Mobiliário da Creative-Cork

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Google+
Loading admin actions …

A Creative Cork é uma marca portuguesa que se dedica à produção e comercialização de móveis feitos a partir da cortiça. Ribatejana, oriunda de Salvaterra de Magos, a Creative Cork combina dois materiais profundamente enraizados na cultura portuguesa: a madeira e a cortiça. A fusão de ambas deu origem é linha de mobiliário contemporâneo Pure Cork, todo ele produzido manualmente segundo técnicas tradicionais da marcenaria portuguesa. A cortiça, mais do que a madeira, é um material precioso que temos na nossa posse e que é cada vez mais aproveitado por designers e arquitectos, que dele fazem uso para os seus projectos. Sendo nós o maior produtor de cortiça no mundo, detendo cerca de 50% da produção mundialmente, somos também bons conhecedores da forma de a trabalhar. A cortiça é um material 100% e por isso totalmente ecológico, que dá aso à criação de mobiliário de peças únicas e toque suave. Para além disso é também um material muito resistente ao tempo, reciclável e à prova de água. 

Seguindo o lema “Creative Cork, nature at home”, a marca destaca-se sobretudo pelo material que emprega nas suas obras. Neste artigo irá encontrar alguns do produtos da marca, para que possa conhecer um pouco melhor o percurso da Creative Cork.

Almofadas cortiça: Sala de estar  por Creative-cork
Creative-cork

Almofadas cortiça

Creative-cork

A marca produz todo o tipo de artigos em cortiça como pode observar nas imagens abaixo, desde almofadas, a mesas, cadeiras, passando ainda por sofás, poltronas e ainda móveis de apoio. A panóplia de produtos é variada.

No caso da imagem de cima é possível observar um conjunto de almofadas totalmente produzidas a partir da cortiça e com as texturas e padrões a ela inerentes, formando padrões e tipologias distintas mas ao mesmo tempo involuntariamente naturais.  Podem ser elementos discretos numa decoração ou pelo contrário, tudo dependerá do estilo que quiser adoptar, mas pelos seus tons terra são facilmente integráveis em qualquer sala de estar, escritório ou até mesmo exterior.

CCK-201: Sala de estar  por Creative-cork

Cortiça é um material de origem vegetal da casca (súber) dos sobreiros (Quercus suber), leve e com grande poder isolante. Actualmente, a cortiça é uma matéria-prima nobre cuja utilização se estende a variadas utilizações como sejam os revestimentos de solos, os isolamentos térmico e acústico, na fabricação de instrumentos musicais, em artigos de decoração, nos componentes para calçados e para o sector industrial de diversos segmentos automóvel, bebidas, construção, alvenaria, decoração, entre outros.

Portugal, com uma área de 730 mil hectares de montado de sobro, é responsável por mais de 50% da produção mundial de cortiça. Outros produtores são Espanha, sul da França, sul da Itália, mais recentemente Marrocos, Argélia, Tunísia.

CCk-101(nw):   por Creative-cork
Creative-cork

CCk-101(nw)

Creative-cork

Ao lado e na imagem de cima, vemos um móvel de apoio de pequena dimensão no qual foi usada a cortiça como revestimento principal. Este móvel é ideal para ter na sua sala de estar como pequeno apoio para guardar louça de jantar ou outros objectos assim como, ou como móvel que suporta a televisão e outros equipamentos tecnológicos. São ambos discretos e leves. Estão disponíveis em cores distintas no que respeito ao suporte de madeira.  

Coração de Filigrana: Sala de jantar  por Creative-cork
Creative-cork

Coração de Filigrana

Creative-cork

Este móvel faz claramente uma alusão à cultura própria de Viana de Castelo e à sua famosa produção de ouro em filigrana. Neste caso é representado o famoso Coração de Viana, embutido na madeira e principal chamariz desta peça. 

A ourivesaria tradicional portuguesa tem uma inspiração marcadamente religiosa, e o coração de Viana não é excepção. Este coração que é actualmente utilizado como símbolo da cidade de Viana do Castelo, surgiu em Portugal com o cada vez mais enraizado, do culto ao Sagrado Coração de Jesus em finais do séc. XVIII.

Gostou da nossa selecção? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!