Salas de estar pequenas e bonitas

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Hoje falamos-lhe de salas de estar mas não umas salas de estar quaisquer! Salas de estar pequenas é o nosso tema. Porque o tipo de decoração difere bastante, quando falamos de salas de dimensão normal – ou grande! – assim, resolvemos dedicar este artigo a espaços mais reduzidos. Vamos dar-lhe algumas sugestões, mostrar-lhe exemplos e pensar consigo na melhor maneira de decorar uma sala de estar pequena.

Sem entrarmos em nenhum estilo específico, reunimos um conjunto de imagens que consideramos bons trabalhos de decoração e que por isso recomendamos. Sente-se no seu sofá, vá olhando para o computador e vá olhando também em volta… Vai ver que já já, estará cheio de ideias para redecorar a sua sala de estar!

Cor e alegria

Sala: Salas de estar rústicas por LAVRADIO DESIGN

Este é mais um exemplo em que cor e alegria são palavras de ordem. Uma sala com muita luz e com a cor branca a assumir maior destaque, deixa brilhar os móveis em madeira e as almofadas super coloridas que se encontram no sofá. A mesa de centro é também uma peça que nos chama a atenção uma vez que não é mais do que uma palete de madeira tratada, com umas rodas aplicadas.  Sem sombra de dúvida uma sala super convidativa na qual nos sentiríamos bem e em casa.

Recantos decorativos

Projecto Vale Pisão - Gabinete de Arquitectura Inexistencia: Salas de estar modernas por Inexistencia Lda
Inexistencia Lda

Projecto Vale Pisão – Gabinete de Arquitectura Inexistencia

Inexistencia Lda

Não é pelo facto de termos uma sala mais pequena que esta é menos bonita ou confortável, na verdade o conceito primário de sala de estar vem precisamente de um espaço mais pequeno que de alguma forma nos transmita a sensação de aconchego. No exemplo que lhe damos apresentamos uma sala com um sofá convidativo e um recanto onde se encontram vários objectos decorativos. Este tipo de opção, de ter uma parte da sua sala apenas dedicada a peças de decoração de que gosta, pode ser uma óptima opção, que não só concentra todos os elementos apenas num espaço, como deixa à vista as suas peças favoritas.

Espaços cheio de cor

Se é uma pessoa que gosta de cor e de espaços coloridos, damos-lhe este exemplo para que veja que até as salas mais pequenas podem ser super animadas. Para começar, lembremos que peso, conta e medida são sempre muito importantes em decoração de espaços pequenos e mesmo que queiramos ir um pouco mais além há precauções a ter. Neste espaço o equilíbrio existe e a grande razão para isso é precisamente a base ser o branco e as cores usadas serem apenas frias, o azul e o verde. Se quiser apostar em padrão – as riscas neste caso – não se esqueça de o conjugar com cores lisas.

Sofás em L

Salas de estar modernas por Rousseau
Rousseau

Chiswick Quay

Rousseau

Quando os sofás são em L o efeito pode ser o que vemos na imagem. Os sofás são uma espécie de delimitação do perímetro da sala e uma óptima solução quando o espaço não é muito e a família é grande ou os convidados são muitos. Neste exemplo primoroso  a decoração não podia estar mais certa, em tons de cinzento e vermelho, este espaço tem a cor que necessita sem deixar que a sala de estar deixe de respirar. Um exemplo a ter em consideração.

Minimalismo e pouca decoração

Minimalismo e pouca decoração  são coisas diferentes. Desengane-se se pensa que são sinónimos, porque na verdade não são, o exemplo que lhe mostramos vai fazê-lo perceber porquê. Em primeiro lugar esta sala é  minimalista porque o design dos móveis que vemos é de linhas rectas muito simples e sem artifícios, e a cor escolhida é o branco – de uma forma muito sucinta é isto! – a pouca decoração tem que ver com o facto de termos muito poucos elementos decorativos, diga-nos lá quantos encontra? Uma sala de estar um pouco despida mas com um look super clean.

Tons de bege

Esta é uma sala de estar que à partida nos chama a atenção pelos seus tons quentes, que existem pela iluminação para ela escolhida. Uma vez mais sem grandes artifícios decorativos, esta é a sala que poderíamos perfeitamente ter na nossa casa, já que ela transmite desde logo a sensação de  bem estar e conforto. Com um sofá repleto de almofadas, é este o espaço ideal para que nos possamos enterrar no sofá e passar uma maravilhosa tarde de domingo na companhia de um livro ou, lá está, de um filme de domingo à tarde. 

Recantos nossos

Salas de estar campestres por Architectenbureau Rutten van der Weijden
Architectenbureau Rutten van der Weijden

een vriendelijke inrichting met teakhouten meubels

Architectenbureau Rutten van der Weijden

Mais do que uma sala de estar este é um recanto de estar. É perfeitamente legítimo que o faça, não só porque espaços vazios não têm piada nenhuma, bem como, porque ter um lugar opcional onde nos podemos sentar e ler um livro ou aproveitar tempo de descanso é sempre bem vindo. Com duas cadeiras almofadadas e confortáveis este recanto está muito bem aproveitado, uma vez que faz uso de duas janelas com vista para um exterior verde. Lição a tirar deste exemplo, há que saber aproveitar todos os espaços da nossa casa.

Equilíbrio

Salas de estar modernas por Paolo Fusco Photo
Paolo Fusco Photo

NEAR Architecture, San Paolo, Rome

Paolo Fusco Photo

A sala de estar que vê na fotografia é uma sala composta e que para além de equilíbrio revela bom gosto. Com elementos decorativos q.b., esta exibe um tapete um pouco mais arrojado, contudo, toda a restante decoração é bastante mais simples. Há cor, sem ser em demasia e há uma dinâmica decorativa que é a suficiente para que esta sala não seja de todo aborrecida. Um espaço agradável, jovem que podemos tomar como exemplo.

Ilustração

Ainda que à partida esta sala nos pareça pouco interessante, queremos chamar-lhe a atenção para o quadro fora do vulgar que vemos na parede onde encosta o sofá. Normalmente os quadros que vemos tendem a ser mais óleos, aguarelas, serigrafias, este não, é antes uma ilustração de uma realidade que, à primeira vista poderemos dizer, pertencer ao mundo dos desenhos animados. Esta é uma opção sem dúvida suis generis que, mesmo não agradando a todos pode ser  interessante de explorar. Pense nisso…

Salas de estar modernas

Por fim apresentamos-lhe uma sala de decoração mais exuberante – sim a decoração de uma sala de estar pequena também pode ser exuberante! – que mais uma vez utiliza o branco como cor base, mas acrescenta-lhe  diferentes cores como o verde, azul e roxo que a tornam mais cativante. Com uma parede que junta numa superfície branca as cores verde e cinzento, este é um exemplo super moderno e apelativo. A sua tendência é a decoração moderna? Então este é o exemplo perfeito para si!

Gostou das nossas sugestões?! Partilhe connosco as suas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!