Quartos de Luxo – 18 Projectos com Ideias Inspiradoras

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento no Estoril FEMMA Interior Design Quartos modernos
Loading admin actions …

O que é o luxo? Como se define? Tecnicamente o luxo define-se como algo supérfluo e desnecessário, mas que dá prazer.

Ora, esta definição abre as portas para muitas interpretações, pois cada um sabe aquilo de que gosta e aquilo onde quer investir para ter esse almejado luxo. Ainda assim, há um consenso em eleger como luxo os materiais caros, as peças de design exclusivo e outras demonstrações de riqueza, que não condicionam a nossa existência prática mas que a tornam muito mais agradável.

Vamos ser sinceros: – todos gostamos de um pouco de luxo e ostentação na nossa vida. E a homify gosta de o ajudar a consegui-la!

Sendo o quarto o reduto mais íntimo da nossa existência, ali o luxo ganha uma nova dimensão. Praticamente ninguém mais verá a suposta ostentação, pelo que o seu potencial de beleza é só nosso, temos o campo aberto a qualquer extravagância.

Está pronto para dar a si próprio e à sua casa quartos de luxo? Então veja estas dicas para o conseguir!

1 – Luxo no feminino

Quarto da Casa Magnólia Rima Design Quartos escandinavos
Rima Design

Quarto da Casa Magnólia

Rima Design

Numa decoração de quarto de casal o entendimento entre os dois ocupantes do espaço é fundamental mas, muitas vezes há uma parte com mais influência e muitos maridos dirão que é a esposa. Se tem nas mãos a tarefa de decorar o vosso quarto de casal de luxo ou simplesmente tem um quarto generoso só para si, e quer um toque especial, pode inspirar-se na atmosfera etérea e feminina deste quarto da autoria da RIMA DESIGN.

Os quartos femininos de luxo costumam primar pelo ambiente suave e pelas texturas ricas, macias e sumptuosas, com destaque para os detalhes em veludo ou peluche. O rosa não é obrigatório, mas é uma tendência muito contemporânea no design de interiores e é uma adição muito bem-vinda!





Projeto Kriskadecor com assinatura Mundos Perdidos Traços Interiores Quartos modernos Alumínio/Zinco Ambar/dourado
Traços Interiores

Projeto Kriskadecor com assinatura Mundos Perdidos

Traços Interiores

2 – Moderna realeza

Sítio da Lezíria Atelier Data Lda Quartos modernos
Atelier Data Lda

Sítio da Lezíria

Atelier Data Lda

Uma cama de dossel é sempre associada a leitos reais, de palácios e palacetes, normalmente com um luxo pesado e estridente. Mas o luxo não tem de ser assim tão clássico… Coloque um dossel na sua cama e usufrua de um quarto de palácio da era moderna!

3 – Luxo e sobriedade

Preferem o vosso quarto de casal decorado de forma mais sóbria, quiçá mais masculina? Não há por que descurar o luxo!

Obviamente, esta não é uma ciência exacta e cada qual tem os seus gostos e deve fazê-los valer no seu espaço pessoal, no entanto, há sempre algumas tendências mais vincadas. Normalmente os quartos masculinos de luxo são um pouco mais austeros e com tons mais neutros, com grande prevalência de tons de cinzento, o que também funciona maravilhosamente bem num quarto de casal.

Para dar mais vivacidade e glamour a quartos de luxo masculino aconselhamos a que se deixe tentar pela arte e pela qualidade das peças usadas. Experimente tecidos fortes com texturas marcantes, como o tweed ou o linho natural.



4 – Dourado para sempre

Não há tom que grite luxo de forma mais evidente do que o dourado. Pode acrescentar um tom luxuoso e rico ao seu quarto, mesmo que este tenha um estilo moderno. Porém, o dourado nos quartos modernos não pode ter o peso e a prevalência que tinha nos ambientes da realeza!

Num quarto contemporâneo, seja qual for o estilo escolhido, o dourado deve aparecer em apontamentos discretos e leves, embora bem patentes, para não haver dúvidas quanto ao bom gosto da composição luxuosa.


5 – Voltando ao passado em busca de quartos de luxo

Suite com mobiliário personalizado, cores neutras, iluminação detalhada. Ambiente calmo e sereno FEMMA Interior Design Quartos modernos
FEMMA Interior Design

Suite com mobiliário personalizado, cores neutras, iluminação detalhada. Ambiente calmo e sereno

FEMMA Interior Design

Já muito falámos sobre os quartos antigos das casas apalaçadas e podemos ter passado uma ideia errada sobre eles. A verdade é que antigamente criavam-se ambientes extremamente luxuosos e elegantes, que têm aceitação até hoje e até estão muito na moda!

