Inclinação Telhado: Aprenda a Fazer o Cálculo de Inclinação de Telhado |+ 15 Fotos Como Inspiração

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Tipos de telhas disponíveis no mercado - Qual escolher? Congrau Engenharia
Loading admin actions …

O telhado é um elemento estrutural fundamental numa casa, pelo que a sua construção (e posterior manutenção) deve ser feita com todo o cuidado e rigor. Um telhado com falhas é uma porta aberta a problemas sérios como o aparecimento de humidade (o que pode, inclusive, provocar problemas de saúde nos moradores, especialmente de natureza respiratória), a perda de conforto térmico, o risco de curto-circuitos e de acidentes graves durante ventanias e tempestades, entre outras coisas. Assim, a sua construção implica uma série de detalhes técnicos como é o caso do cálculo de inclinação de telhado. Esse cálculo depende de uma miríade de factores como o modelo da telha e o tipo de cobertura. Hoje, ensinamos-lhe a fazer o cálculo para a inclinação do telhado tendo em conta cada tipo de telha. Ora tome nota!

1. A importância de calcular a inclinação do telhado

Telhas de cimento | Reabilitação BMI GROUP Telhados de duas águas
BMI GROUP

Telhas de cimento | Reabilitação

BMI GROUP

1. Telha cerâmica: Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

1. Telha cerâmica:

Congrau Engenharia

Os detalhes técnicos importam. Ao determinar o grau de inclinação do telhado, é possível determinar a área da cobertura, o comprimento do beiral e a cumeeira indicada, assim como o tipo de telha mais adequado para a cobertura. Todos estes dados são fundamentais, especialmente para que o escoamento da água da chuva ocorra sem problemas.

Antes de fazer os cálculos, há três pontos aos quais deve ter atenção:

  • O tipo de telha: o tipo de telha faz realmente diferente. Uma telha de cerâmica, por exemplo, é mais pesada do que uma telha metálica;
  • O tamanho da telha: outro ponto a ter em conta é o tamanho da telha. Quanto maior for o tipo de telha por si escolhido, menor será a inclinação do telhado. Pelo contrário, quanto mais pequena, maior será a inclinação;
  • A unidade de medida: os cálculos devem ser feitos utilizando a mesma unidade de medida. Se vai fazer as contas em centímetros, use centímetros até ao fim. O mesmo para os metros, etc. Nada pior do que chegar ao fim dos cálculos e perceber que misturou unidade de medida.

2. Percentagem de inclinação das telhas e tamanho do telhado

Casa Ruby BMI GROUP Telhados de quatro águas
BMI GROUP

Casa Ruby

BMI GROUP

Construção de Telhados - ORÇAMENTOS Batucasul Blue Roof
Batucasul Blue Roof

Construção de Telhados – ORÇAMENTOS

Batucasul Blue Roof

A percentagem de inclinação situa-se, em média, entre os 10% e os 30% (conforme o modelo da telha), sendo que a maior parte dos fabricantes dão essa informação em relação às telhas que comercializam (ou seja, os fabricantes especificam as inclinações mínimas e máximas). Depois, é preciso calcular a área da cobertura. De seguida, faz-se a conta propriamente dita.

A título de exemplo, suponhamos que a inclinação das telhas em causa é de 30% e que o telhado mede 100cm (1m): o cálculo que deve ser feito é 30% / 100 = 30. Isto significa que a cada 100cm na horizontal, o telhado subirá 30cm na vertical.

Como vê, é um cálculo simples, mas vamos agora calcular a cumeeira de um telhado de duas águas que tenha, por exemplo uma largura de 800cm (L = 800cm/8m) e inclinação de 30% (i=30%):

Se um telhado de duas águas tem 8m de largura, então a cumeeira está no meio, a 4m da largura.

Se a inclinação é de 30%, então o cálculo é de 30/100 = 30cm de altura a cada 1m de largura. Assim, a cada 4m de largura, temos 120cm nos 4m de largura. A cumeeira estará, então, a uma altura de 1.20m (120cm).

3. Inclinação telhado de cerâmica

Fachada exterior - Casa em S. Mamede (arquitetura) - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Moradias
ShiStudio Interior Design

Fachada exterior – Casa em S. Mamede (arquitetura) – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

A telha cerâmica é uma das mais utilizadas (a telha lusa é em cerâmica), podendo ser encontrada em projectos de tipos diferentes. É uma telha que propicia alto conforto térmico às casas, mas que, para além de requerer mais manutenção, para não escurecer com o passar do tempo, tem um peso elevado, o que significa que a base do telhado deve ser mais robusta, trabalhada e estruturada.

Exceptuando a telha francesa, todas as telhas cerâmicas têm uma inclinação de 30%.

