Flores Fáceis de Cuidar – 10 Plantas Resistentes com o Mínimo Esforço

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Plantas de Interior Naturais VS Plantas Artificiais, Bioma Plants Bioma Plants Jardim interior
Loading admin actions …

E se optasse por flores / plantas que sejam de fácil manutenção durante todo o ano? Por que vamos dificultar a vida com plantas difíceis de cultivar, que precisam ser renovadas regularmente ou que requerem cuidados especiais?

A boa notícia, de hoje, é que algumas plantas domésticas requerem pouca ou quase nenhuma manutenção. Um pouco de água, luz, amor e nada mais!

Graças às recomendações que a homify partilha consigo neste artigo, irá conhecer várias plantas que não requerem esforço e ao mesmo tempo que estas embelezem a sua casa.

Contamos-lhe tudo sobre as plantas que são fáceis de manutenção no jardim ou em casa. Vai ver que qualquer um pode ter um jardim com flores!

1 – O que deve saber sobre plantas / flores fáceis de cuidar em vasos ou num jardim simples?

Para cuidar de uma planta, é necessário:

  • conhecer o seu ambiente natural para responder às suas necessidades vitais.
  • Prestar atenção à saúde da planta companheira: boa exposição, um pouco de rega e uma boa localização.
  • Em relação à luz, cada variedade de plantas deve usufruir de um pouco de sol, algumas adoram, outras um pouco menos. Certifique-se de encontrar a exposição perfeita: luz ou semi-sombreada.
  • Além disso, a frequência da rega varia dependendo do tipo de planta e da época do ano. No inverno, as plantas contentam-se com pouca água. Para satisfazer adequadamente esta necessidade, hidrate-os na frequência recomendada.
  • Finalmente, não coloque suas plantas perto de uma fonte de calor (aquecedor, por exemplo) ou de ar, como o ar condicionado.

Que flores/plantas não requerem muita manutenção

Independentes e resistentes, as seguintes variedades são as melhores flores e plantas de interior. Não requerem praticamente nenhuma manutenção, mas ajudam a embelezar a sua casa em menos de nada.

1 – O gerânio, familiarmente conhecido por Sardinheiras:

é uma das plantas mais fáceis de ter em qualquer tipo de jardim, nomeadamente se pretende ter um jardim com flores fáceis de cuidar. Entre flores claras e coloridas, estas flores dividem-se em várias pétalas arredondadas e formam um cenário magnífico da primavera ao outono. O gerânio pode suportar temperaturas abaixo de -20 ° C!

Plante o gerânio em áreas do jardim em parte sombra, parte sol, para desfrutar da beleza destas flores tão simples e bonitas. É uma planta que não precisa de muita manutenção durante a estação de crescimento.

Dica: não corte as folhas dos gerânios no inverno. No entanto, a partir de março, podar pouco antes do aparecimento de novas folhas. É o que vai permitir um bom início de floração e principalmente o rápido aparecimento da floração.

2 – O antúrio:

O antúrio é uma planta com flores muito elegante que floresce o ano todo. As suas grandes espatas em forma de coração vermelhas, roxas, rosa ou brancas iluminam perfeitamente o seu interior. Sobre a base destas folhas desenvolve-se a inflorescência (espadice). Além disso, é muito fácil de cuidar dela.

As flores podem sobreviver durante dois meses! Por isso, esta planta é muito procurada na decoração de interiores.

Recomenda-se colocá-la perto de uma janela, numa escada e mesmo na entrada da casa. Não deve ser colocada no exterior. Quanto à rega, a terra deve estar sempre húmida, mas não suporta encharcamentos.

3 – A Zamioculcas:

A Zamioculcas adapta-se a todos os ambientes (luz ou sombra), mas teme a exposição direta ao sol. Não suporta o excesso de água. É necessário remover o excesso de água do vaso,

pois as folhas podem ficar amarelas e as raízes apodrecerem. A rega deve ser moderada sob o risco de pôr em perigo a sua sobrevivência. No inverno, considere espaçar mais as regas. Aqui estão as frequências de rega: a cada 8 a 10 dias.

Esta é espécie é uma das favoritas para quem quer atrair boas energias e prosperidade, segundo a filosofia do Feng Shui.

A Zamioculca é uma planta que praticamente vive sozinha, por isso, pode começar por adquirí-la para dar um toque especial ao interior da sua casa.

Nota: Na foto, podemos vê-la no lado esquerdo , perto do candeeiro.

A importância das plantas na decoração da sua casa Jo Decor Jardim interior Plantas na decoração , biofilia , biofilia na sua casa , biofilia na decoração, sensevieria, plantas na decoração de interiores, ideias de plantas para a sala, plantas para dentro de casa ,Paisagismo de interior

4 – Sansevieria, também conhecida por Espada de São Jorge

Enquanto admiramos as qualidades decorativas da Sansevieria, a planta é excelente em vários níveis. A Espada São Jorge ajuda a regular a humidade e ambiente da casa. Também converte substâncias nocivas em oxigénio, sendo muito resistente e pouco exigente. Esta planta do deserto adapta-se facilmente ao interior de um apartamento, mas também a um jardim.

