Chuveiro: os 6 Principais Tipos de Chuveiro e o Preço Médio da Instalação

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Projecto 3D de casa de banho em tons de rosa e apontamentos de ouro, Smile Bath S.A. Smile Bath S.A. Casas de banho minimalistas
Loading admin actions …

É sob o chuveiro que costumamos começar o nosso dia e é sob ele que, tantas vezes, o acabamos e a verdade é que nada sabe melhor do que um duche quentinho depois de um longo dia de trabalho ou naqueles momentos em que a vida nos pede mesmo para pararmos, relaxarmos e cuidarmos de nós. Já todos entrámos para o duche com a sensação de ter o peso do mundo sobre as costas e saímos a sentir-nos muito mais leves. Certo? De facto, o chuveiro é um elemento fundamental na nossa rotina, tanto do ponto de vista utilitário como no desfrutar de momentos de conforto e paz.

Escolher o melhor chuveiro para o nosso duche não é, por isso, uma questão de somenos. Se é certo que o chuveiro pode ser um verdadeiro “elixir para a alma”, também não é menos verdade que um mau chuveiro (sem pressão ou com demasiada pressão, difícil de regular, pouco funcional, etc.) também pode tornar a hora do banho um verdadeiro bico-de-obra. Hoje em dia, no mercado, há uma vasta oferta de chuveiros que podem ser categorizados de diversos modos, em função do design, do posicionamento (de parede, de tecto ou de mão) e da maneira como funcionam. Aqui na homify, não faltam projectos brilhantes de casas de banho que o vão, por certo, ajudar a escolher o melhor chuveiro para a sua. Este artigo é ilustrado com alguns desses projectos. A par com isso, vamos esmiuçar o mundo dos chuveiros para que, no fim, escolha o melhor de todos para si e para a sua casa de banho.

1. Tipos de chuveiro

Como referimos na introdução a este texto, os chuveiros podem ser categorizados de diferentes formas. O design ocupa, claro está, uma posição importante aquando da escolha de um chuveiro. As pessoas valorizam cada vez mais a casa de banho e escolhem chuveiros que, esteticamente, vão ao encontro do espaço e que tenham algo de original (em termos do formato ou da cor, por exemplo). Veja, de seguida, os principais tipos de chuveiro.

1.1. Chuveiros de mão

Os chuveiros de mão são os mais básicos e permanecem entre os mais populares devido ao seu fácil uso. Entre os chuveiros de mão, encontramos modelos com diferentes fluxos de água e pressão para tornar mais agradável a rotina de higiene. Hoje em dia, o grosso destes chuveiros vem com uma cabeça rotativa que permite adaptar o fluxo e a pressão da água àquilo que desejamos. Há-os também com um botão que se pode pressionar para ir alterando as funções. Os chuveiros de mão (tal como os outros, na verdade) podem ter um design redondo, quadrado, cilíndrico, entre outros, sendo preferível escolher modelos com formas ergonómicas. Note-se que a gestão que se pode fazer do fluxo e da pressão é bastante interessante para poupar água sem prescindir do conforto.

1.2. Chuveiros de parede e tecto

Os chuveiros de duche colocados no tecto ou na parede são, também, uma escolha frequente pela experiência envolvente que proporcionam graças ao seu efeito de chuva. Dentro deste tipo de chuveiro, há modelos com funções distintas para personalizar a sua rotina de duche. Em termos de formato, o redondo e o quadrado são os mais comuns. Dentro deste tipo de chuveiro, há modelos orientáveis que propiciam maior flexibilidade.

1.3. Colunas de duche (e hidromassagem)

As colunas de duche são ouro sobre azul. Se há momentos em que nos apetecer agarrar no chuveiro e tomar um banho rápido, outros há em que preferimos ter as mãos livres para estarmos, simplesmente, a sentir a água a cair sobre a nossa cabeça. Ora, as colunas de duche caracterizam-se por ter dois chuveiros, um fixo e um de mão, podendo a altura das mesmas ser regulável. As mais sofisticadas (e caras) poderão ainda incluir jactos de hidromassagem. Há várias combinações e modelos que deve investigar antes de optar por um.

1.4. Kit de chuveiro/kits de duche

Não deve confundir as colunas de duche com os kits de duche. Os kits de duche, por norma, vêm apenas com uma barra de chuveiro com suporte regulável em altura e um chuveiro manual. Em alguns casos, também incluem uma misturadora termostática. Os modelos de chuveiros modernos e as designações podem variar de marca para marca, pelo que é sempre aconselhável explorar bem o que há no mercado antes de se fazer a escolha final.

1.5. Chuveiros higiénicos

Banheiro Apartamento PR Ocapi Arquitetura Casas de banho modernas

Os chuveiros higiénicos (também conhecidos como “chuveirinhos” são mais pequenos que os demais). Parecem uma mangueira ou uma torneira de mão e são bastante úteis para, por exemplo, lavar as partes íntimas, os pés ou o cabelo sem ter que se tomar um duche. São também práticos para encher as banheiras dos bebés e podem ser colocados ao lado da sanita para substituírem o papel higiénico ou servirem como complemento ao mesmo. Além disso, dão jeito para tarefas domésticas. Se quiser, por exemplo, lavar à mão uma peça de roupa ou calçado, o chuveirinho de mão é bastante conveniente para o efeito. São, de igual modo, um complemento a considerar para quem tem animais de estimação que costumam tomar banho em casa.

Note-se que estes chuveiros podem ser usados como chuveiros de jardim ou chuveiros exteriores de piscina. Nestes espaços ao ar livre, os chuveiros higiénicos surgem como um bom acessório para complementar o chuveiro normal, sendo úteis para passar os pés/sola dos sapatos por água antes de se entrar em casa, dar um banho aos animais de estimação, encher um balde, entre outras coisas.­

1.6. Chuveiros digitais

Os chuveiros digitais distinguem-se de todos os outros por oferecerem uma incrível precisão no que diz respeito ao controlo de temperatura, sendo que, hoje em dia, muitos deles são compatíveis com smartphones. Os chuveiros digitais vêm acompanhados por um painel de controlo com informações sobre a temperatura da água, o fluxo, a pressão, entre outras coisas. Isto significa que estes chuveiros permitem que se ajuste ao grau a temperatura da água do duche. Na verdade, há chuveiros digitais que vêm com a opção de configurar perfis para cada membro da família. Imagine, então, um casal: um dos membros gosta de duches bem quentes e com alta pressão e o outro prefere duches com a água morna e com uma pressão menor. Cada um pode criar um perfil e ao entrar no duche, basta selecionar esse perfil para que a água saia exactamente como desejado!

2. Quanto custa instalar um chuveiro?

O preço de instalação de um chuveiro depende, claro está, do tipo de chuveiro. Se se tratar só de uma simples substituição da cabeça do chuveiro, qualquer pessoa pode fazê-lo. Basta comprar uma cabeça nova, tirar a antiga e enroscar a nova. Não tem nada que saber. No entanto, se estivermos a falar da instalação de uma coluna e kit de duche e/ou de uma coluna de hidromassagem ou de um chuveiro digital, é aconselhável recorrer ao serviço de um profissional visto que este tipo de instalação implica abrir a parede, instalar tubos e válvulas e manusear ligações eléctricas. Assim sendo, o preço, em Portugal, para a instalação de um chuveiro pode oscilar entre os 75€ e os 300€ (estes valores não incluem os preços dos chuveiros e são meramente referenciais. Peça sempre mais do que um orçamento antes de contratar qualquer tipo de serviço para a casa.).

Alguns aspectos que podem diminuir ou encarecer a instalação são: o estado da canalização; se é a primeira vez ou não que o chuveiro vai ser instalado (as primeiras instalações são mais complexas e, por isso, mais caras); e a colocação de outros acessórios (por exemplo, jactos de hidromassagem), o que inclui aqueles que são necessários para os chuveiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Aliás, neste último caso, deve apenas escolher materiais certificados e contratar instaladores experientes.

3. Quem me pode instalar um chuveiro?

Caso recorra a um profissional para instalar um chuveiro, tem duas hipóteses: ou contrata os profissionais da empresa onde comprou o chuveiro e os acessórios de duche/casa de banho ou entrega a instalação a um canalizador. Aqui na homify, pode consultar uma extensa base de dados de empresas portuguesas de design de casas de banho, de empresas que comercializam materiais para a casa/de construção (o que inclui os acessórios para a casa de banho) e de canalizadores.

Recomendado:

Veja ainda:

Que modelo tem em casa? Gosta do que tem ou preferia outro? Deixe-nos o seu feedback!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista