Tipos de Espelhos e Como Usá-los na Decoração + 22 Imagens Inspiradoras

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projeto Glamorous Bedroom de Valeria Mikheeva Essential Home Quartos modernos
Loading admin actions …

Um espelho é uma superfície polida que reflecte os raios de luz. Normalmente é apenas uma porção de vidro ou plástico, cuja face posterior é coberta por uma película de metal protegida por um verniz, em que o material transparente é o suporte para o depósito metálico que constitui o próprio espelho. Do ponto de vista físico é basicamente isto, mas do ponto de vista decorativo e estético um simples espelho é um mundo de possibilidades que tem de ser explorado!

Há muitos tipos de espelhos, que diferem na forma e na função, mas apenas se utilizam alguns tipos de espelhos para decoração. E depois há inovações incríveis, como espelhos com funcionalidades digitais, onde a forma e a função se fundem na perfeição.

Venha saber mais com a homify e aproveite para ver os trabalhos dos nossos profissionais para se inspirar a dar mais brilho à sua casa!


Tipos de espelhos decorativos

Como já referimos, há vários tipos de espelho no que concerne à função, mas apenas dois são utilizados em decoração: – os espelhos planos e os espelhos esféricos. Os outros tipos de espelhos são espelhos técnicos, usados em funções tão diferentes como a medicina ou a astronomia.



Casa de banho - os lavatórios em Corian sobre bancada em microcimento e a parede em pastilha Sicis criaram um efeito espectacular AlexandraMadeira.Ac - Arquitectura e Interiores Casas de banho modernas Cinzento
AlexandraMadeira.Ac – Arquitectura e Interiores

Casa de banho – os lavatórios em Corian sobre bancada em microcimento e a parede em pastilha Sicis criaram um efeito espectacular

AlexandraMadeira.Ac - Arquitectura e Interiores

Espelhos planos

Tal como o nome indica, os espelhos planos têm uma superfície reflectora plana. Isto significa que a imagem é reflectida com poucas distorções, e é por esta característica que estes espelhos são tão apreciados. Aquilo que vemos no espelho corresponde praticamente ao objecto real e podemos confiar nele para nos dizer como estamos a qualquer altura. São os espelhos mais universalmente usados em casa, seja qual for o seu formato ou design.

sreda Sala de estarBancadas e bandejas

Espelhos esféricos

Os espelhos esféricos são espelhos um uma superfície reflectora curva, que é uma parte de uma esfera. São os espelhos usados nas salas de espelhos das feiras populares, que distorcem a imagem reflectida.

Há dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos, em que a superfície reflectora está voltada para o centro da esfera, e espelhos convexos, onde essa superfície está voltada para fora.

Em nossa casa são espelhos eminentemente decorativos, usados em pequenos apontamentos, porque ninguém quer ter uma sala de espelhos de distorção em casa, mas também se usam como elemento funcional – os espelhos de aumento, usados para maquilhagem, são espelhos côncavos. Também se podem usar como ponto de reflexão, para focar luz em determinados pontos, por exemplo.


Tipos de espelhos segundo o seu formato

Graças às modernas técnicas de produção e corte, não há formas obrigatórias para os espelhos e eles podem adquirir o aspecto planeado para a sua decoração. Se gosta de uma composição arrojada e original, como esta da TRAÇO MAGENTA – DESIGN DE INTERIORES, só tem de procurar um designer e bom vidraceiro para que o execute.

As formas dos espelhos acabam por seguir os ditames da moda, mas ainda assim há alguns que são recorrentes em decoração: os espelhos redondos, os espelhos rectangulares e os espelhos ovais.

A aplicação das formas dos espelhos é planeada e incluída no design de interiores pelo decorador, seja profissional ou não, mas deve ser sempre ponderada para evitar reflexos indesejados (um espelho junto a uma janela pode fazer reflexos no ecrã de televisão ou em frente a uma casa de banho pode colocar em causa a privacidade, por exemplo).

