Verde Oliva: 16 Imagens que Mostram Como Incorporar o Verde em Sua Casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Sala Estar - Encosta do Douro Ângela Pinheiro Home Design Salas de estar ecléticas
Loading admin actions …

As cores que escolhemos para as nossas casas têm muito poder no que toca a influenciar o nosso humor e estado de espírito e a determinar o tipo de ambiente que podemos nelas encontrar: sereno, optimista, elegante, acolhedor, descontraído, fresco, luminoso, urbano, entre outros. Definir a paleta cromática não é, por isso, uma questão de somenos. Todas as cores devem ser devidamente analisadas e colocadas lado a lado para que se consiga perceber quais funcionarão juntas e quais vão ao encontro do nosso estilo.

Hoje, é ao verde que dedicamos este artigo, nomeadamente ao verde oliva, uma cor capaz de elevar qualquer espaço e de emprestar aos ambientes tranquilidade e sofisticação. A tonalidade ténue e arbórea tem um apelo inegável que tanto pode suavizar como dar uma nova energia a um espaço.

Ainda por cima, já estamos em pleno Outono, uma estação que convida ao uso de cores aconchegantes que tornem os dias frios mais quentinhos e que, de uma forma ou de outra, nos remetam às cores da natureza que está tão bonita nesta altura do ano.

Venha ver como incorporar a cor verde oliva – e outros tons de verde como o verde sálvia ou o verde musgo – em sua casa.

1. Significado da cor verde

É interessante conhecermos o significado das cores para percebermos de que forma estas podem impactar o nosso estado de espírito quando as aplicamos às nossas casas. O verde é, por excelência, a cor que associamos à natureza. Considerada a cor mais repousante para os olhos, o verde, no design de interiores, veicula calma, segurança e harmonia. Quando surge como a cor principal num espaço, produz uma infinita sensação de calma. O verde simboliza, ainda, fertilidade e frescura, tendo o poder de fazer com que as pessoas se sintam emocionalmente seguras. Pode ser usado em qualquer divisão da casa, embora se deva ter os tons em atenção porque tons diferentes podem evocar sensações totalmente distintas. O verde escuro, por exemplo, está mais associado à ambição, à inveja e à ganância (talvez por se fazer o paralelismo com o dinheiro); por outro lado, o verde água está mais associado à protecção e à cura. O verde amarelado pode simbolizar doença, discórdia e cobardia, mas o verde oliva é a cor tradicional da paz. Outras associações comuns desta cor versátil são a sorte, a saúde e a consciência ambiental.

2. Formas de usar o verde na decoração: nas paredes

Lezírias House Twelve Four Haus Salas de estar modernas
Twelve Four Haus

Lezírias House

Twelve Four Haus

Pintar as paredes de verde é, porventura, a forma mais corajosa de usar esta cor. No entanto, o verde, e ao contrário do que à partida se possa pensar, é uma cor neutra que não encaixa totalmente no leque de cores frias ou quentes. Esta característica torna-o ideal para ambientes menos brilhantes ou mais fechados.

Nestas duas salas de estar, a cor verde predomina. Na primeira, o verde oliva surge num espaço decorado com o estilo moderno, mas, na segunda, encontramos o verde garrafa a acentuar o estilo marcadamente retro do ambiente. É incrível como estas cores fazem tanto pela personalidade e estilo de cada uma das salas, o que também prova a flexibilidade do verde que tanto pode ser incorporado em ambientes modernos como vintage ou retro. Em ambas as salas, porém, é o branco que vem equilibrar a paleta, permitindo que esta respire e que o verde não se torne demasiado pesado.

Nota: para uma atmosfera mais aconchegante, distribua vários pontos de luz pelo espaço e opte por lâmpadas com temperatura de cor quente (alaranjada) que ficarão muito bem com o verde.

Sala de vivenda em S. Mamede - Projeto de interiores Shi Studio - Matosinhos, Porto ShiStudio Interior Design Sala de estarAcessórios e Decoração
ShiStudio Interior Design

Sala de vivenda em S. Mamede – Projeto de interiores Shi Studio – Matosinhos, Porto

ShiStudio Interior Design

Não podíamos deixar de incluir esta sala de estar em que o verde sálvia aparece eximiamente combinado com os pormenores de decoração em cinza claro, numa dinâmica que abraça, na perfeição, os estilos clássico e contemporâneo. Destaque para o friso branco que percorre a parede, intervalando com graciosidade a presença deste verde que, por ser muito claro, torna a atmosfera verdadeiramente serena e confortável. O verde é, sem dúvida, uma das melhores cores para sala, sobretudo por se tratar de um espaço de relaxamento e socialização que beneficia do astral exercido pela cor.

3. Verde numa só parede

Coração de Lisboa homify Salas de estar ecléticas
homify

Coração de Lisboa

homify

Se prefere não arriscar pintar todas as paredes na cor verde oliva – ou noutras tonalidades de verde -, pode optar por pintar apenas uma que funcionará como accent wall na sua sala. A parede que está adjacente à zona de refeições é uma parede interessante para o efeito, visto constituir o pano de fundo desta zona destinada à partilha e ao convívio. Cores impactantes ou belas peças de arte nas zonas de jantar são sempre uma boa ideia porquanto as tornam mais clássicas e luxuosas e porque podem até inspirar temas de conversa!

