Mármore Travertino – 9 Coisas que Precisa de Saber Sobre Este Material Adorado Por Tantos

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Sugestões Aprifer Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Travertino ou mármore travertino… Já ouviu falar deste material com certeza. Mas será que sabe exactamente o que é, como utilizar e de onde vem?

Com a sua paleta de cores creme, o travertino é uma pedra natural discreta que combina bem com muitos estilos de decoração. Quer seja travertino para o interior ou travertino para o exterior, este revestimento de pedra natural dá à sua casa ou jardim um encanto mediterrânico, mas durante algum temo esteve algo esquecido no panorama do design e da arquitectura. Mas essa realidade tem vindo a mudar!

Aproveitando a tendência das matérias-primas naturais e rústicas, o travertino está de volta aos holofotes no sector doméstico. Esta pedra natural, aclamada pelo seu encanto, é fácil de manusear e oferece inúmeras possibilidades de utilização. Longe de ser tão clássico quanto possamos pensar, o travertino abre um campo de criatividade muito amplo, com um foco principal nos revestimentos, mas também na fabricação de móveis, acessórios e pequenos objectos.

Quer saber o que é travertino e como utilizá-lo?

Em que espaços pode ser usado? Quais são as vantagens e desvantagens?

Hoje na homify encontra todas as respostas às suas questões. Acompanhe-nos e conheça melhor mais esta alternativa para dar beleza à sua casa!


1 – O que é travertino

Radiador DUO-THERM DELUXE 900W em M´ármore Travertino Amarelo polido Duo-Thermo - Sistema de Aquecimento, Lda. Salas de estar modernas
Duo-Thermo – Sistema de Aquecimento, Lda.

Radiador DUO-THERM DELUXE 900W em M´ármore Travertino Amarelo polido

Duo-Thermo - Sistema de Aquecimento, Lda.

Apesar de ser assim chamado, o travertino não é uma pedra de mármore nem é igual ao calcário, com o qual é muitas vezes confundido, porque estas são rochas metamórficas. O travertino é uma pedra sedimentar quimiogénica composta por vários depósitos de carbonato de cálcio e define-se pelos seus espaços ocos, originados pela água doce que dissolve os depósitos e cria bolsas de dióxido de carbono. Geralmente é encontrado como depósitos perto de fontes termais e em regiões calcárias.

Nos tempos antigos, em especial na época romana, o travertino era frequentemente usado como material de construção, mas atualmente é usado sobretudo como revestimento principalmente ao ar livre para decks de piscinas, pátios, bancadas, pisos, chuveiros e banheiras, bem como para decoração de exteriores e interiores.

2 – Origens do Travertino

Revestimento Pedra Natural TRAVERTINO Aprifer Casas de banho modernas
Aprifer

Revestimento Pedra Natural TRAVERTINO

Aprifer

Na Europa, a Itália é conhecida pelo seu travertino desde os tempos da antiguidade clássica. Efectivamente a palavra travertino vem do italiano Travertino, que por sua vez vem do latim tiburtinus, que significa pedra de Tivoli, uma cidade nos arredores de Roma. Muitos monumentos romanos são em travertino, incluindo o famoso Coliseu ou as estátuas do Vaticano. O travertino italiano é ainda o mais famoso, pois Itália teve, e ainda tem, muitas pedreiras de travertino: o mármore travertino romano da região de Tivoli, o travertino Toscano da Toscana e também travertino da Sicília.

Mas podemos encontrar travertino excelente um pouco por todo o mundo (Turquia, Balcãs, China, Argentina… ), e Portugal não é excepção: o mármore travertino nacional é extraído na região de Condeixa e também tem características de grande qualidade.

Não sabemos a proveniência do travertino usado nesta proposta da portuguesa APRIFER, mas sabemos que o resultado é fascinante!



3 – Tipos de Travertino

Sendo uma rocha natural, é fácil de perceber que haja uma grande variedade de travertino, com uma excelente diferenciação de tons de bege e creme que vão até ao castanho avermelhado. 

Além da cor, existem outros critérios para diferenciar os travertinos: em função da densidade dos orifícios e do acabamento da sua superfície e bordas, podendo assumir uma aparência rústica ou até moderna, dando ao mármore travertino textura mais aveludada e acabamento mais liso.

Existem vários tipos de travertinos, cujas designações são dadas segundo as cores e as proveniências. o travertino cinza, o travertino prata Rapolano, o Vesta, o Titânio, o amarelo, o amarelo persa, o dourado romano, dourado persa… Dezenas de variedades. O nosso conselho é que pesquise as variedades disponíveis no mercado da sua região e siga a indicações do seu designer de interiores, do seu arquitecto, do seu bolso ou do seu coração!

4 – Como escolher o seu travertino

Como já deve ter percebido pelo ponto anterior, para escolher bem o seu travertino deve ter algumas das suas características em consideração, relativamente aos diferentes tipos que tem à sua disposição:

  • a cor
  • a textura
  • os acabamentos
  • a espessura e o tamanho da peça
  • o preço

A cor

Sendo uma rocha natural, criada por sedimentação após o depósito de calcário em organismos vivos (musgo, restos de plantas, cogumelos, etc.) é natural que a sua cor não seja uniforme. Por outro lado, o nível de humidade e o CO2 do solo, também fazer variar bastante as características da rocha. Assim, a cor do travertino acaba por variar em função da área de extracção do bloco e também da localização geográfica da pedreira de origem.


Note que, mesmo com estas características únicas, a diversidade de cores do travertino é bastante limitada em comparação com outros tipos de pedra. Não existem cores extravagantes de preto, azul ou verde. No entanto, há sempre um travertino ao gosto de cada um!

