Atelier d’Arquitectura J. A. Lopes da Costa

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Atelier d’Arquitectura J. A. Lopes da Costa

Rita Gouveia (homify) Rita Gouveia (homify)
Lar Residencial "Torre Sénior" Casas modernas por Atelier Lopes da Costa Moderno
Loading admin actions …

Proveniente de Ovar, no litoral norte de Portugal, damos-lhe a conhecer o atelier de arquitectura de J.A.Lopes da Costa, talvez o arquitecto mais influente da sua zona. Curiosamente, por coincidência ou não, o seu trabalho é-me bastante familiar por ser natural da mesma cidade, e por isso é com especial prazer que redijo este artigo.

Contando já com uma vasta experiência profissional, precisamente de 25 anos, o atelier tem desenvolvido projectos na área da Arquitectura, Urbanismo, Paisagismo e Design de Interiores, trabalhando de perto com profissionais de todas estas especialidades no sentido de garantir a melhor entrega possível do produto e a satisfação dos seus clientes. Do seu leque de projectos já edificados fazem parte sobretudo equipamentos residenciais uni e plurifamiliares, mas também, equipamentos públicos como bibliotecas, espaços de arte, ou escolas; espaços comerciais, como farmácias, lojas ou restaurantes e ainda planos urbanísticos para a zona de Ovar e Aveiro. Apesar de ter uma dimensão mais local, não é de todo um atelier à margem dos maiores, tendo sido disso prova as inúmeras referências em publicações da especialidade, televisão, e ainda a participação em colóquios, exposições e conferências; e na distinção do seu trabalho através de prémios da especialidade.

Neste artigo damos-lhe a conhecer em maior pormenor dois dos projectos que poderá consultar na nossa plataforma: Lar Residencial, Torre Sénior em Santo Tirso e uma moradia unifamiliar em Ovar.

Lar Residencial, Torre Sénior

Lar Residencial "Torre Sénior" Casas modernas por Atelier Lopes da Costa Moderno
Atelier Lopes da Costa

Lar Residencial Torre Sénior

Atelier Lopes da Costa

A imagem de cima representa, ao contrário do que possa imaginar, um lar de idosos edificado em Santo Tirso. Implantado numa área de topografia irregular de formas triangulares e também ela bem vasta, foi possível projectar um complexo contemporâneo capaz de responder às necessidades de um nicho de utilizadores muito específico. 

Lar Residencial "Torre Sénior" Casas modernas por Atelier Lopes da Costa Moderno
Atelier Lopes da Costa

Lar Residencial Torre Sénior

Atelier Lopes da Costa

O complexo alberga nos seus vastos 4 andares, 56 quartos, de 3 tipologias diferentes; zonas de convívio privilegiadas; áreas dedicadas à saúde, bem estar e hidroterapia; bem como uma área dedicada aos assuntos administrativos. A forma como foi pensado este edifício reflecte e acompanha paralelamente a encosta em que foi implementado, apresentando-se como um longo volume horizontal e luminoso projectado na paisagem circundante. Um projecto que apesar de não reflectir exactamente a mesma linha arquitectónica do Sanatório de Paimio, de Alvar Aalto na Finlândia, apresenta porventura similaridades no que diz respeito ao conceito do projecto em si.  

Lar Residencial "Torre Sénior" Casas modernas por Atelier Lopes da Costa Moderno
Atelier Lopes da Costa

Lar Residencial Torre Sénior

Atelier Lopes da Costa

Os quartos foram pensados como espaços confortáveis, funcionais e esteticamente apelativos, lembrando tudo menos um lar de idosos. Apesar das suas 3 diferentes tipologias, todos eles seguiram a mesma ideia arquitectónica. Tal como se assiste no resto do complexo, a luz, é um dos maiores protagonistas deste projecto, com a qual todo ele se interliga profundamente. 

Moradia unifamiliar

Já amplamente referenciada em publicações da especialidade, esta moradia unifamiliar em Ovar merece igual destaque. O projecto data de 2003 tendo sido concluído por volta de 2005, e previu essencialmente a implantação de uma moradia de volume geométricos bem característicos do estilo a que o arquitecto já nos acostumou, assim como uma forte relação com a luz. A orientação da casa alia o interesse pela privacidade dos seus donos à disposição solar. 

No que diz respeito aos materiais, foram usados o betão armado, a madeira e o reboco. O rés-do-chão é praticamente todo protagonizado pelo betão sendo que o piso superior faz uso dos outros materiais em questão.

Apesar de todo o edifício ter sido desenvolvido numa articulação constante dos espaços, esse factor é ainda mais acentuado devido ao pé direito duplo que une ambos os pisos da casa.  

O projecto também se distingue pela sua forte relação entre o interior e o exterior da casa, sendo ambos pensados estritamente em conjunto. Foram concebidas várias àreas de entretenimento e de serviços na planta do rés-do-chão, onde se encontram as salas de estar, jantar e a cozinha, e para o primeiro andar remeteram-se os 2 quartos e a suite. Esta última é o elemento principal do primeiro piso onde também se destaca o terraço que a partir dela dá acesso. 

Apesar de ter o seu núcleo principal em Ovar, o atelier de J.A.Lopes da Costa, tem ainda uma ramificação em Maputo, Moçambique, abrindo assim caminho a novos desafios. 

O que lhe pareceu o nosso destaque de hoje? Faça-nos chegar a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!