Cor Terracota: um Tom Quente Para um Outono Confortável | 18 Fotos como Inspiração

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa Go4cork Salas de estar modernas Cortiça
Loading admin actions …

O Outono já está aqui e com ele a vontade de tirar as roupas mais quentes do armário, de acender velas por toda a casa, de ir buscar aquela manta polar e de encher a casa de cores mais quentes e tons terra aconchegantes como os das folhas que, paulatinamente, vão caindo das árvores. Hoje, e para o inspirar, vamos falar-lhe sobre a cor terracota, uma das cores tendência que tem vindo a ganhar espaço em projectos cujas paletas favorecem elementos cor de terra que se evidenciam por serem orgânicos, rústicos e por terem o poder de tornar os espaços muito acolhedores.

Sendo certo que os espaços minimalistas e em tons neutros (branco, cinza claro, bege, creme, entre outros) continuam em altas, também não é menos verdade que há cada vez mais uma necessidade de ir buscar cores vibrantes que tornem os projectos de decoração verdadeiramente expressivos. Como sabemos que nem sempre é fácil incorporar cores diferentes na decoração, reunimos algumas sugestões para levar esta cor para a sua casa.

Ora veja.

1. Qual é a cor terracota?

Bandejas Go4cork Salas de estar modernas Cortiça
Go4cork

Bandejas

Go4cork

A cor terracota resulta da mistura entre o vermelho e o laranja, podendo surgir em diferentes tonalidades como o laranja queimado, o vermelho claro, o castanho avermelhado, havendo até cor terracota coral (mais suave). A cor tem origem na argila/barro (a palavra em latim para “terra cozinhada” é “terra-cocta”) que, como sabemos, tem um tom laranja/castanho profundo. A terracota é usada desde sempre, tendo sido uma das primeiras cores criadas pelo Homem que, com ela, fazia desenhos no interior das cavernas nas quais se abrigava. Em alguns países, encontramos paisagens densamente “pintadas” em terracota. A cidade de Siena, em Itália, tem muitos edifícios desta cor.

2. Como fazer a cor terracota?

Não será difícil encontrar tinta terracota em qualquer loja de tintas conhecida, mas também pode fazer a cor em casa, especialmente se procura criar um tom mais específico e se se dedica a DIYs que envolvem pintura. A cor terracota é complexa. Tem subtons de castanho e pode demorar algum tempo até conseguir chegar a ela através da mistura de outras cores. A boa notícia é que há várias combinações de duas cores que produzem terracota. São elas:

Vermelho e laranja: esta é a forma mais simples de fazer a cor terracota. Porém, não deve usar um vermelho e um laranja qualquer. Escolha um vermelho mais próximo do cor-de-vinho e um tom quente de laranja ou então um tom de laranja mais claro com um vermelho como o alizarin crimson, um tom que, na roda de cores, se aproxima mais do roxo do que do laranja e que possui um subtom azul.

Castanho claro e vermelho: pode também criar a cor terracota através da mistura do vermelho com o castanho claro. Sugerimos o castanho sienna (um castanho avermelhado, tipo cor de mogno) com um vermelho médio. Vá misturando aos poucos até conseguir o tom que deseja.

Vermelho violeta e amarelo: o violeta e o amarelo são cores complementares, ou seja, na roda das cores, situam-se em lados opostos, por isso, para conseguir criar a cor terracota, tem que se usar vermelho violeta (em vez de violeta puro) para misturar com o amarelo (o violeta e amarelo são uma das principais misturas de cor para castanho, por isso, sublinhamos a importância de usar o vermelho violeta). Vá misturando uma cor e outra, em diferentes rácios, até chegar à tonalidade que pretende.

Verde intenso e vermelho: para obter um tom avermelhado e neutro de terracota, deve misturar um verde intenso – tipo o verde da relva – com o vermelho. O verde e o vermelho também são cores complementares, por isso, uma tonalidade mais brilhante de verde ajudará a que o vermelho retenha a sua cor básica para que se consiga chegar à cor terracota e evitar que a mistura fique apenas de um castanho acinzentado.

Cor-de-laranja e preto: pode também criar terracota misturando o cor-de-laranja e o preto, mas, neste caso, tem que usar muito mais cor-de-laranja do que preto. Vá adicionando o preto aos poucos e misturando. Acrescente mais se achar necessário.

Artigos Feitos à mão com desperdícios têxteis R&U ATELIER LDA
R&U ATELIER LDA

Artigos Feitos à mão com desperdícios têxteis

R&U ATELIER LDA

Agora que já sabe como fazer terracota, prossigamos para as combinações que se podem fazer com esta cor. No que toca a combinar cores, nós acreditamos que não há regras absolutas. Há combinações que, à partida, nos parecem altamente improváveis, mas que depois funcionam. Tudo depende das tonalidades, das quantidades em que as cores são usadas, do estilo do espaço, da iluminação (artificial e natural) e dos objectos de decoração propriamente ditos. Mas, se não sabe bem como usar esta cor, nós deixamos-lhe algumas sugestões nas imagens que se seguem.

