Portas de Vidro: 19 Ideias Espectaculares Para as Incorporar em Sua Casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa das Estantes blaanc Jardins de Inverno modernos
Loading admin actions …

As portas de vidro têm uma estética e funcionalidade muito interessantes. A transparência que as caracteriza abre os espaços e as perspectivas, permite que a luz natural os invada, fá-los parecer maiores e, seguramente, mais convidativos. As portas podem ser de vidro, de cima a baixo, mas também se pode optar por uma porta de madeira com vidro ou até por combinar este último com uma estrutura metálica mais industrial. Além disso, há ainda o vidro fosco que partilha algumas vantagens com o vidro normal, mas tem a mais-valia de proteger a privacidade de quem está do outro lado da porta, o que faz dele uma melhor opção para casas de banho, quartos ou outras áreas onde se queira ter algum resguardo e intimismo.

Neste artigo, reunimos várias ideias e modelos de portas de vidro para o inspirar a incluir portas de vidro na sua casa. Vai ver que são muito mais versáteis do que à partida parecem! Ora veja lá se não temos razão.

1. Portas de vidro entre a cozinha e a sala

Sala | Cozinha - T3 em Leça da Palmeira - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Cozinhas embutidas
ShiStudio Interior Design

Sala | Cozinha – T3 em Leça da Palmeira – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

sala de estar LIMIT studio Salas de estar modernas
LIMIT studio

sala de estar

LIMIT studio

Hoje em dia, raras são as casas modernas em que a cozinha está totalmente separada da sala. As pessoas preferem espaços organizados numa lógica de plano aberto com a cozinha como parte do núcleo social. Deste modo, quem está a cozinhar pode estar a ver e a conversar com quem está na sala e vice-versa. Além disso, os espaços ganham outra luminosidade e amplitude. No entanto, pode sempre colocar-se a questão dos odores da cozinha passarem para a zona de estar ou pode, simplesmente, haver quem prefira ter algum tipo de divisória entre estas áreas, mas que não seja demasiado pesada ou definitiva. As portas de vidro surgem, nestas situações, como a resposta perfeita porque possibilitam que se preserve o tal contacto visual, ao mesmo tempo que prendem os odores e disfarçam qualquer tipo de desarrumação que possa haver na cozinha.

Uma porta de vidro de correr é uma excelente opção para estes casos, podendo o vidro ser totalmente transparente ou fosco e a porta ser lisa, quadriculada e/ou conter outros materiais como os que já acima referimos (madeira, metal, etc.). No mais, as portas de correr, dependendo da instalação, costumam ter a vantagem de desaparecem por completo quando abertas, o que significa que quando se quiser usufruir de um open space em pleno, basta abrir as portas e é como se elas não estivessem lá!

Alternativa: uma divisória de vidro

APARTMENT IN BAIXA AJIMOS Armários de cozinha
AJIMOS

APARTMENT IN BAIXA

AJIMOS

Como alternativa à porta de correr de vidro ou a uma porta de vidro normal, há as divisórias de vidro como a que vemos na fotografia deste belo apartamento da baixa lisboeta. Apesar de menos flexível, é uma boa opção para separar funcionalidades sem ter que se recorrer a uma parede que mais não faria do vir retirar luz natural a esta cozinha e amplitude ao espaço de um modo geral.

2. Portas de vidro entre áreas distintas da casa

Apartamento Edifício do Parque - T3 MATOSINHOS ShiStudio Interior Design Corredor, hall e escadasAcessórios e decoração
ShiStudio Interior Design

Apartamento Edifício do Parque – T3 MATOSINHOS

ShiStudio Interior Design

Anyway Doors Portas de vidro

Sala de Jantar homify Salas de jantar modernas
homify

Sala de Jantar

homify

As portas de vidro podem ser usadas em toda a casa: a dar acesso ao corredor, a halls, à zona dos quartos, às áreas de serviço, e assim por diante. Para além da enorme sensação de fluidez que proporcionam, já que os espaços parecem, assim, mais próximos e conectados, também deixam que a luz natural penetre em todos ambientes e alteram por completo a percepção espacial que se tem da casa enquanto todo. Pode optar por portas de vidro duplas, por uma única porta de vidro, por portas de vidro de correr, por um design mais minimalista ou clássico (quadriculado, por exemplo) ou até por uma porta pivotante se quiser marcar um statement!

3. Entre o interior e o exterior

Casa das Estantes blaanc Jardins de Inverno modernos
blaanc

Casa das Estantes

blaanc

Não há nada melhor do que permitir que o exterior entre para o interior da casa e faça parte do conforto da mesma. Para quem tem um jardim, um pátio ou um terraço, esta solução faz ainda mais sentido porque a zona de estar pode estender-se para o exterior de modo a gerar como que uma área única mais ampla e convidativa. Para o efeito, instale portas de vidro com uma dimensão generosa (se possível). Se a casa for exposta, use cortinas ou estores para proteger a sua privacidade. Entre o interior e o exterior, pode considerar a instalação de portas de vidro de correr ou dobráveis para optimizar o espaço.

O que lhe parece? Preferia uma porta de correr exterior, uma porta normal ou uma porta pivotante?

4. Portas de vidro para o roupeiro ou closet

Quarto homify Quartos modernos
homify

Quarto

homify

E como na homify gostamos de surpreendê-lo, não podíamos deixar de incluir estas propostas que contemplam a utilização de portas de vidro para o roupeiro e closet, respectivamente. Mais uma vez, para além do ponto de vista forte que estas portas criam no design dos espaços, também é inegável que lhes vêm propiciar enorme leveza. O roupeiro é um móvel volumoso que, por vezes, fica algo pesado dentro do quarto, nomeadamente quando este é pequeno. As portas de vidro resolvem esse problema, especialmente se forem mesmo transparentes (embora também se possa usar vidro fosco ou até fumado). O único senão é o interior dos roupeiros (ou do closet) ficar à vista, o que significa que tem que se ter uma atenção adicional no que concerne a organização no interior dos mesmos. Pondere desenhar o interior à medida, consoante as suas necessidades, e recorra a elementos como cestos e caixas para manter o espaço o mais visualmente limpo possível.

Note-se, ainda, que, para estes armários, escolheu-se um tipo puxador de porta de vidro bastante minimalista. Todos os detalhes contam!

5. Porta de vidro para a casa de banho

Hidden Retreat, Lisboa Maison Amarande Quartos modernos
Maison Amarande

Hidden Retreat, Lisboa

Maison Amarande

As casas de banho também podem ter portas de vidro, mas, a menos que se trate da casa de banho de uma suíte, é recomendável optar por um vidro fosco para que não fique sem privacidade. É preciso ter, ainda, algum cuidado na distribuição dos elementos que compõem a casa de banho. Em frente à porta de vidro, não é aconselhável ter a sanita ou o bidé. Prefira, antes, que se veja o lavatório ou uma bela banheira.

6. Num estúdio a resguardar a cama

YOUR PROJECT Quartos industriais

Os estúdios caracterizam-se por serem compostos apenas por uma divisão, o que pode tornar difícil separar as funcionalidades dentro deles. Todos concordaremos que zona da cama beneficia de ter algum resguardo porque é um espaço íntimo e de repouso. As portas de vidro fosco de correr são uma boa solução para este problema visto que proporcionam a privacidade desejada, deixam que a luz passe na mesma (o que evita que a zona se torne claustrofóbica) e isolam os ruídos.

7. Porta de vidro para o duche

Hidden Retreat, Lisboa Maison Amarande Casas de banho modernas
Maison Amarande

Hidden Retreat, Lisboa

Maison Amarande

As portas de vidro para duche são uma escolha bastante frequente e que faz todo o sentido. Em divisões pequenas, a presença do vidro é sempre oportuna. Para além disso, e ao contrário das cortinas de banho, o vidro é mais eficaz a impedir que a água passe para fora da zona do duche ou da banheira. Para este projecto, escolheram-se maravilhosas portas de vidro com uma elegante moldura acobreada que dialoga na perfeição com o mármore e as madeiras.

8. Portas de vidro para uma garrafeira

Esta última ideia é para todos os apreciadores de um bom vinho que têm o privilégio de ter uma garrafeira em casa. As portas de correr de vidro deixam que se vejam bem todos os vinhos que estão no interior da garrafeira para que seja mais fácil escolhê-los e aceder-lhes. As garrafeiras e as adegas são recantos com uma beleza rústica e as próprias garrafas acabam por fazer parte dela, por isso, mantê-las à vista é uma boa decisão.

Onde posso ver portas de vidro em Portugal?

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Salas de estar ecléticas Branco
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

SALA DE ESTAR. SEJOUR. LIVING ROOM

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

Despedimo-nos com estas bonitas portas de vidro para sala e com uma sugestão: use a homify para procurar uma empresa que comercialize portas (de vidro e outras). Veja todos os designs disponíveis e escolha as mais bonitas e funcionais para a sua casa!


O que acha destas portas? Em que zonas da sua casa usaria? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!