Por isso crie o seu quarto de luxo retro, com painéis de lambrim de madeira natural nas paredes e até florões de gesso no tecto, um trabalho artesanal de alto luxo pelos padrões modernos.

6 – O couro natural como elemento de destaque

Outro quarto clássico de luxo para mais uma dica simples sobre como conseguir um quarto luxuoso: – utilize elementos em couro natural.

O couro natural não é para todos, e muito menos para os detractores do sofrimento animal, e nós apoiamos esse estilo de vida a 100%. Com o aparecimento dos materiais sintéticos a imitar couro este material perdeu um pouco da sua exclusividade luxuosa, no entanto, há que dizê-lo, o couro natural continua a ter um grande impacto visual, de imponência e força. E, com os preços actuais do couro natural, é certamente um luxo!

7 – Uma cabeceira diferente

O design exclusivo é caro e por isso pode bem ser considerado uma extravagância para alguns, mas se o assunto é ter luxo no quarto, ele é indispensável.

Uma cabeceira de cama imponente e extravagante, com um desenho feito exclusivamente para si é a derradeira marca dos quartos de luxo.

8 – A madeira exótica e cara

Apartamento Paço de Arcos - Quarto DV Arquitecto Quartos modernos
DV Arquitecto

Apartamento Paço de Arcos – Quarto

DV Arquitecto

Há madeiras consideradas luxuosas desde sempre. O ébano, o jacarandá ou o pau-roxo são apenas alguns exemplos de madeiras raras e preciosas que podem dar um toque de luxo e extravagância ao seu quarto. Se deseja um aspecto de madeira luxuosa, mas o orçamento não dá mesmo para este tipo de madeiras pode optar por madeiras pintadas com um acabamento a imitá-las. Actualmente já há excelentes alternativas a este tipo de madeiras raras a um preço mais acessível.

9 – A qualidade dos materiais

Um quarto minimalista é muitas vezes considerado menos luxuoso, mas isso não tem de ser verdade. A qualidade de um design de interiores vê-se muito mais na qualidade dos materiais que o compõem e na sua imagem individual do que na quantidade dos seus elementos. Mesmo uma composição minimalista pode respirar luxo se os seus componentes forem de elevada qualidade, como no quarto da imagem acima – a simplicidade é total, mas é impossível não dizer que é luxuosa!

10 – Iluminação em grande estilo

Apartamento Santa Clara INTO Studio Quartos minimalistas
INTO Studio

Apartamento Santa Clara

INTO Studio

Não há quartos de luxo sem uma boa iluminação! É impossível ver qualidade ou distinguir detalhes sem luz de qualidade e a verdade é que até os candeeiros e equipamentos de iluminação podem ser parte integrante do luxo que deseja sentir no seu quarto. Aposte em muita luz indirecta e depois acrescente pontos de luz em localizações específicas com candeeiros impactantes, com um bom design.

11 – Pormenores à sua medida

Ter móveis que respondem às suas necessidades não é um luxo por si, mas poder tê-los em grande estilo já é. Veja este projecto da MARIA VILHENA INTERIOR DESIGN: a consola que parece flutuar graças ao espelho é toda revestida a mármore Carrara e esconde um detalhe de grande elegância – um expositor para jóias com tampo de vidro e compartimentos dedicados. Uma peça que é um verdadeiro luxo!



12 – Composições em pedra

A pedra polida e em especial as pedras mais caras, como alguns tipos de mármore, podem ser aquilo de que o seu quarto precisa para ter verdadeiro luxo. Para alguns pode ser um elemento demasiado frio para ter num quarto, mas se a pedra for colocada numa composição equilibrada e depois acrescentar muitos elementos aconchegantes, como veludos e lãs, terá um quarto verdadeiramente único e muito requintado.

13 – Quartos de luxo para crianças

Quarto da Maria This Little Room Quartos de rapariga
This Little Room

Quarto da Maria

This Little Room

Se o orçamento o permite, porque não? Quem disse que o mundo da decoração e do design de interiores de luxo se limitava aos adultos? Terminamos este artigo com três projectos de quartos de criança onde o luxo não foi poupado.

De camas de design exclusivo até revestimentos originais, de iluminações perfeitas até tecidos luxuosos, estes quartos de criança têm de tudo para dar o luxo merecido aos príncipes lá de casa Desfrutem!

Quarto Navegante <Pusili Design Quartos de criança modernos
&lt;Pusili Design

Quarto Navegante

<Pusili Design
O luxo é a sua "praia" ou prefere ambientes mais discretos e frugais?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!