3.1. Terracota e taupe

Dulux Colour of the Year 2021 in your bedroom - Timeless palette Dulux UK QuartoAcessórios e decoração Castanho

Os quartos são espaços onde procuramos encontrar uma atmosfera aconchegante e confortável, pelo que o terracota é uma excelente cor para a divisão. Uma das combinações possíveis é entre o terracota e o taupe que compõem uma bonita paleta cor terra sem perder a elegância. O taupe é um tom cinza acastanhado, um equilíbrio perfeito entre estas duas cores. Nesta proposta, que exemplifica como o terracota e o taupe funcionam, destacamos, ainda, a almofada amarela, um elemento super simples, mas que dá luz e jovialidade ao espaço.

Adesivos Go4cork Paredes e pisos modernos Cortiça Acabamento em madeira
Go4cork

Adesivos

Go4cork

Outra cor que funciona muito bem com a terracota é o ameixa. Não há espaço que não fique mais quente e acolhedor com estas duas cores juntas. O terracota é uma cor terra e o ameixa é uma cor profunda, saturada, rica e luxuosa que o complementa na perfeição. Aqui, vemos o ameixa em tapetes e numa chaise-longue, mas a combinação ficaria igualmente bem numa cama com a capa do edredão ameixa (bem escuro, quase beringela) e as almofadas terracota ou vice-versa. Será esta a combinação de sonho para a sua cama neste Outono/Inverno? Experimente-a!

3.3. Terracota e rosa claro

TerraCota bombando! Sgabello Interiores Sala de estarAcessórios e Decoração Algodão Laranja
Sgabello Interiores

TerraCota bombando!

Sgabello Interiores

Entrada Go4cork Corredores, halls e escadas modernos Cortiça
Go4cork

Entrada

Go4cork

O terracota combina maravilhosamente com tons mudos como o branco, o creme e o rosa claro (e tons blush). Esta cor, rica e quente, é surpreendentemente versátil e funciona na perfeição com o rosa claro. Desde que, em 2019, o Millennial Pink foi escolhido como cor Pantone do ano, que nunca mais saiu de moda, aparecendo, agora, em muitas colecções mainstream para a casa, tendo já atingido o estatuto de cor neutra. O terracota e o rosa claro juntos parecem as cores do pôr-do-sol e têm evoluído dos tons pastel de Primavera para uma aparência mais sofisticada e natural.

Sala de estar colorida Go4cork Paredes e pisos modernos Cortiça
Go4cork

Sala de estar colorida

Go4cork

Nesta sala, o terracota aparece apenas nas riscas do tapete – o que também é uma opção se não se quiser comprometer com a cor de forma tão definitiva – e dialoga deliciosamente com o sofá rosa claro. O verde garrafa da parede é também uma boa opção para compor uma paleta em que entre o terracota. Nesta proposta, aparece numa parede, mas pode também surgir em plantas ou noutros apontamentos de decoração. O candeeiro dourado é a cereja no topo do bolo. Aliás, apontamentos em dourado são também utilizados amiúde como complemento ao terracota.

3.4. Terracota e azul

Entrada/Hall - Apartamento em Lisboa - Shi Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Corredores, halls e escadas modernos
ShiStudio Interior Design

Entrada/Hall – Apartamento em Lisboa – Shi Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

É espantoso perceber como o terracota é tão mais ecléctico do que parece. Adoramos estes espaços que nos permitem ver como a cor funciona com o azul, em ambos os casos numa tonalidade mais clara, embora o terracota fique igualmente bem com azul marinho em ambientes que se queiram mais escuros, densos, sensuais e ricos.

3.5. Terracota e amarelo

Estilo Shabby Chic - Alojamento Local em Óbidos Jo Decor Quartos campestres
Jo Decor

Estilo Shabby Chic – Alojamento Local em Óbidos

Jo Decor

Já acima mencionámos o efeito de luz produzido pelo amarelo. Este projecto vem reforçar essa ideia e mostrar como o terracota e o amarelo são o binómio perfeito para um espaço leve, urbano e cool.

3.6. Madeiras claras e fibras naturais

NiceWay Cascais Beach Hostel MUDA Home Design Quartos modernos
MUDA Home Design

NiceWay Cascais Beach Hostel

MUDA Home Design

Projecto Moradia Modelo Palmela Village Staging Factory Salas de estar modernas
Staging Factory

Projecto Moradia Modelo Palmela Village

Staging Factory

No que aos materiais concerne, o terracota volta a surgir como uma cor versátil que tanto fica bem num espaço mais clássico com apontamentos em dourado como em ambientes mais descontraídos – de estilo rústico ou mediterrânico, por exemplo – onde haja madeiras claras e fibras naturais como o rattan.

4. Quem pode ajudá-lo a escolher as cores para a sua casa?

Escritório com plantas Bioma Plants EscritórioAcessórios e decoração
Bioma Plants

Escritório com plantas

Bioma Plants

Agora que já lhe demos algumas sugestões, não queremos deixar de reforçar que um designer de interiores ou decorador será o profissional certo para o ajudar a criar o seu projecto de sonho e a escolher a paleta de cores que mais vai ao encontro do seu gosto e estilo. Consulte estes profissionais através da homify e, entretanto, não se esqueça de ler também este artigo:


Gosta desta cor? Usá-la-ia em sua casa? Deixe-nos o seu feedback nos comentários!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!