As espadas de São Jorge são plantas de baixa manutenção. Por isso, são muito difíceis de morrer e é uma excelente opção para quem quer começar a ter plantas em casa.

Não a regue mais de uma vez por semana. Cuide bem das pontas das folhas, pois se estiverem danificadas, não irão crescer mais.

5 – Cactos, eufórbias, opuntia e suculentas:

são as plantas mais fáceis de cuidar e que estão atualmente na moda no mundo decorativo, quer em espaços particulares, como comerciais. Estas plantas são originadas de ambientes desérticos, prosperam ao sol e em espaços onde a temperatura está acima de 10 °C ou 12 °C. Não requer muita água

Para cactos e Opuntia, uma ou duas vezes por mês no verão e pouco ou nenhuma no inverno.

Para as suculentas, Crassula, Echeveria, Haworthia, duas vezes por mês no verão e apenas uma vez no inverno e no outono.

As suculentas também adaptam-se ao exterior para um bonito jardim com flores!

6 – O Ficus:

O Ficus é uma planta muito resistente e que deve ser hidratada cerca de uma vez por semana em pequenas quantidades. No inverno, reduza a frequência para cerca de 3 vezes por mês, a fim de respeitar o seu descanso vegetativo.

Deixe o solo secar antes de regar novamente. Evite mesmo o excesso de água.

Em relação à exposição, coloque essa planta em ambientes claros ou semi-sombreados, ou seja, longe da luz solar direta.

Dica: o ideal é colocar o dedo na terra (no caso de plantas em vaso) antes de regar ou não a planta.

7 – Alfazema ou Lavanda

A lavanda não requer nenhuma manutenção específica, exceto algumas regas espaçadas para plantas em vasos.

Contudo, no primeiro ano de plantio, lembre-se de regar algumas vezes no verão para permitir que a planta se estabeleça melhor.

É uma excelente alternativa de flores de jardim para dar cor e vida a um jardim simples, com zero preocupação! Além disso, é uma alternativa de flores fáceis de cuidar em vasos, que pode colocar numa varanda ou terraço.

O conjunto das pequenas flores roxas criam uma dinámica perfeita.

8 - Scindapsus Njoy

É uma planta de fácil cuida e tão bonita, graças à sua cascata de folhas variegadas nas cores branco e verde.

Pode usar o Scindapsus Njoy em terraços ou varandas, mas também dentro de casa, para decorar uma cozinha, por exemplo. Em termos de cuidados, saiba que esta planta gosta de claridade, mas não de sol direto. Pode r

egá-la a cada 1-2 semanas, mas antes de regar é necessário deixar a terra secar.

9 – Dracaena Marginata

A dracaena é a planta verde de interior por excelência!

É de fácil manutenção, proporciona um toque exótico aos espaços porque tem uma aparência de palmeira e bonitas folhas verdes.

As dracenas precisam de luz , mas sem luz solar direta. Essas planta toleram, também, pouca luz, mas crescerão mais devagar e terão menos folhas. Além disso, precisam de uma temperatura que não desça abaixo de 16 ° C. E outra razão para a ter em casa é que a dracaena está na lista da NASA como uma das plantas melhores para purificar o ar.

Dica: pode limpar o pó das folhas com um pano húmido.

10 – Philodendron Brasil

O Philodendron é uma planta de interior muito bonita que, para além das suas qualidades estéticas, é robusta e de fácil manutenção.

É uma trepadeira perene e encontra facilmente o seu lugar em qualquer divisão, ideal para quem procura plantas / flores fáceis de cuidar em apartamento.

As folhas em forma de coração criam imenso charme e dificilmente resistimos a esta planta.

Por que gostamos tantas dessas plantas e flores bonitas e fáceis de cuidar?

As principais razões é porque são:

  • um bom começo para quem quer aventurar-se no mundo da jardinagem;
  • podem ser guardá-las muito tempo em casa e acabamos, assim, por criar uma ligação com as plantas e flores;
  • são capazes de sobreviver mesmo quando sai de férias ou quando fica com a mão muito pesada quando rega;
  • Adaptam-se facilmente a qualquer interior (pouca luz, ar seco, etc.);
  • Vão ser uma boa aposta para poupar dinheiro, não há necessidade de investir constantemente em plantas e/ou flores para substituí-las!

Como encontrar um profissional?

Se precisar de um jardineiro ou arquitetos paisagista pode consulta os contactos dos profissionais registados na homify.

Recomendado: 15 melhores flores que resistem ao sol para usar no paisagismo



Tem alguma destas plantas em casa ou pensa em comprar uma delas? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista