Cor Mostarda: 15 Ideias Bonitas para Saber Associá-la na Decoração

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Beach House Prego Sem Estopa by Ana Cordeiro Quartos modernos
Loading admin actions …

Quente e cheia de personalidade, a cor mostarda é a cor ideal para dar um toque de luz a um interior. Adapta-se aos mais diversos estilos, tanto num espírito de loft ou casa de campo, como numa inspiração étnica chique, ou até numa atmosfera Art Deco. A cor amarelo mostarda ilumina e harmoniza uma bela paleta de cores, de forma a criar ambientes diferentes, mas sempre bonitos e cintilantes!

Se definirmos um espectro, o amarelo mostarda seria um amarelo que se aproxima da terra em comparação com outros amarelos mais escuros, que tendem a aproximar-se mais do amarelo laranja.

O amarelo mostarda é uma tonalidade cálida e dinâmica que fará vibrar as cores a que será associada. O amarelo mostarda vai ajudar a iluminar a sua decoração… Como se despertasse o seu interior.

No artigo de hoje, queremos partilhar bonitas inspirações, onde estão presentes a cor mostarda. Por isso, venha daí inspirar-se e saber mais sobre esta cor tão tendência!

1 – As características da cor de tinta mostarda

Interior Elegante, Londres Maison Amarande Salas de estar ecléticas
Maison Amarande

Interior Elegante, Londres

Maison Amarande

O amarelo é a cor do sol e da alegria. Tem vários tons, incluindo o amarelo mostarda, que combina bem com a decoração dos nossos interiores.

Embora as flores da mostarda sejam amarelas, a cor mostarda denota um tom mais escuro, semelhante ao do condimento. Este amarelo muito específico é utilizado há muito tempo na área da moda, uma vez que a primeira menção ao amarelo mostarda data do século XVII. Este tom muito tendência é particularmente apreciado na decoração de interiores, porque tem o poder de iluminar um interior.

A cor mostarda é tão poderosa na parede como para decorar os móveis, mesmo os da cozinha. Além disso, é muito comum vê-lo em têxteis, como em capas de almofada, dossel da cama, cortinas, toalhas de mesa, etc.

2 – Cor mostarda para parede

Não é recomendado pintar todas as paredes de uma divisão de amarelo mostarda, mas optar por pintar apenas uma parede, que se tornará o ponto chave da sala.

Nos seus acabamentos clássicos, é preferível a versão mate ou aveludada, que revela a profundidade dos seus tons.

Também pode escolher uma tinta cor mostarda com efeito, para um acabamento um pouco exótico, e combinar com móveis de madeira escura.

3 – Amarelo mostarda na sala

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Salas de estar ecléticas
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

O amarelo mostarda dá personalidade à sala de estar. Podemos usar essa cor para decorar as nossas paredes. Mas cuidado, devemos evitar o look total. Em vez disso, prefira este tom dinâmico para pintar uma parede de amarelo mostarda apenas.

No que diz respeito `a mobília, escolha um bonito sofá mostarda para dar uma lufada de ar fresco à sala.

Também pode optar por diferentes materiais e acessórios: almofadas estampadas, pufe, vaso de flores, etc., porque são muito fáceis e barato de substituir quando se cansar e quiser optar por outra cor.

4 – Amarelo mostarda na cozinha

Fotorreportagem de Apartamento Remodelado HOUSE PHOTO Cozinhas modernas
HOUSE PHOTO

Fotorreportagem de Apartamento Remodelado

HOUSE PHOTO

Não precisa de muita coisa, para criar uma decoração amarela mostarda na sua cozinha. Opte por comprar eletrodomésticos coloridos, cadeiras, itens de decoração ou pratos. Vai ver que serão suficiente para decorá-la num piscar de olhos, dando-lhe outra dinâmica!

5 – Amarelo mostarda no quarto

No quarto não hesite em brincar com um look total amarelo mostarda! Esta cor é, de facto, perfeitamente adequada para uma noite de descanso.

Pode optar por pintar uma parede amarela, como a da cabeceira e aliar mais detalhes amarelos mostarda. Opte por uma colcha amarela, uma cadeira, umas almofadas… Enfim, dê luz ao seu quarto com o amarelo mostarda! O efeito ’wow’ é garantido!

6 – Amarelo mostarda no escritório

Para criar um espaço de trabalho (e aliás para trabalhar de bom humor), pode pintar um padrão geométrico na parede. Isso proporcionar-lhe-á um espaço de trabalho colorido e acolhedor.

7 – Uma pequena nota de amarelo mostarda com acessórios

Home Staging Home Traces Salas de estar modernas
Home Traces

Home Staging

Home Traces

Se tem medo de ficar entediado com o amarelo mostarda, aconselhamos que o use em pequenos apontamentos com acessórios decorativos bem escolhidos. Encontrará tudo o que precisa na maioria das lojas de decoração para casa, como através dos profissionais registados na homify, que pode descobrir aqui.

Para decorar um banco ou sofá, opte por almofadas bonitas. Simples, estampadas, linho, algodão… Será mimado pela escolha. Observe que pode combinar uma almofada amarela mostarda com outras cores de terracota ou criar um bom contraste com almofadas pretas ou cinza carvão.

Outra solução: o pufe. Mais uma vez, o veludo estará na ordem do dia, mas também pode escolher um modelo de algodão, um pequeno banco também será uma muito boa escolha. De qualquer forma, pode sempre brincar com as cores para destacar o tom mostarda no espaço, porque isso irá impedir que crie uma decoração excessivamente monótona.

8 –

Quarto - Janelas de S. Bento, Porto - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Quartos pequenos
ShiStudio Interior Design

Quarto – Janelas de S. Bento, Porto – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

No seu quarto, pode brincar com duas tendências decorativas particularmente fortes. Ao escolher um manta amarela mostarda, de modo a criar uma atmosfera colorida, mas também muito aconchegante no seu quarto. Pode colocá-la aos pés da cama para despertar a decoração!

9 – Móveis amarelo mostarda

Quer usar o amarelo mostarda na sua decoração? Então, a maneira mais fácil será, sem dúvida, escolher um sofá que destaque esta cor. Poderá escolher entre vários estilos: moderno com sofá de linhas clean, retro com veludo amarelo mostarda, entre outras opções.

Um sofá de veludo mostarda também será uma boa forma de criar uma decoração étnica e/ou boêmia chique. Pode escolhê-lo num estilo requintado e combiná-lo com móveis de madeira crua e uma parede cor bordeaux.

Não hesite em brincar com os padrões para uma decoração dinâmica.

10 – Com que materiais associar o amarelo mostarda?

Pode combinar o amarelo mostarda com diferentes materiais, tal como a madeira ou a pele. Mas pode ir mais longe e optar por combiná-lo com o veludo ou betão para realçar um ambiente clássico ou até industrial, porque irá conferir calor e aconchego, seja aplicado numa parede ou utilizado em tecidos ou mesmo em móveis, como em cadeiras.

11 – Cor mostarda combina com que cor

Sala de Estar homify Salas de estar modernas
homify

Sala de Estar

homify

Por mais surpreendente que possa parecer, essa cor tem a capacidade de combinar com todas as cores, o que irá realçar os seus tons quentes.

Por exemplo:

  • num ambiente escandinavo, não hesite em combinar o amarelo mostarda com o bege, cinza claro ou azul.
  • numa decoração retro, opte por combinar cor-de.-rosa ou verde, porque vai ajudar a realçar a cor amarela mostarda.
  • num ambiente industrial, a cor mostarda também se presta a esse estilo, quando combinada com o preto ou o cinza.
  • numa atmosfera minimalista, saiba que o branco e o amarelo mostarda combinam perfeitamente para um resultado repleto de design que rompe com o lado imaculado das paredes brancas.
  • Além disso, a cor mostarda combina muito bem com o cinzento, pois equilibra o seu tom vibrante. Os tons neutros como o bege e castanho (madeiras) aliam-se bem ao tom mostarda.

12 –

Como pode ver nestes exemplos, esta cor também adapta-se a todos os ambientes da casa, proporcionando requinte e sofisticação.

13 -

Como vê, não precisa de muitos apontamentos amarelos mostarda para dar vida ambiente mais neutro e/ou monocromático.

Não tenha receio de comprar uma peça amarela mostarda, porque é realmente uma cor atemporal e que confere elegância. Além disso, é uma cor que transmite imensa alegria e sentimentos positivos

14 –

gelataria Youfrut Atelier Base Espaços comerciais modernos Amarelo
Atelier Base

gelataria Youfrut

Atelier Base

Pintar as paredes de casa de banho pequena de cor mostarda é uma forma de iluminá-la!

15 –

Este quarto mostra-nos que simples toque de cor mostarda são suficientes para fazer a diferença e para iluminar uma divisão.

Esperamos que tenham gostado destas inspirações e ideias sobre a cor mostarda e que tenha sido uma fonte de inspiração para decorar a sua casa!

Para mais inspiração, dê uma vista de olhos a este artigo da revista da homify: Cores que combinam bem com bege.

Gosta de cor mostarda na decoração? Em que detalhes a tem aplicada em casa?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!