15 Tendências de Decoração de Interiores para 2022

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Sala de estar de luxo no Dubai DelightFULL Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Hoje, dedicamos o nosso artigo às tendências de decoração de interiores para 2022. É sempre interessante conhecer as novas tendências e perceber quais são as que se vão manter e ganhar ainda mais força. As tendências não existem para que nos tornemos delas vítimas, mas vêm mexer águas paradas e brindar-nos com uma boa dose de inspiração!

Por vezes, sentimos necessidade de mudar um bocado a decoração das nossas casas e nada como ver o que se anda por aí a fazer para termos novas ideias e darmos um novo élan aos nossos espaços preferidos. A pandemia veio reforçar ainda mais a importância de habitarmos uma casa bonita, confortável e funcional. Venha conhecer as tendências que marcarão este ano e, no fim, não se esqueça de nos dizer quais são as suas preferidas!

1. Cores para cozinha 2022: cozinhas pretas ou de cores escuras

Moradia S. Mamede FLGarciaDesign Cozinhas escandinavas
FLGarciaDesign

Moradia S. Mamede

FLGarciaDesign

Cozinha de apartamento antigo em Campo de Ourique Decor-in, Lda Cozinhas pequenas Madeira Preto
Decor-in, Lda

Cozinha de apartamento antigo em Campo de Ourique

Decor-in, Lda

Recuperação e reconstrução de Moradia Unifamilar - Tipologia T4 Esboçosigma, Lda Cozinhas modernas
Esboçosigma, Lda

Recuperação e reconstrução de Moradia Unifamilar – Tipologia T4

Esboçosigma, Lda

Não vamos tão longe ao ponto de afirmar que o reinado das cozinhas brancas acabou porque acreditamos que estas jamais deixarão de figurar entre as escolhas mais populares, mas o que é certo é que há mais pessoas a arrojar e a privilegiar cozinhas de tons bem escuros como o preto, o cinza (especialmente o antracite) e o castanho escuro. Apesar de serem vistas como cores demasiado pesadas ou que comprometerão a luminosidade e o conforto do espaço, a verdade é que tudo depende da forma como as combinamos com outros materiais e com o projecto lumínico da divisão. As cozinhas de tons escuros são muito elegantes, confortáveis, intimistas e convidativas. As madeiras e os mármores funcionam especialmente bem com estas cores, como as imagens acima demonstram.

2. Materiais 2022: o mármore

Temos recebido em catadupa projectos em que o mármore é usado expressivamente. E não nos referimos a pedras mármore com veios discretos e claros: estamos mesmo a falar de mármore com veios carregados, cores diferenciadas e uma sumptuosidade inimitável. Esta pedra aparece essencialmente na cozinha e na casa de banho, dois espaços com uma vertente mais utilitária que ganham uma nova dimensão e requinte com o uso deste material.

3. Candeeiros statement com formas orgânicas

Os ingleses utilizam a expressão make it or break it quando se referem a algo que pode correr muito bem ou muito mal. É uma expressão idiomática que, a nosso ver, se aplica à iluminação de uma casa. A mais bela das casas sairá muito penalizada se mal iluminada e um espaço menos interessante do ponto de vista decorativo pode ganhar muito valor se tiver candeeiros bonitos e bem distribuídos. Uma das tendências que continuará a sobressair diz respeito à utilização de candeeiros com formas orgânicas que nos lembram as formas da natureza e que marcam, sem dúvida, um statement onde quer que apareçam.

4. Materiais naturais

Sala de estar em São Martinho do Porto Jo Decor Quartos mediterrânicos Madeira Acabamento em madeira
Jo Decor

Sala de estar em São Martinho do Porto

Jo Decor

Mesa de refeições Arkstudio Salas de jantar escandinavas
Arkstudio

Mesa de refeições

Arkstudio

E por falar em formas da natureza, é impossível visitarmos o tópico tendências sem incluirmos os materiais naturais como o rattan, a verga (vara ou haste do vimeiro) ou o bambu. Por vezes, também se usam fibras sintéticas que, apesar do aspecto quase igual, contrariam, de certa forma, a lógica de sustentabilidade inerente a este tipo de decoração. Em 2022, vamos continuar a ver espaços onde estas fibras criarão uma atmosfera leve, algo boémia e, não raras as vezes, com a presença de elementos mais modernos e sofisticados a servir como ponto de contraste.

5. Apostar no conforto do home office

O trabalho a partir de casa passou a ser uma realidade para a maioria da população mundial durante o mais de ano e meio de pandemia. Na verdade, há muitos trabalhadores que ainda estão em home office e empresas que perceberam que podem manter o trabalho remoto (parcial ou a tempo inteiro) sem prejuízo. Isso fez com que as pessoas depositassem toda a energia a criar um espaço de trabalho super confortável e funcional. A tendência, este ano, será para adaptar e personalizar ainda mais o escritório de forma a que este vá ao encontro das necessidades de cada um.

6. Tendências casas de banho 2022: duche italiano

Hidden Retreat, Lisboa Maison Amarande Casas de banho modernas
Maison Amarande

Hidden Retreat, Lisboa

Maison Amarande

A casa de banho é uma divisão que merece toda a atenção. Trata-se, afinal de contas, do espaço onde se começa e acaba o dia e onde, tantas vezes, reencontramos a nossa serenidade sob um duche bem quente. Em virtude de, hodiernamente, os apartamentos terem dimensões mais reduzidas e as pessoas terem vidas agitadas, o duche continua a ser a opção mais viável para o dia-a-dia. Mas em vez da típica e genérica cabine de duche, têm-se privilegiado os duches italianos com a base ao nível do chão, portas de vidro, chuveiro e torneiras muito elegantes e nichos nas paredes para se colocarem os produtos de higiene. Nós somos absolutamente fãs do minimalismo e sofisticação desta abordagem que pode ser incorporada em praticamente todas as casas. Nesta casa de banho que usamos como exemplo, não queremos, ainda, deixar de destacar o uso do mármore na zona de duche e os acabamentos em cobre. Ficou linda!

7. Tendências casas de banho 2022: torneiras e acessórios de casa de banho de cores diferentes

Hidden Retreat, Lisboa Maison Amarande Casas de banho modernas
Maison Amarande

Hidden Retreat, Lisboa

Maison Amarande

Torneiras, chuveiros e toalheiros prateados? Já eram! A tendência, em 2022, será apostar em acabamentos com cores menos usuais como o preto, o branco, o dourado e o acobreado. Estes detalhes nestas cores fazem, realmente, a diferença na mais simples das casas de banho, por isso, se anda a pensar remodelar este espaço, considere estas opções em vez de enveredar pelos tradicionais acessórios em prata.

8. Tendências salas 2022: minimalismo puro

Duplex Alameda blaanc Salas de estar modernas
blaanc

Duplex Alameda

blaanc

No separador decoração salas 2022, a tendência minimalista continuará em força, sempre fiel à norma menos é mais. Ter menos, mas ter melhor é o mote para um futuro que se quer sustentável, para além da mais-valia que traz em termos de controlo de gastos. Mobiliário com linhas depuradas, peças mais baixas e sob o comprido, cores claras e alguns objectos de decoração escultóricos são um must-have em ambientes que, não obstante a simplicidade, não perderão em extremo aconchego.

9. Tendências salas 2022: integrar peças antigas em ambientes contemporâneos

APARTMENT IN BAIXA AJIMOS Armários de cozinha
AJIMOS

APARTMENT IN BAIXA

AJIMOS

Mas se o minimalismo puro e a estética quase espartana que o caracteriza não são, necessariamente, a sua praia, não se preocupe. Há outras tendências que farão o seu gosto. Uma delas diz respeito à integração de peças antigas em ambientes contemporâneos ou, pelo contrário, ao decorar espaços rústicos ou clássicos com peças modernas. A dicotomia é tal que há algo de quase desafiante em projectos que assentam nesta mistura de estilos. Aqui entre nós: são os nossos preferidos!

10. Urban Jungle

Home office com plantas Bioma Plants EscritórioAcessórios e decoração
Bioma Plants

Home office com plantas

Bioma Plants

Detalhe da sala de estar Arkstudio Salas de estar escandinavas
Arkstudio

Detalhe da sala de estar

Arkstudio

Casas cheias de plantas! É provável que já tenha dado conta deste fenómeno nas redes sociais. Mais uma vez, não duvidamos que a pandemia teve o seu papel nisto. Com tanto tempo passado em casa, as pessoas sentiram necessidade de terem alguma coisa para fazer e à qual se dedicar. Assim sendo, porque não a botânica? Começamos por comprar uma planta, depois outra e, às tantas, já damos por nós a ler revistas e sites exclusivamente dedicados ao tema para que consigamos manter as nossas plantas o mais bonitas possível! Em 2022, as casas encher-se-ão ainda mais de verde! E agora confesse: adora esta tendência ou o máximo que consegue é manter vivo um raminho de salsa?

11. Mobiliário com esquinas arredondadas

Escada, hall - Casa na praia - Arquitetura | Decoração - Shi Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Escadas
ShiStudio Interior Design

Escada, hall – Casa na praia – Arquitetura | Decoração – Shi Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Móveis estofados com belos cantos arredondados e formas oblongas num espírito dos anos '70 e '80 e em cores como o amarelo, o laranja e o castanho vão ser uma das tendências mais fortes em 2022. São a escolha perfeita para quem se identifica com decorações mais elaboradas e uma paleta cromática rica e luxuosa.

12. Espaços em plano aberto e com muitas funções

GAB Apartment_Interior Studio Raphael Garcia Salas de estar escandinavas
Studio Raphael Garcia

GAB Apartment_Interior

Studio Raphael Garcia

Prima Collection - São Nicolau Inêz Fino Interiors, LDA
Inêz Fino Interiors, LDA

Prima Collection – São Nicolau

Inêz Fino Interiors, LDA

Espaços abertos e polivalentes vão ser uma super tendência para 2022 e para os anos que se seguem. Na verdade, dificilmente voltaremos a plantas arquitectónicas demasiado compartimentadas. As famílias modernas constroem e procuram casas com open spaces que integrem cozinha, zona de refeições, sala de estar e até espaços de trabalho. Estes ambientes são extremamente confortáveis e promovem uma dinâmica familiar mais próxima e propícia à socialização e ao convívio. São espaços amplos, fluidos, bem iluminados e sem barreiras visuais entre zonas com funcionalidades distintas.

13. Cores para decoração em 2022: tons claros com apontamentos em preto

Sala de estar de luxo no Dubai DelightFULL Salas de estar modernas
DelightFULL

Sala de estar de luxo no Dubai

DelightFULL

Os tons neutros claros não deixam de ocupar o pódio no que toca às escolhas de cores para decoração, mas surgirão amiúde interrompidos por apontamentos em preto que vêm trazer um contraste e tornar a decoração menos monótona. Os apontamentos podem consubstanciar-se em almofadas e peças de decoração com jarras, caixas, suportes de velas, banquetas, entre outros.

15. Cores paredes interiores 2022 | Cores para decoração em 2022: o verde!

Hidden Retreat, Lisboa Maison Amarande Salas de estar modernas
Maison Amarande

Hidden Retreat, Lisboa

Maison Amarande

O verde, especialmente em tonalidades como o sálvia, o oliva e o verde seco, continuará em altas na decoração e nas paredes. É, ao contrário do que se pensa, uma cor neutra que oferece enorme frescura, tranquilidade e refinamento aos espaços, adequando-se tanto a ambientes clássicos como aos mais modernos ou eclécticos. Adoramos a versatilidade desta cor que será, de resto, uma das cores de Verão em 2022.

15. Pátios com decoração zen e minimalista

No que respeita aos espaços exteriores, a tendência tem-nos mostrado uma predilecção pela criação de ambientes minimalistas e zen com plantas como cactos ou oliveiras naquela que é uma abordagem que nos remete aos belos riads marroquinos.


Com que tendências mais se identifica? E quais é que não são tanto o seu gosto? Conte-nos tudo nos comentários!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!