para um ambiente tranquilo e aconchegante.

22. Designer de cozinhas

Para criar a sua cozinha vintage, não hesite em contratar uma equipa profissional especializada, tal como um designer de cozinhas. Pode encontrar todos os contactos na plataforma da homify: aqui.

Gosta de cozinha vintage? 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!