Uma casa de luxo à beira do rio Tejo

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

A casa que temos a apresentar-lhe hoje, para além de ter uma localização privilegiada, é uma casa que se enquadra no tema da sustentabilidade; um tema muito debatido nos dias de hoje. Aqui, o luxo e o modernismo fundem-se com a natureza envolvente, criando deste modo um cenário perfeito. Apesar de a construção da casa ainda não ter sido concluída, iremos apresentar-lhe imagens que captam a essência e o conceito que o atelier MatosArquitectos pretendeu transmitir. Esperemos que seja adepto dos passeios de barco, porque hoje iremos levá-lo até à margem sul do Tejo!

Uma fachada moderna

House by River side: Casas modernas por Matos Architects
Matos Architects

House by River side

Matos Architects

De forma a integrar-se perfeitamente na paisagem, e sem retirar o protagonismo da mesma, o arquitecto encontrou a forma perfeita de juntar o natural e o construído. Sem grandes adornos ou adereços, a casa desenvolve-se horizontalmente pelo terreno, por entre os grandes envidraçados e os painéis em madeira. Com uma linguagem extremamente moderna, os dois elementos contrastam entre si e complementam-se. Enquanto que os grandes envidraçados permitem transportar o exterior para o interior e vice versa, a madeira dá-lhe um toque quente e acolhedor, digno de uma casa de família.

A envolvente

House by River side: Casas modernas por Matos Architects
Matos Architects

House by River side

Matos Architects

Antes de sequer lhe apresentar-mos a casa, é da pitoresca paisagem envolvente que vamos falar. Num cenário bucólico, encontramo-nos perdidos por entre os versos de Alberto Caeiro ’O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia’. De facto, a combinação entre a água, o céu e o verde proporcionam uma envolvente de sonho, num cenário rural, junto à metrópole.

Uma cozinha de sonho

House by River side: Casas modernas por Matos Architects
Matos Architects

House by River side

Matos Architects

No interior, é claramente possível observar que a linguagem arquitectónica usada para a definição das fachadas foi projectada no interior. A cozinha, revestida a madeira tanto nas paredes, como no chão e tecto, relembra-nos um barco de pesca, adaptando-se assim perfeitamente ao cenário envolvente. A contrastar com o tom quente da madeira, foi utilizado um mobiliário fixo em tons escuros, e uma ilha em tons de branco. Aqui, através do mobiliário, peças decorativas e iluminação artificial conseguiu-se recriar um ambiente moderno, que é introduzido num cenário rústico, proporcionado pelo uso da madeira.

Uma sala de estar luminosa

House by River side: Salas de estar modernas por Matos Architects
Matos Architects

House by River side

Matos Architects

A salade estar, para além de decorada com um extremo bom gosto, é virada para o rio. Sendo uma das paredes toda em vidro, emoldura o Tejo numa tela gigante. Aqui, é quase impossível definir um limite entre interior e exterior pois através do uso dos materiais naturais o interior se funde com o exterior. A linguagem cromática utilizada na cozinha é também para aqui transportada e funciona perfeitamente. E já que se trata de um espaço amplo, aberto sobre si, observe ao fundo a sala de refeições e o belíssimo mobiliário moderno que a define!

Um quarto luxuoso

House by River side: Quartos modernos por Matos Architects
Matos Architects

House by River side

Matos Architects

Seguindo a mesma linguagem dos espaços comuns da casa, surge a suite principal. A juntar o design e a função, este quarto é um compartimento extremamente luxuoso. Se por um lado é também todo ele revestido pelos tacos em madeira tanto no tecto, chão e paredes, ao fundo a pedra que define o quarto de banho contrasta com este tom quente que só a madeira tem. Já que o espaço é tão rico em materiais, não foram necessários muitos elementos decorativos para o completarem.

Um quarto de banho perfeito

House by River side: Casas de banho modernas por Matos Architects
Matos Architects

House by River side

Matos Architects

Completamente transparente e sem medos de ser exposto, o quarto de banho, para além de ser um espaço requintado através do uso dos materiais e modernas porcelanas, é um espaço extremamente sensual. Aqui o mármore contrasta com a madeira invulgarmente utilizada para o revestimento do tecto. Ao fundo, a banheira tem uma vista privilegiada sobre o rio através do vão circular, que mais uma vez vai buscar a linguagem utilizada nos barcos. É um cenário de sonho este, não concorda?

Gostou da forma como o interior desta casa se funde com o exterior? Deixe-nos aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!