Espaços de trabalho criativos

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google Office Düsseldorf, LEPEL & LEPEL Architekt Innenarchitektin PartG mbB LEPEL & LEPEL Architekt Innenarchitektin PartG mbB Espaços comerciais
Loading admin actions …

Actualmente assiste-se a uma renovação e ao mesmo tempo a uma redescoberta dos modelos e tipologias arquitectónicas dos espaços de trabalho. E ainda bem que assim é, porque quem não gostaria de trabalhar em empresas como a Google, Soundcloud, Facebook ou Dropbox, onde o espaço de trabalho é tão inovador quanto fantástico?! Em qualquer uma destas empresas os projectos de arquitectura têm recebido a aclamação dos media e dos profissionais da especialidade. Duas delas encontrará em baixo em análise nas imagens que seleccionei para si, nomeadamente a Soundcloud e a Google.

No geral, as empresas e, especialmente aquelas ligadas às tecnologias de informação e comunicação, começam a perceber que o espaço de trabalho, arquitectonicamente falando, é cada vez mais importante, estando directamente relacionado com a produtividade do trabalhador e, por conseguinte com os resultados e eficácia da empresa. Assim sendo, têm sido encomendados projectos audazes e vanguardistas, como fizeram as empresas acima citadas, e que tencionam ser espaços confortáveis, funcionais, sustentáveis e contemporâneos no que à utilização de novos materiais e tecnologias diz respeito. Mas, acima de tudo, importa essencialmente transmitir com todos estes aspectos a cultura da empresa.

O conceito impera

A audácia e a perspicácia necessárias para conceber um projecto está bem patente neste original exemplo de iluminação para o espaço de trabalho, concebido pelo gabinete de Richard Clarkson. Ele é mais do que um simples candeeiro, é também uma peça de design sensacional, que quando enquadrado num ambiente de trabalho é capaz de alegrar, transformar e enriquecer o quotidiano de qualquer trabalhador. 

Sobre essas mesmas questões se debruçam os arquitectos e os designers na hora de conceber um projecto, procurando solucionar questões envolvendo a escolha da melhor tipologia de escritórios, o uso do espaço, o estímulo da criatividade, a capacidade de atrair público, o impacto ambiental, ou a produtividade. 

O design de interiores e a arquitectura

Dependendo do design de interiores, muitos são os benefícios que podem resultar para o trabalhador e para a empresa. A forma como o espaço é utilizado, é um aspecto muito importante no funcionamento da empresa, tal como demonstra esta imagem da Soundcloud em Berlim. Os momentos de pausa para fazer uma refeição, tomar um café ou trocar algumas ideias com os colegas de trabalho, são sem dúvida características a ter em conta.

Jogos

Fabulosa esta sala criada pela Soundcloud, onde se pode observar uma decoração relaxada e divertida, que está equipada não só com uma mesa de ténis mas também com uma cabine de fotografias automáticas, daquelas que só pode encontrar nas ruas de Berlim e que são um dos ícones da cidade: as Photoautomat.

Para além do ténis de mesa é também frequente verem-se mesas de matrecos, sofás, terraços, entre muitas outras ferramentas de distracção e relaxamento. Estas actividades também servem para aproximar e fortalecer as relações entre trabalhadores, estimulando a partilha de ideias e o trabalho em equipa.

O espaço de trabalho

Dentro da empresa o espaço que assumidamente ocupa maior destaque é o de trabalho. E entende-se porquê. Observe quão agradável será trabalhar neste escritório da Soundcloud em Berlim!? Cheio de luz, espaço, design arrojado e uma aura juvenil e contemporânea. 

Informalidades

Formalidades à parte, uma atmosfera descontraída e familiar aliada a um atractivo e funcional espaço de trabalho, revela-se de extrema importância, ora veja bem nesta imagem! Afinal, o tempo que passamos a trabalhar e a dedicação que lhe damos é tanto ou maior que o tempo que passamos nas nossas próprias casas e, por isso devemos adaptar o nosso espaço de trabalho de igual forma, para que nos possamos sentir confortáveis e seguros daquilo a que nos dedicamos.

A pausa para entretenimento

A integração de áreas de lazer e descanso está cada vez mais presente nestes projectos e é cada vez mais visto com bons olhos quer pelo empregador como pelo empregado. E a Google está bem ciente disso, como demonstra a imagem. Elas proporcionam pausas importantes no ritmo de trabalho melhorando assim a eficácia e a criatividade de cada trabalhador, ou pelo menos é o que se espera.

Alimentação

Por fim e não menos importante, é o espaço e o tempo dedicado à alimentação. É cada vez mais comum encontrarmos cozinhas comunitárias ou refeitórios, assim como alguns snacks e bebidas fornecidas pela própria empresa, que dessa forma permitem ao funcionário manter mais uns euros na carteira.

Então o que lhe pareceu a nossa selecção? Deixe-nos saber a sua opinião.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista