por Vondom

10 espaços onde o vidro é obra-prima

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Construir algo com o vidro é ter uma atitude sustentável. Porquê? Simplesmente porque é um material amigo do ambiente, por ser reciclável, pois este é constituído por materiais naturais, nomeadamente por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes. 

O vidro é um material muito usado, quer em peças decorativas, em utensílios do nosso dia-a-dia ou ainda na arquitetura, através das janelas. Haverá casas com espaços extremamente luminosos graças à imensidão das janelas e outras que não serão tão ornamentadas de vidro, o que faz com que o espaço seja mais fechado e escuro. De facto, no passado não era algo que se privilegiava muito, mas hoje em dia é o contrário, quer-se espaços com janelas grandes, de modo a tornar o espaço bem luminoso, arejado, com uma sensação de grandeza. Digamos a verdade que uma divisão envidraçada é um espaço que cativa e que brilha… E hoje brilhamos com as 10 propostas de espaços com vidro… Nas imagens que se seguem, o vidro foi um material nobre e que faz toda a diferença! Quer ver? Então venha daí…

Esse telhado…

Jardins de Inverno modernos por Vale Garden Houses
Vale Garden Houses

Large Kitchen Conservatory

Vale Garden Houses

Aqui estamos perante uma ideia excelente, um anexo de uma casa, todo envidraçado, que será o ótimo refúgio para dias de inverno ou até de verão. É uma extensão da casa, mas também do jardim, há um meio termo entre os dois, é estar um pouco dentro de cada lado. As várias portas acabam por arejar o espaço em dias de maior calor, pois caso contrário poderá criar um efeito de estufa. Mas digamos que este espaço meio dentro, meio fora é perfeito para aqueles meses mais escuros, todo o vidro permite receber a pouca luz solar existente no pico do inverno, por exemplo. 

Este anexo é amplo, dispõe de uma imensa cozinha e ainda de uma zona de refeição. O fim de semana é passado aqui com toda a certeza!

Tudo em vidro

Sim, sim! Podemos ter uma casa construída com vidro, na grande parte das suas fachadas. Uma arquitetura que está muito em voga, nomeadamente num estilo mais minimalista ou moderno. Torna o ambiente sumptuoso, luminoso e sejamos sinceros bastante atrativo. 

A grande vantagem de colocar imensas janelas, é que a sua casa parecerá maior, pois ganhará como outra dimensão. 

… Bom… a questão de limpar, isso já é outra história! 

Vidro aqui, vidro ali

Este projeto diferencia-se do anterior, uma vez que o vidro ou melhor as janelas não aparecem contínuas, isto é numa só fachadas. Existem, mas de forma mais separadas, é também outra solução que podem considerar no seu futuro projeto, nomeadamente a do teto, que permite ter o brilho das estrelas dentro de casa. 

Para lá das montanhas

O vidro permite isso mesmo, a transparência… é poder ver o que se passa do outro lado. Receber cenários idílicos como este, a sua casa fica com um panorama incrível, enfim uma verdadeira televisão bem realista. Perante esta vista a nossa mente perde-se e divaga entre as curvas da montanha. Tão bom viajar com a mente, num cenário de sonho, traz-nos uma boa energia!

Brilhante exuberante

Jardins de Inverno clássicos por Hampton Windows
Hampton Windows

Hardwood Conservatories

Hampton Windows

O sonho pode morar aqui, no meio de tantas janelas de vidro, que permite receber e viver a natureza, de forma aconchegada no conforto do seu lar. Repare como tudo ganha outra vida e outra luz, o chão brilha e reflete, o azul do céu e o verde da natureza parece a quadro de arte, que ficou por comprar. Quer melhor decoração, do que esta? 

Já estão convencidos? 

Para ver a neve cair

Jardins de Inverno clássicos por Hampton Windows
Hampton Windows

Hardwood Conservatories

Hampton Windows

Temos o verão, a chuva e neve… talvez não tanto em Portugal, mas como sabe o clima anda a fazer das suas e quiçá que este cenário não seja em breve na sua casa. Ver no conforto do seu lar, um manto branco é tão mágico, muito à filme de Hollywood, que vemos na época natalícia, não é? Então pode começar a preparar o cenário do seu filme e montar um anexo envidraçado para ver a neve cair, mesmo que os flocos sejam pequeninos!

Para um domingo relaxante

Jardins de Inverno clássicos por Vale Garden Houses
Vale Garden Houses

Orangery with Bi-fold Doors

Vale Garden Houses

Domingo é sinónimo de um dolce far niente, certo? Agachados no sofá bem fofo, a ver televisão ou a ler um livro e a partir de agora imaginamo-lo aqui, com fachadas e teto de vidro. Queremos é sentir o contacto da natureza, ter aquela sensação de vida… E só por causa disso, nem nos importamos que o inverno venha rápido!!…

Ok, vamos lá com calma… no verão também estamos bem aqui e achamos que as noites entre amigos terá outro brilho com tanta transparência!

Cozinha assim é luxo!

Jardins de Inverno clássicos por Hampton Windows
Hampton Windows

Hardwood Orangery

Hampton Windows

Uma cozinha quer-se luminosa, é sem dúvida uma divisão que a iluminação é fundamental, pois precisamos de ver bem o que vamos confeccionando, além de que a luz abre mais o espaço. Neste exemplo, não pouparam nas janelas, toda a fachada que dá para o exterior foi revestida de vidros, em pequenos quadrados, o que confere um look mais rústico. O teto também não dispensou de vidro, aproveitaram este detalhe para dispor a mesa de refeição no centro, claramente que o ambiente fica com outra dinâmica e com muito mais pinta. Há que apostar na originalidade. 

Luxo até mais não

Jardins de Inverno clássicos por Vale Garden Houses
Vale Garden Houses

Impressive Dining Conservatory

Vale Garden Houses

Como vê, quando o espaço é aberto para o exterior, mas protegido de vidro pode-se poupar nos detalhes decorativos. Não será preciso muito, uma vez que o exterior fala por si… Este espaço irradia brilho e luxo, apesar de não ter muitas peças de mobiliário. Apostaram apenas nos detalhes e materiais certos: um pavimento branco, com losangos pretos, uma mesa de mármore, cadeiras de veludo amarelo, contrastando com o castanho, um castiçal, dois candeeiros e umas plantas, mais nada. Mas que luxo! 

Jardim interior

Salas de estar modernas por Estúdio Klee
Estúdio Klee

​Anexo Casa Granja Viana

Estúdio Klee

Neste exemplo da NZ Arquitetura apostaram na irreverência, criando um aquário não de peixe, mas sim de plantas. Todo o espaço é envidraçado, menos a parte de cima que é aberta para a o exterior, criaram assim um pequeno jardim de inverno. Colocaram plantas de exterior, mas que fazem parte da decoração interna. Excelente!

Já não temos d´úvida que o vidro permite criar ambientes não só brilhantes, mas também mágicos!

Ficou com os olhos a brilhar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!