Piscinas modernas por Martins Valente Arquitetura e Interiores

Casa de campo e casa de sonho

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

A arquitetura é sem dúvida uma das artes que melhor se adaptou às transformações da sociedade ao longo dos anos. Talvez seja até esta capacidade de materializar os desejos do homem sob a forma de espaço que deu origem a uma grande variedade de estilos, linhas e tendências nos projectos habitacionais.

Embora seja frequente relacionarmos os apartamentos na cidade com imagens de uma arquitectura moderna e as casas de campo com linhas mais tradicionais, atualmente existem espaços capazes de combinar todo o tipo de valências, de acordo com as características do cliente. É neste sentido que hoje lhe apresentamos uma casa que combinando o sossego das áreas rurais com o conforto e depuração da arquitectura contemporânea, criou um resultado soberbo.

Martins Valente Arquitetura e Interiores, foi o atelier responsável por esta intervenção excepcional. Fundada por Marta Martins (arquiteta) e Debora Valente (designer de interiores), a equipa caracteriza-se pelo seu trabalho multidisciplinar e pela vontade de responder às necessidades de cada cliente através de soluções elegantes, funcionais e inovadoras. 

Privacidade e conforto

A fachada dinâmica de janelas que lhe mostrámos no início é contraposta por uma fachada praticamente cega junto á estrada de acesso – uma decisão que garante a privacidade ao longo de toda a casa. Foi sem dúvida a inteligência que fundamentou todos as fases do projecto que permitiu criar um resultado final excepcional. 

Arquitetura

Situada no Brazil, entre os climas tropicais e uma costa de praias invejável, a casa acabou por incorporar alguns elementos do seu contexto entre a sua arquitectura moderna. Sendo assim, a sua estrutura em betão é rompida por um sistema de janelas que além quebrar qualquer hipótese de monotonia possibilita o controlo dos níveis de privacidade ao longo de toda a habitação. 

Além da presença do vidro e do betão, foram ainda integrados detalhes construtivos em madeira que equilibram a modernidade dos materiais anteriores criando um conjunto mais harmonioso. Como referência à envolvente paisagística do projecto, não poderiam faltar as palmeiras e outras plantas que pontuam a construção com uma nova cor.

Interiores

O ingrediente fundamental dos interiores é sem dúvida a luz e a paisagem. Ambos proporcionados pelas janelas que acompanham todas as divisões, inundam os espaços com iluminação natural permitindo ainda que a paisagem participe na vida da casa. Integrada num contexto paisagístico único, não podia deixar de existir um diálogo intenso entre o interior e o exterior.

Sala de estar

A zona de estar caracteriza-se pela combinação de transformações no espaço, diferentes acabamentos e mobílias. Enquanto a zona de estar e de refeições foi integrada junto ao jardim, foram também desenhados espaços com maior privacidade, a uma cota ligeiramente superior. Os tons claros das paredes e pavimentos são contrapostos pelos detalhes em madeira que aquecem esta área tornando-a mais acolhedora. Criando um resultado surpreendentemente harmonioso, foram ainda integradas mobílias de cores, materiais e design muito diferentes.

Cozinha

Embora a cozinha funcione em open space com as restantes zonas mais públicas da casa, criou o seu próprio ambiente, ainda que cuidadosamente relacionado com a atmosfera criada na sala. Os tons mais escuros escolhidos para a parede e mobília são harmonizados com azulejos em tons claros. Para nos lembrar que estamos numa casa de arquitectura moderna, a bancada foi materializada a preto. As janelas que acompanham o espaço constituem-se como verdadeiros quadros feitos de paisagem natural.

Casa-de-banho

Surpreendentemente, a casa-de-banho é uma das divisões mais luxuosas da habitação. Além de conformar banheira e chuveiro extremamente espaçosos é delimitada por uma grande janela horizontal que ilumina intensamente o espaço sem comprometer a sua privacidade. Os azulejos em tons de verde lembram-nos que estamos num país quente, entre paisagens maravilhosas e um cheiro tropical.

Piscina

Até seria de estranhar se entre os desejos do cliente não constasse uma piscina digna de mergulhar e relaxar no sossego do campo. Seguindo as mesmas linhas ortogonais que informaram todo o projecto, foi desenvolvida uma piscina que se serve do minimalismo para atingir a sofisticação. 

Conte-nos a sua opinião. Também se assemelha à casa dos seus sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!