Uma casa sustentável: uma casa modular

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Ao ter em conta que o tema da sustentabilidade está ou deveria estar cada vez mais presente nas nossas vidas e no nosso dia a dia, a homify 360 irá mais uma vez presentea-lo com uma casa modular. 

Já que se trata de uma solução rápida e prática, é a solução perfeita para quem procura um lar ou apenas uma casa de férias, sem gastar muitos recursos naturais, energia ou mão de obra. Com uma estética invejável, a casa que lhe iremos mostrar da autoria de Jular Madeiras irá provar-lhe que rápida execução e materiais são também sinónimos de elegância e modernidade. Ficou curioso?!

A fachada

Treehouse Douro: Casas modernas por Jular Madeiras
Jular Madeiras

Treehouse Douro

Jular Madeiras

A casa surge quase que camuflada por entre as árvores e outra vegetação pré-existente. Ainda que a fachada seja bastante simples em formas para facilitar a sua construção, é bastante rica em detalhes. Um vazio nasce por entre dois blocos maciços criando assim um pequeno terraço: um espaço exterior divinal! Dois vãos enormes para além de permitirem uma abundante entrada de luz no interior da casa, procuram atribuir à fachada uma imagem contemporânea. 

A aproximação da envolvente

Treehouse Douro: Casas modernas por Jular Madeiras
Jular Madeiras

Treehouse Douro

Jular Madeiras

Situada na Região do Douro e no topo de uma colina, repousa, de uma forma bastante discreta a casa modular que temos a apresentar-lhe. Trata-se de uma casa extremamente sustentável, toda em madeira que para além de se preocupar com o futuro do meio ambiente e do planeta que habitamos, enquadra-se de uma forma extremamente discreta na paisagem. 

Os contrastes

Treehouse Douro: Casas modernas por Jular Madeiras
Jular Madeiras

Treehouse Douro

Jular Madeiras

De forma a contrastar com o tom quente da madeira natural que reveste toda a fachada desta casa, as paredes e tecto no interior foram pintadas de branco enquanto que o piso permanece em madeira, de modo a criar uma continuidade espacial. 

Os cheios e vazios, para além de se complementarem entre si, proporcionam uma tridimensionalidade incrível a esta fachada. Com tanto detalhe, ninguém diria que se trata de uma habitação modular, não concorda?

O assentamento no terreno

Treehouse Douro: Casas modernas por Jular Madeiras
Jular Madeiras

Treehouse Douro

Jular Madeiras

Ainda que a arquitectura modular seja o novo meio de criar habitação de forma simples, barata e rápida, é necessário ter em conta o assentamento no terreno. Tendo em conta que nem todos os lugares são planos é necessário verificar o modo como a casa irá assentar, de forma a que seja segura. Neste caso, o assentamento do módulo foi feito sobre uma fundação em betão armado de tom branco, que para além de nivelar o terreno, cria uma espécie de embasamento para a casa. A ligar a cota do terreno com a cota da entrada, foi colocada uma escada muito discreta, também ela em madeira.

Luz e sombra

Treehouse Douro: Terraços  por Jular Madeiras
Jular Madeiras

Treehouse Douro

Jular Madeiras

No terraço que se encontra em contacto com a sala de estar, foi introduzido uma pérgola também em madeira que para além de criar um ritmo e integrar o terraço na restante fachada, cria um jogo de luz e sombra espectacular. Para os amantes das trepadeiras, este terraço é perfeito: uma solução simples e 100% natural para criar sombra nos dias de maior calor. 

A combinação entre interior e exterior

Treehouse Douro: Corredores e halls de entrada  por Jular Madeiras
Jular Madeiras

Treehouse Douro

Jular Madeiras

De forma a permitir uma continuidade espacial entre o exterior e o interior, os materiais utilizados foram sempre os mesmos. Assim, para além de evitar um ponto de quebra entre o mundo natural e o artificial, o exterior que envolve a casa quase que é transportado para o interior. O ritmo do chão mantém-se igual, assim como a semelhança entre o tecto pintado de branco e o céu. Para este projecto ser mais natural ainda, só falta sentir o abanar das folhas das árvores com o vento e ouvir o cantarolar dos pássaros!

O que achou desta solução sustentável? Deixe-nos aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!