4. Verde oliva na cabeceira da cama

O verde na decoração pode ser aplicado em todas as partes da casa. Os quartos beneficiam de ambientes calmos que convidem ao repouso e o verde é a cor ideal para o efeito. Neste quarto, brincou-se com a cor na cabeceira da cama que foi estofada com um tecido às riscas horizontais em branco e em verde oliva. A cabeceira da cama ocupa uma posição central no espaço, pelo que o verde tem um papel importante na decoração do mesmo. Repare que a designer optou por combinar o verde com o rosa: esta é, porventura, uma das combinações do momento e pode adquirir diferentes significados conforme as tonalidades usadas. Pode favorecer-se uma abordagem mais suave e subtil com tonalidades pálidas ou enveredar por um esquema arrojado com a cor verde esmeralda e um tom de rosa mais vibrante.

5. O verde nos detalhes

Espaço Lounge | Suite B IAM Interiores Quartos escandinavos
IAM Interiores

Espaço Lounge | Suite B

IAM Interiores

Sala Estar - Encosta do Douro Ângela Pinheiro Home Design Salas de estar ecléticas
Ângela Pinheiro Home Design

Sala Estar – Encosta do Douro

Ângela Pinheiro Home Design

Quando se tem uma base branca – ou noutro tom parecido – é muito fácil incorporar cor na decoração através dos apontamentos como almofadas, pufes, jarras, candeeiros, entre outros. Se olha para o seu espaço e sente que ele precisa de um sopro de vida e de frescura, tem no verde oliva um excelente aliado para lhe dar um novo ar. Agora no Outono, pode apostar em almofadas, pufes, cortinas, mantas ou têxteis de cama verdes e com texturas mais aveludadas, quentes e agradáveis ao toque.

6. Verde oliva na cozinha

deVOL Kitchens Cozinhas modernas Madeira maciça Verde

As cozinhas em verde têm algo de muito especial. Lembram-nos as cozinhas campestres, quiçá as das casas antigas ou as das avós e dão-nos mesmo vontade de ficar nelas e de cozinhar para toda a família. São, realmente, intimistas. Neste projecto, a espectacular cozinha verde oliva surge complementada por acessórios dourados como a torneira, os puxadores e até as dobradiças. Quem, um dia, falou em ouro sobre azul não reparou no poder que o verde e o dourado têm quando se juntam!

Torneiras Water Evolution e pavimentos Vives Padimat Design+Technic Armários de cozinha Cerâmica Multicolor
Padimat Design+Technic

Torneiras Water Evolution e pavimentos Vives

Padimat Design+Technic

Eis mais cozinha em verde, desta vez inspirada no movimento modernista do início do século XX que originou uma revolução no design de interiores. A glamourosa cozinha parece saída de um qualquer episódio da série Mad Men cuja estética retro é muito evidente e inspiradora (e tendência!). E como não se fala desse estilo sem mencionar o verde, aqui temos a interpretação que os designers fizeram das formas e da cor, sempre sem comprometer os padrões de conforto actuais. O piso em mosaico hidráulico percorre diversos tons de verde e a cozinha organiza-se em dois lados, um em verde claro e outro em branco total. Adoramos o brilhantismo e a originalidade deste projecto!

7. Verde oliva na casa de banho

Showroom Tons de Banho TONS DE BANHO Casas de banho clássicas
TONS DE BANHO

Showroom Tons de Banho

TONS DE BANHO

Não é uma coincidência o verde ser uma das cores mais populares para a casa de banho, um espaço que é visto como sendo de regeneração: é lá que as pessoas tomam banho, se refrescam, relaxam e ganham vigor para enfrentar o dia. E não há melhor cor do que o verde para transmitir tranquilidade, frescura e para nos relacionar, de certa forma, com a natureza que sempre nos inspira. Neste projecto, o verde surge nos azulejos estilo parede de metro e aparece combinado com o cinza escuro e com toalheiros prateados, uma alternativa ao dourado para quem pretende criar um ambiente mais clean e minimalista.

8. Mais apontamentos

Pent House Quinta dos Alcoutins, Lumiar Inêz Fino Interiors, LDA Salas de jantar industriais
Inêz Fino Interiors, LDA

Pent House Quinta dos Alcoutins, Lumiar

Inêz Fino Interiors, LDA

Adoramos a forma como o verde oliva foi incorporado nesta sala de jantar, fazendo parte do conjunto de cadeiras que acompanham a mesa. É uma excelente ideia para uma decoração que se queira menos formal e urbana, mas elegante. Além disso, com a sua suavidade, vem criar um contraponto aos móveis e paredes escuras.

9. Quem pode ajudá-lo a escolher as cores para a sua casa?

Apartamento . Lisboa . Reabilitação . Remodelação . Alfama aponto Salas de estar modernas
aponto

Apartamento . Lisboa . Reabilitação . Remodelação . Alfama

aponto

Sala de Estar Frame Collection Farimovel Furniture Sala de estarTV e mobiliário
Farimovel Furniture

Sala de Estar Frame Collection

Farimovel Furniture

Todos os dias, partilhamos, aqui na homify, projectos de designers de interiores e de decoradores portugueses que, entre outras coisas, são as pessoas ideais para o ajudarem a estabelecer a melhor paleta cromática para a sua casa. Contacte-os sem hesitar e, entretanto, leve daqui uma boa dose de inspiração:

Deixe-nos o seu feedback sobre esta cor! Qual é a sua tonalidade de verde preferida?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!