Com ou sem moldura

Esta é outra característica que pode definir os tipos de espelhos. A decisão de incluir ou não moldura nos seus espaços depende directamente do estilo e da intensidade da decoração desejada. 

Os espelhos antigos, com molduras trabalhadas, são peças de grande destaque, que podem contribuir com a força dos clássicos na concepção de uma decoração clássica ou retro. Mas as molduras mais simples e rectilíneas têm sempre lugar numa decoração moderna, para evidenciar a presença do espelho e dar-lhe mais relevância.


Suite ByOriginal Quartos modernos

Os espelhos sem moldura são mais utilizados em decorações que se pretendem mais simples e minimalistas, ou onde a intenção do espelho é ser uma presença funcional, que permita uma visualização perfeita do reflexo, sem o entrave que uma moldura pode representar.

Pode utilizar ambos os tipos numa só decoração para fazer composições diferentes e divertidas. É tudo uma questão de equilíbrio.

Espelhos biselados

Sala de jantar sofisticada Alma Braguesa Furniture Salas de jantar modernas MDF Bege
Alma Braguesa Furniture

Sala de jantar sofisticada

Alma Braguesa Furniture

Os espelhos biselados podem ou não ter moldura e têm o formato que desejar, embora sejam mais frequentes em formas angulares, mas constituem um tipo de espelhos por si só.

O biselado é um corte em ângulo nas extremidades do vidro do espelho, para criar uma espécie de moldura espelhada ao seu redor. Como têm um acabamento que faz lembrar uma jóia, são muito utilizados para dar um tom mais sumptuoso e rico à decoração, seja em que estilo for.

Tipos de espelhos para casa de banho

Antes de pensar no tipo de espelho que vai colocar na sua casa de banho, é importante pensar na sua qualidade. Por causa da grande quantidade de humidade no ambiente, estes espelhos devem ser muito resistentes à corrosão!

Antigamente os espelhos de casa de banho eram feitos de prata pura ou estanho, mas acabavam rapidamente oxidados. Actualmente são feitos depositando quimicamente uma película de prata ou estanho amalgamado na face posterior de uma placa de vidro, que depois é coberta com um verniz protector para assegurar a sua longevidade nestas condições específicas.


Casa de Banho Social_Proj. Paio Pires Ginkgo Design Studio Casas de banho modernas Cerâmica Branco
Ginkgo Design Studio

Casa de Banho Social_Proj. Paio Pires

Ginkgo Design Studio

Depilar, aparar, maquilhar… Tendo em conta a necessidade de clareza e nitidez do reflexo do espelho na casa de banho, é importante assegurar uma iluminação eficaz e bonita, claro.

Os espelhos com luz, sejam retro iluminados, como o da imagem acima, ou com iluminação auxiliar, ao estilo toucador, são um must


Projeto 3D - WC Amazónia Smile Bath S.A. Casas de banho tropicais Madeira Acabamento em madeira
Smile Bath S.A.

Projeto 3D – WC Amazónia

Smile Bath S.A.

Se pretende aproveitar ao máximo a iluminação natural e o espaço não é muito abundante, além da iluminação acessória, pode e deve contemplar também um suporte que permita o posicionamento do espelho, para usufruir melhor de toda a sua funcionalidade.

Tipos de espelhos para sala

Os espelhos da sala de estar são geralmente decorativos, com a missão de realçar e valorizar os espaços mais social e visível da sua casa. A sua escolha não pode ter critérios fixos e está aberta a qualquer jogo de combinações, que resulte numa estética agradável. Ainda assim, se escolher uma forma que se conecte com as linhas do seu mobiliário, não vai errar. Por exemplo, grandes espelhos rectangulares dispostos por cima de uma lareira proporcionam um visual elegante, enquanto espelhos menores pendurados entre as pinturas criam uma vibe de galeria de arte.


Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Salas de estar ecléticas
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Pequenos espelhos, cuidadosamente posicionados vão criar pontos de luz que ajudam a dar mais vivacidade à decoração. Mesmo assim, evite espelhos desgarrados, com disposições aleatórias, que apenas vão tornar o ambiente brilhante, mas de uma forma pouco interessante.

SALA DE JANTAR EM MORADIA TGV Interiores Salas de jantar ecléticas
TGV Interiores

SALA DE JANTAR EM MORADIA

TGV Interiores

Um espelho de dimensões generosas, em especial de for rectangular, vai tornar a sua sala muito mais comprida, sendo uma solução perfeita para salas de pequenas dimensões.

Sala de Jantar Rita Salgueiro Salas de jantar modernas
Rita Salgueiro

Sala de Jantar

Rita Salgueiro

Uma decoração de parede espelhada vai dar mais luz ao ambiente e ser o ponto focal de toda a decoração, aquele ara onde vamos olhar primeiro, permitindo elaborar os restantes detalhes para criar sucessões de elementos interessantes em todas as dimensões do espaço.

Tipos de espelhos para quarto

Os espelhos no quarto são elementos pouco consensuais. Há quem adore e quem os considere desconfortáveis. Como sempre a escolha será sua, mas nós adoramos ter um espelho mesmo à saída do quarto para verificações de última hora!

Se ama espelhos seja arrojado e use paredes e portas para criar mais espaço num quarto pequeno (ou grande, não há obrigatoriedade), como vemos na imagem abaixo e na seguinte.

Se gosta de discrição, faça como nós e coloque um espelho de corpo inteiro junto à saída do quarto. Assim pode dar mais luz a esse espaço que por vezes é mais escuro e ainda confirmar que está tudo bem com o look antes de sair do quarto!

Toucador Monocles Essential Home Quartos modernos
Essential Home

Toucador Monocles

Essential Home

Um toucador com um espelho ou espelhos iluminados vai dar mais funcionalidade ao seu quarto na hora de dar aquela nota mais detalhada na maquilhagem ou de retocar o visual no que se refere à depilação!

Tipos de espelhos para o hall de entrada

Os halls de entrada são frequentemente espaços sem luz natural, que beneficiam imenso com a colocação de um espelho, mas para além dessa função, é preciso também dizer que estes espaços são um cartão-de-visita para a sua casa, que se querem bem compostos e cheios de estilo.

No hall de entrada deve colocar espelhos decorativos, e por isso a moldura aqui tem um papel fundamental. Actualmente estão muito na moda os espelhos redondos ou ovais, como vê na inspiração desta imagem e da seguinte, mas não podemos deixar de evidenciar a inteligência e beleza da ideia da terceira imagem desta secção. Vá até lá e leia!


Hall - Apartamento em Algés - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Corredor, hall e escadasAcessórios e decoração
ShiStudio Interior Design

Hall – Apartamento em Algés – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Num espaço sem janelas, nada melhor do que um espelho cuja moldura faz lembrar uma janela antiga. Uma inspiração perfeita para um hall moderno ao perfeito estilo retro!

O futuro vê-se ao espelho

Já falámos da importância de um espelho numa sala de estar, mas não referimos esta opção ultra moderna!

Nesta sala há um imenso espelho, que cobre uma generosa porção de uma parede da sala de estar. Mas este não é um espelho qualquer! Embutido nele, com as melhores tecnologias, está um ecrã de televisão, que só se vê quando ligado. Parece ficção científica, mas é real!

Também há este tipo de espelhos altamente tecnológicos para toucador, que incluem até aplicações para ligar à Internet e ajudar a detectar problemas de pele e falhas na rotina de cuidados. Fabuloso, não é?

Ficou de olho nos espelhos de casa de banho? Então veja mais inspirações de casas de banho no artigo ’Móveis de casa de banho – 24 Imagens com Ideias Incríveis’.


Que tipos de espelhos gosta mais?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!