30% = 30cm/100cm, ou seja, a cada 100cm na horizontal, o telhado sobre 30cm na vertical.

4. Inclinação telhado fibrocimento

6. Telha de fibrocimento: Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

6. Telha de fibrocimento:

Congrau Engenharia

As telhas de fibrocimento (que resultam do processamento do cimento com as fibras de amianto), ao contrário das de cerâmica, são bastante leves, de fácil instalação e menos dispendiosas. No entanto, do ponto de vista estético, não são tão apelativas. Ainda assim, são uma opção a considerar se tem o orçamento apertado e se procura uma solução prática e económica que ofereça a durabilidade.

A percentagem de inclinação é de 10% (inclinação mínima de 9%). Note-se, ainda, que esta telha é maior do que a telha cerâmica e que quanto maior for uma telha, menos será a inclinação do telhado.

10% = 10cm/100cm, ou seja, a cada 100cm na horizontal, o telhado sobre 10cm na vertical.

6. Inclinação telha de cimento

Telhas de cimento | Reabilitação BMI GROUP Telhados de duas águas
BMI GROUP

Telhas de cimento | Reabilitação

BMI GROUP

7. Telha fotovoltaica: Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

7. Telha fotovoltaica:

Congrau Engenharia

As telhas de metal são versáteis e utilizadas amiúde na construção de lojas e outros espaços industriais e comerciais (também podem ser usadas na construção de casas). Como são muito leves, a montagem é simples, podendo estas telhas ser fixadas utilizando apenas parafusos. Estas telhas estão disponíveis em formatos ondulares e trapezoidais, em diferentes tamanhos e possuem características termoacústicas. Além disso, podem ser encomendadas sob medida.

A percentagem de inclinação média é de 10%, sendo o cálculo igual ao das telhas de fibrocimento.

Em termos de aspecto e de performance, as telhas de cimento assemelham-se às de cerâmica, mas existem numa variedade de cores mais amplas. Além disso, podem ser moldadas em diferentes formas. Também como as de cerâmica, as telhas de cimento são pesadas e requerem uma boa base e estrutura para pousarem.

A percentagem de inclinação é de 30%, sendo o cálculo igual ao das telhas de cerâmica.

7. Calcular a inclinação de um telhado que já está feito

3. Telha esmaltada: Congrau Engenharia
Congrau Engenharia

3. Telha esmaltada:

Congrau Engenharia

Se vai fazer uma remodelação e precisa de determinar a inclinação do telhado para substituir as telhas, só precisa de dividir a altura do telhado pelo comprimento (sem nunca se esquecer que não pode misturar unidades de medidas).

Como exemplo, suponhamos que o seu telhado tem um comprimento de 8m e uma altura de 93cm. Como vamos calcular?

Comprimento = 8m

Altura = 93cm = 0.93m

  • 0.93 / 8 = 0.116 = 11.6%

A inclinação deste telhado é de 11.6%!

8. Calcular online a inclinação de um telhado

Centro Cultural da Alameda em Lisboa CS Coelho da Silva SA Centros de exposições clássicos
CS Coelho da Silva SA

Centro Cultural da Alameda em Lisboa

CS Coelho da Silva SA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Óbidos RUSTICASA Casas de madeira Madeira maciça Acabamento em madeira
RUSTICASA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Óbidos

RUSTICASA

Já lhe mostrámos os cálculos para determinar a inclinação de um telhado, mas se é pouco dado a “matemáticas”, não se preocupe porque há ferramentas online especificamente desenhadas para fazer este cálculo. Exemplo disso é a calculadora do site Calcular ou Converter na qual só tem que inserir o comprimento do telhado – em metros – e a inclinação indicada da telha que escolheu (%). Depois de inserir o valor, só tem que clicar em “calcular” e são gerados quatro resultados: pé direito do telhado ideal; pé direito do telhado com 30%; pé direito do telhado com 45% e pé direito do telhado com 60%. Se está em vias de construir casa ou remodelar o seu telhado, guarde já este site nos favoritos porque pode lá encontrar outros dados detalhados em relação a diferentes modelos de telhados (tipos de telhas).

10. Onde posso encontrar um profissional para a instalação ou substituição de um telhado?

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Vila Nova de Gaia RUSTICASA Casas de madeira Madeira maciça Acabamento em madeira
RUSTICASA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Vila Nova de Gaia

RUSTICASA

Se procura uma empresa especializada em telhados, então a homify pode ajudá-lo. Procure empresas da área aqui e insira o seu código postal ou nome da cidade onde vive para afunilar a sua pesquisa. No entanto, considere que há empresas que trabalham em todo país.

Recomendado para si:

E ainda, ideias para alpendres rústicos e não só:


Se tiver mais questões, não hesite em contactar-nos!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!