Portões: Vantagens, Tipos, Materiais e Onde Comprar + 15 Fotos como Inspiração!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
MA.TERIA. HOUSE. MORADIA LOURES MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Moradias
Loading admin actions …

Não basta ter uma casa bonita. Também importa ter uma casa segura e dentro da qual sintamos que a nossa privacidade está totalmente afiançada. Há alguns elementos arquitectónicos (e até mesmo decorativos, como é o caso das cortinas) que possibilitam que isso aconteça. Entre eles, estão, obviamente, os portões que criam um verdadeiro escudo entre o interior e o exterior e que também são fundamentais para delimitar e circunscrever o perímetro em que as casas se inserem.

Há diferentes tipos de portões – uns mais trabalhados e outros mais minimalistas, uns mais robustos do que outros, uns manuais e outros eléctricos, sem esquecer que há cores de portão para gostos diversos – que se adequam a todos os tipos de casas e às necessidades dos que nelas habitam. Para além de deverem garantir uma utilização funcional, os portões são também importantes para compor esteticamente a fachada com a qual devem estar em harmonia visual, não fosse esta última o cartão de visita de uma casa. Um exterior desleixado passa uma imagem de um interior idêntico, mesmo que a realidade não corresponda.

Hoje, o nosso artigo é dedicado aos portões e seleccionámos alguns projectos portugueses para o inspirar a desenhar a fachada de casa e, claro, a escolher o seu portão!

1 – Quais são as vantagens de ter um portão?

Fachada exterior - Casa na praia - Arquitetura | Decoração - Shi Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Moradias
ShiStudio Interior Design

Fachada exterior – Casa na praia – Arquitetura | Decoração – Shi Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Comecemos por esmiuçar as vantagens de ter um portão, um elemento que valoriza qualquer propriedade e que mostra que o proprietário da mesma se empenha a mantê-la. Tome nota de todas as razões pelas quais deve instalar um portão:

  • Segurança: a segurança! Uma das principais razões pelas quais as pessoas instalam portões nas suas casas prende-se a esta questão. As casas com portões não estão imunes a assaltos ou a trespasses, mas estão, sem dúvida alguma, muito mais protegidas em relação aos mesmos. A mera presença de um portão é suficiente para demover alguém mal-intencionado de assaltar a sua casa, até porque exigiria outro planeamento, mais complexo. Ainda assim, recomendamos vivamente que, a par com o portão, instale câmaras de videovigilância para acrescentar mais uma camada de protecção.
  • Uma barreira entre o interior e os convidados indesejados: mas nem só de criminosos a casa fica mais protegida. Especialmente em ruas mais expostas, os proprietários podem sentir necessidade de se protegerem de olhares curiosos, de pessoas que fazem venda porta-a-porta ou das que acham boa ideia estacionar o carro na entrada de uma casa que não lhes pertence! Além disso, sobretudo nas áreas rurais, os portões evitam que os animais entrem para o interior dos terrenos. Pense no portão como uma barreira.
  • Nota: indague junto da sua companhia de seguros se o facto de a sua casa ter portão e ser, por isso, mais segura, lhe permite baixar o preço da sua apólice. Pode não estar previsto, mas não custa perguntar!
  • Segurança para as crianças e os animais domésticos: esta barreira de que falámos também tem as suas vantagens a partir do interior. Os portões de entrada tornam mais seguro que as crianças e os animais domésticos andem no exterior (como é óbvio, o portão deve ser complementado por uma vedação) sem ter que se preocupar com os carros e as pessoas que estão a circular do outro lado.
  • Monitorizar as visitas: o portão é como que a primeira porta da sua casa, isto é, a primeira porta com a qual as pessoas se deparam antes de chegarem à principal. O portão vai ajuda-lo a controlar quem entra e sai, seja um amigo, um carteiro, um profissional de um serviço por si contratado, os filhos dos seus amigos que vieram visitar, etc..
  • Acrescenta valor à propriedade: nunca sabemos quando temos que vender a nossa casa. Mesmo que não esteja nos planos, a vida pode trocar-nos as voltas. Há coisas que levam a que as casas possam ser vendidas por um preço mais interessante e o portão é uma delas, especialmente se for automático.  

2 – Que tipos de portões existem?

AReA 7 - Arquitectos Ivo Amaro_ Jorge Machado AreA7 Casas modernas
AreA7

AReA 7 – Arquitectos Ivo Amaro_ Jorge Machado

AreA7

Apostamos que já está convencido a instalar um portão cujas vantagens são inegáveis. Mas a questão que agora se coloca é: que tipo de portão escolher? Que portões estão disponíveis no mercado? Vejamos os principais:

  • Portão automático: os portões automáticos são os mais convenientes. Afinal de contas, basta carregar num botão – a partir do carro, de casa ou da rua – para que se abram. Os portões de garagem são quase todos automáticos e os pedonais também beneficiam deste sistema. Apesar de muito prática, a automatização requer alguns cuidados para não pôr em causa a segurança dos moradores. O tempo que o sistema demora a abrir ou a fechar, por exemplo, pode ser demasiado largo e permitir que alguém entre. Lembramos, ainda, que quanto mais leve for o portão, mais rápido este será a abrir e menos energia o motor gastará.
  • Portão manual: como portão de garagem, não é recomendável, mas como portão pedonal, o manual funciona bem e é uma boa escolha para quem precisa de controlar os gastos. Também se pode dar o caso de precisar de economizar no presente, mas saiba que, mais tarde, pode converter o portão manual num portão automático visto que os trilhos podem ser adaptados sem que seja necessário alterar o modelo.
  • Portão de abrir: os sistemas de abertura mais comuns dos portões são o sistema de abrir, o de correr e o basculante. O mais tradicional é, claro está, o de abrir que, no entanto, precisa de espaço interno. Para uma entrada mais pequena, um portão manual de abrir é uma boa opção.
  • Portão de correr: o portão de correr desliza sobre um trilho na horizontal, o que significa que não precisa de espaço interno para a sua abertura, mas precisa de espaço na fachada para que ele corra para um dos lados. A abertura do portão de correr pode ser automática ou manual.
  • Portão basculante: este sistema de abertura é o mais utilizado nos portões de garagem. Os portões basculantes são os que abrem para cima, pelo que não precisam de espaço livre aos lados ou interno.
  • Portão pivotante: incluímos, ainda, o portão pivotante cuja folha gira em torno de um eixo vertical (o pivô), não requerendo a presença de dobradiças tradicionais. É uma solução bastante moderna e cativante em termos de design.

3 – Que materiais de portões existem?

Carrazeda House CNLL Casas modernas
CNLL

Carrazeda House

CNLL

Passemos aos materiais que devem ser escolhidos em função do estilo da construção e da robustez que cada material proporciona.

Eis algumas opções: 

  • Portão de ferro: o ferro é um material bastante resistente, flexível em termos de estilo e acessível, pelo que é utilizado amiúde em portões. Um portão de ferro dá sempre um ar imponente a uma casa. As casas clássicas tendem a ter portões de ferro mais trabalhados, mas também há opções minimalistas, interessantes para casas com uma linguagem mais depurada. O ferro deve ser mantido – de seis em seis meses – pois está exposto à humidade e pode ganhar ferrugem. Os portões deste material são, por norma, escuros e sóbrios do ponto de vista cromático (o preto e o cinza são as cores mais comuns), mas entre as cores para pintar portão de ferro, o verde, o bordô e o branco são as mais populares.
  • Portão de madeira: a madeira é um material bonito, resistente e intemporal que pode ser usado em portões manuais e eléctricos, independentemente da forma como estes abrem. Porém, como se trata de um elemento exterior que está, por isso, exposto à humidade e ao sol, a madeira deve ser mantida e tratada com regularidade para não envelhecer e perder a beleza. Use uma lixa e um verniz próprio para o efeito. No que diz respeito à personalização, a madeira é um material bastante versátil e flexível. Pode escolher várias cores para um portão de madeira ou deixá-la ao natural (só com o verniz de protecção).
  • Portão de aço: os portões de aço são os mais resistentes. Se procura um portão de alta segurança para a sua casa, o aço é o seu material, pois dificilmente se quebra ou molda. Não é por acaso que os portões de aço são os mais utilizados em empresas e espaços comerciais. Estes portões devem ser limpos e mantidos com regularidade para não oxidarem devido ao contacto com o ar.
  • Portão de alumínio: o alumínio é bastante leve e fácil de preservar, sendo muito utilizado no fabrico de portões e bastante popular no momento da escolha, até pelo seu preço baixo. Deve ser tratado para se evitar a formação de ferrugem, mas não precisa de mais para se manter bonito durante muitos anos. Contudo, não é tão seguro quanto os seus pares, é menos resistente, tem menos estabilidade estrutural e péssima condutividade térmica.
  • Portão de PVC: o PVC é um material extremamente económico, leve e de fácil instalação que, para além de tudo, requer pouca manutenção. A robustez do material pode ser melhorada através da adição de armações metálicas. Os portões de PVC podem ser equipados com um sistema de motorização.

4 – Cores para portão

Exterior FUSAO Casas unifamilares
FUSAO

Exterior

FUSAO

Casa Valongo CNLL Moradias
CNLL

Casa Valongo

CNLL

Growing - Engenharia e Construção | Construção de Moradia em Fão | Black Oak Company group|( Ooty. )( Timberman )( Growing ) Moradias
Black Oak Company group|( Ooty. )( Timberman )( Growing )

Growing – Engenharia e Construção | Construção de Moradia em Fão |

Black Oak Company group|( Ooty. )( Timberman )( Growing )

As cores para portão normal e as cores para portão de garagem tendem a ser, como já mencionámos, bastante sóbrias. As cores mais vivas são o verde e o bordô, mas o preto, o cinza, o castanho e o branco acabam por ser as mais utilizadas. A escolha da cor dependerá muito do estilo da casa, do gosto dos proprietários e da zona em questão. Não escolha as cores para o portão (e para a fachada!), ignorando as cores das casas vizinhas ou da região. Mantenha a harmonia da paisagem, fazendo uma escolha ponderada.

5 – Onde posso comprar portões para a minha casa?

Fachada exterior - Casa Vilarinha (Porto) - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Moradias
ShiStudio Interior Design

Fachada exterior – Casa Vilarinha (Porto) – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Se procura um ou mais portões para a sua casa, utilize a base de dados da homify. Aqui, encontra as melhores empresas portuguesas de fabrico e comércio de portões (clique aqui para portões de garagens). Se quiser, pode afunilar a sua pesquisa adicionando o seu código postal ou nome da área servida. Todavia, há muitas empresas que prestam serviços em todo o país. Sugerimos que consulte mais do que uma para comparar os preços e fazer uma escolha acertada!

De que tipo de portão mais gosta? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários.

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!