Mosquitos em casa? Como se ver livre deles!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O Verão traz muitas coisas boas. Entre elas, não estão os mosquitos. Não é, normalmente, um animal perigoso, mas é irritante quanto baste e, em algumas pessoas, pode provocar alergias e nos países tropicais pode disseminar doenças sérias como a dengue. E o que pode fazer para os evitar? Mesmo que tenhamos tudo fechado – o que é pouco verosímil – eles arranjam forma de entrar. Assim, trazemos-lhe outras sugestões para combater estas visitas muito pouco desejadas. Saiba quais são.

1. Feche portas e janelas ao pôr-do-sol

Os mosquitos estão mais ao entardecer e à noite. O único mosquito que está activo ao longo do dia é um mosquito tigre. Porém, este mosquito tem origem asiática e é mais comum nos países desta região do globo, daí a denominação “tigre asiático”. Neste sentido, aconselhamo-lo a fechar as janelas e as portas assim que o sol se comece a pôr. Se mora numa área com um lago, um rio ou uma lagoa por perto, então, as probabilidades de ter com problemas com mosquitos aumentam.

2. Janelas abertas, mas cortinas fechadas

A sua casa é realmente muito quente? Então, opte por abrir a janela, mas fechar as cortinas. Não resolve por completo o problema, mas o facto de a abertura estar resguardada, reduzirá significativamente os problemas com mosquitos. Procure manter as luzes apagadas ou baixas nos espaços onde as janelas estão abertas. Os mosquitos são atraídos por focos de luz.

3. Aposte num mosquiteiro

Quartos ecléticos por Kabaz

Já conhecemos este filme: apagamos a luz e, de repente, todos os mosquitos parecem voar sobre a nossa cabeça. Começa aí uma noite pouco descansada e um amanhecer que nos traz uma ou outra picada e muita comichão. Para evitar este cenário pouco agradável, considere a colocação de um mosquiteiro sobre a sua cama. Para além de muito prática no que toca à resolução deste problema, a rede traz um aspecto romântico ao seu quarto. Assim, sugerimos que a mantenha, pelo menos ao longo dos meses mais quentes. Inspire-se na maravilhosa fotografia do gabinete Kabaz.

​4. Coloque em torno de sua casa plantas de que os mosquitos não gostem

Sabia que existem plantas capazes de repelir mosquitos? Há plantas de que os mosquitos não gostam como o eucalipto, o limoeiro e a erva-gateira. Se sofre com os mosquitos enquanto está a desfrutar do seu jardim, então pense em plantas estas árvores. Para o interior, use estes aromas sob a forma de ambientador, velas ou incenso. Espalhe também a fragrância de baunilha pela casa para reforçar a acção do cheiro destas plantas. Também pode espalhar alho em pó nas áreas onde os mosquitos aparecem ou plantar alhos no exterior de sua casa. Pois é. Parecem que estes pequenos bichos não são fãs de grandes temperos.

5. Use iluminação suave

Salas de estar modernas por Grand & Johnson
Grand & Johnson

Living room

Grand & Johnson

Os mosquitos não fazem muito uso da visão. São, antes, atraídos pela luz e pelos odores. Por este motivo, e como já mencionado, evite usar luzes fortes no interior e no exterior da casa, e se optar por velas, escolha velas de cheiro porque os mosquitos não gostam. Opte por luzes de LED perto das portas, das janelas e das varandas visto que os mosquitos não se acercam de luzes geradas por lâmpadas LED. Pode, também, optar por luzes anti-insectos amarelas ou lâmpadas de sódio.

6. Assegurar a circulação de ar fresco

Terraços  por IMAGO DESIGN
IMAGO DESIGN

Interior design – Glass Cube Padova

IMAGO DESIGN

Os mosquitos são muito leves e, por isso, não voam bem num ambiente com correntes de ar. Para criar um fluxo de ar constante pode ligar um ventilador ou provocar deliberadamente uma corrente de ar. Para além disso, esta circulação de ar evita que eles localizem odores.

Já pôs em prática algumas destas ideias? Resultou? Partilhe connosco a sua experiência e deixe-nos mais sugestões. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!