Cozinhas modernas por Paula Herrero | Arquitectura

6 dicas para ser um bom anfitrião

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Alguma vez lhe aconteceu oferecer-se para receber em sua casa uma reunião de amigos e/ou familiares e ver-se perdido no meio de um autêntico caos tentando ser um bom anfitrião? A nós já aconteceu. Ainda que, à partida, nos possa parecer que ser o anfitrião é uma boa ideia, a verdade é que depois de algum tempo essa sensação esfuma-se e o medo de proporcionar um convívio aborrecido assalta-nos a cada minuto, devorando as ideias geniais que achávamos ter e reduzindo todo o evento a uma sala com muita comida. É por isso mesmo que reunimos alguns conselhos para que possa ser o melhor organizador de festas e o anfitrião perfeito para as suas visitas.

Poderá ser um excelente anfitrião e demonstrar as suas aptidões e habilidades, fazendo do seu apartamento o melhor espaço para desfrutar da companhia dos amigos e familiares. A partir de agora já não há desculpas para não organizar uma festa digna de ser recordada. 

1 – Preparar os aperitivos e as bebidas

O primeiro passo para ser um excelente anfitrião é ter vontade e aplicá-la nas tarefas necessárias. Se já a tem, então meta mãos à obra. O segundo passo é esquecer todas as tentativas fracassadas e as festas aborrecidas, pois a partir de agora deve visualizar apenas o evento que está para vir e focar-se para que este seja perfeito. 

Para ser a alma da festa, há que começar por conquistar os convidados e, a melhor forma de o fazer é chegar até eles através do estômago. Desde o primeiro momento em que começa a planear, deve escolher com cuidado todos os detalhes, desde as bebidas, o tipo de comida a servir e a música que fará toda a gente levantar-se da cadeira e dançar. Pense que tipo de aperitivo pode preparar para os seus convidados. Procure perguntar aquilo que preferem comer e evite fazer pratos demasiado condimentados ou étnicos. Tenha sempre em mente que a chave do sucesso está na qualidade e variedade.

2 – Convide as pessoas a conhecer a sua casa

Corredores e halls de entrada  por D-Max Photography
D-Max Photography

Concrete Stairs

D-Max Photography

Recomendamos que apresente a sua casa a quem o visita. Mostre aos convidados onde podem deixar as carteiras e os casacos, em que espaços devem fumar ou onde se localiza a casa de banho de serviço. Ponha-os à vontade para usar a casa. 

Lembre-se de preparar todos os espaços, arrumar as áreas de circulação e manter a ordem de forma a evitar que as pessoas se amontoem ao longo do corredor. Ainda assim, mantenha os espaços dinâmicos e com uma decoração interessante. 

3 – Desfrutar do jardim

jardim é um espaço chave para as reuniões com amigos e família. De facto, é o segundo espaço mais procurado nas festas e, com o calor, pode converter-se no ponto principal. Para que possa desfrutar plenamente do jardim deve mantê-lo sempre cuidado e pronto a ser usado. 

Não duvide que os lugares abertos são bons para reuniões. Na verdade, pode mesmo organizar festas no jardim e para isso deve considerar o tamanho do espaço, a distribuição das mesas e cadeiras e o balcão de bebidas e aperitivos. Se o espaço é muito amplo, pode ainda instalar alguns guarda-sóis ou pérgolas de forma a criar zonas de sombra para os seus convidados. Não se esqueça nunca que a comodidade é uma característica importante em todas as festas até porque muitas pessoas preferem estar sentadas a conversar do que a dançar ou a andar pela casa.

Inspire-se neste belo jardim projectado pelo gabinete Rita Albuquerque Arquitetura e Interiores.

4 – Mostre as suas colecções

Escritório  por Paletto's Furnature
Paletto's Furnature

Librería de abeto

Paletto's Furnature

Quando convida os seus amigos para desfrutar de um fim-de-semana de entretenimento e relaxamento, pode mostrar-lhe o seu espaço preferido da casa, o recanto especial onde guarda as suas paixões. Não importa se é a sala, com as suas pequenas colecções, a sua biblioteca com inúmeros livros, ou a sala de cinema que serve de desculpa perfeita para uma maratona de filmes.

Geralmente, muitos dos coleccionadores optam por manter os seus objectos mais valiosos e mais apreciados numa biblioteca, num escritório ou numa sala, apresentando-as em prateleiras ou vitrines. Por fim, lembre-se que mais do que os objectos, a sua apresentação e a importância que lhes dá é o que faz deles especiais. Sabemos que é importante para si partilhar a sua experiência e conhecimento sobre as colecções, mas também é importante estender a conversa a quem está consigo, evitando os longos e aborrecidos monólogos.

5 – Desfrute de boa música

Salas de estar ecléticas por Gullaksen Architects
Gullaksen Architects

Living Room and Music room

Gullaksen Architects

Os nossos experts em design apresentam-nos uma sala espectacular dedicada exclusivamente à diversão relacionada com a música. Se entre os seus convidados há algum músico, ou se gosta de praticar os seus dotes vocais com um karaoke, então não há como duvidar: a única coisa de que precisa é de uma sala confortavel, um bom sistema de som e estará convertido no melhor anfitrião da cidade.

6 – Reunam-se a preparar uma sobremesa

Para finalizar, deixamos um conselho infalível que passa por fazer dos seus convidados parte ainda mais activa do evento. Para que isso aconteça pode convidá-los a preparar consigo uma sobremesa ou um petisco. Esta técnica permitir-lhe-á não só integrar o grupo, mas também conhecer melhor cada um dos convidados. Como os anfitriões devem dar o exemplo, deverá ser você o primeiro a converter-se num chef de cozinha.

Vai pôr em prática algum dos nossos conselhos? Deixe-nos o seu feedback em relação a este artigo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!