Os tons relativamente claros do travertino adicionam suavidade ao ambiente. Esta rocha fica maravilhosa quando combinada com cores distintas como o azul forte ou o cinzento antracite, o verde, o laranja ou o vermelho para peças mais quentes.

Travertino Romano nas paredes ARQ Ana Lore Burliga Miranda Salas de estar modernas Mármore Bege
ARQ Ana Lore Burliga Miranda

Travertino Romano nas paredes

ARQ Ana Lore Burliga Miranda

A textura

Os buracos e fissuras que encontra no travertino podem ser preenchidos com argamassa ou deixados por preencher.

O tamanho dos orifícios indica se a pedra é ou não um corte premium. Em regra geral, quanto menores os orifícios, mais premium é o corte do travertino, sendo que não há regulamentação nesta matéria. No que respeita à textura existem 3 tipos principais de travertinos, normalmente classificados de acordo com a sua qualidade. A qualidade neste caso refere-se ao tratamento dado à pedra depois de extraída, não à da pedra original:

O travertino premium: este travertino é bastante suave e mantém uma aparência semelhante entre peças, com pouco ou nenhum material de enchimento para preencher os orifícios. 


Travertino de segunda escolha: tem colorações mais diversas, mais inclusões e algum material de enchimento, mas conserva um aspecto geralmente harmonioso

Travertino de grau comercial: neste tipo de travertino, pode haver diferenças de cor entre as peças. A rugosidade é visível e a pedra contém bastante material de enchimento para obter um resultado equivalente aos outros tipos.

Quanto à estética

A premissa é simples: – uma peça com muita rugosidade terá naturalmente um carácter mais rústico do que uma peça mais lisa. Assim a escolha do acabamento no que respeita à textura vai depender directamente dos seus planos para o travertino. Se pretende um acabamento mais natural, como o da casa de banho acima, escolha peças menos trabalhadas, se pretende um acabamento mais moderno, como o da parede da foto abaixo, escolha um acabamento polido.


5 – Em que ambientes posso usar o travertino?

O travertino pode ser usado em qualquer tipo de ambientes.

Existem vários tamanhos, cores e acabamentos que permitem a utilização do travertino em qualquer ponto da casa, tanto no chão como nas paredes, em bancadas ou em peças decorativas.

No que respeita aos revestimentos, nas salas de estar e de jantar, deve ser dada a prioridade aos formatos maiores das peças. Mosaicos e pequenos formatos são mais adequados para áreas molhadas, como piscinas ou espelhos de água

Os formatos de dimensões intermédias são geralmente usados ​​em quartos, cozinhas e casas de banho. Para estes últimos existem ainda elementos específicos como bancadas, resguardos ou lava-loiças, com designs muito elegantes, como o incrível lavatório de mármore para casa de banho da imagem anterior.


6 – Vantagens e desvantagens do travertino

Detalhes que fazem a diferença Cecília Mesquita Arquitetura Varandas, marquises e terraços tropicais
Cecília Mesquita Arquitetura

Detalhes que fazem a diferença

Cecília Mesquita Arquitetura

O travertino é um material muito interessante com várias vantagens e algumas desvantagens:

  • é um material muito resistente ao impacto e ao desgaste;
  • é antiderrapante, sendo ideal para divisões como a casa de banho ou para o exterior de casa, em terraços e piscinas;
  • é fácil de instalar e manter;
  • é mais barato do que outras pedras naturais, nomeadamente o mármore e o calcário;
  • como desvantagens temos a necessidade de utilização de produtos de limpeza correctos para evitar danificar as superfícies de travertino e a necessidade de, pese o seu preço mais acessível, ser necessário ter um certo orçamento para adquirir pedra de alta qualidade.

7 – Como manter o seu travertino em boas condições

Fazer a limpeza e a manutenção do travertino é muito fácil! Como o travertino pertence à família do calcário, você só precisa evitar produtos abrasivos, ácidos e que contenham surfactantes. A melhor coisa a fazer é limpar o chão com água limpa e um detergente específico para pedras naturais.

8 – As alternativas em cerâmica

Pavimento Traverti Fabistone Paredes e pisos modernos
Fabistone

Pavimento Traverti

Fabistone

O grés porcelânico é uma excelente alternativa para quem se apaixonou pelo travertino mas tem um orçamento limitado, vive numa zona onde a água é muito dura ou deseja ter a manutenção ainda mais facilitada. Reproduzindo a aparência do travertino de uma forma extremamente realista, a cerâmica é uma uma óptima alternativa às pedras naturais, especialmente em áreas sensíveis. Existe uma procura crescente de revestimentos de grés porcelânico com acabamento a imitar travertino e é importante dizer que é uma alternativa bastante boa, inclusivamente no que respeita à textura. O contra é que, ao contrário do que acontece com a pedra natural, onde cada peça tem um acabamento único, nas tijoleiras o padrão repete-se.



9 – Mármore travertino preço

Terminamos este artigo com uma pequena incursão sobre os preços praticados para esta pedra tão especial.

Como já referimos, há uma imensa variedade de tipos de travertino no mercado, com acabamentos distintos, e muitos fornecedores. Isto faz com que seja bastante difícil estabelecer para o mármore travertino preço m2 fiável. Ainda assim conseguimos encontrar preços que oscilam entre os 65 e os 77 € para o travertino romano, normalmente variando em função da espessura das peças, em ladrilhamento, e valores a rondar os 186 €/m2 para superfícies cortadas à medida.

Continue a ler para saber mais informações sobre mármore branco no artigo: Mármore branco: um guia de tudo o que precisa saber sobre esta pedra!

Gosta desta pedra em revestimentos e decoração ou não é mesmo o seu estilo? 

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!