10 casas de estilo campestre

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

O estilo campestre caracteriza-se pela sua aparência rústica, remetendo-nos, como diz o nome, para o campo. Define-se por uma decoração simples, humilde e natural. No entanto, com o passar dos anos, tem vindo a adaptar-se e, hoje em dia, o estilo campestre pode surgir em casas de todos os tipos, no campo ou na cidade, porque se enquadra muito bem também num ambiente mais contemporâneo. Na verdade, não há melhor forma de deixar um ambiente acolhedor e com bom gosto ao mesmo tempo, do que optar por este estilo de decoração. O material mais utilizado para trazer esse ar campestre é a madeira. Contudo, alguns tecidos e cores contribuem também para compor a atmosfera.

Ninguém lhe está a dizer para colocar montes de palha na sua casa! Para o ajudarmos a interpretar melhor aquilo que lhe estamos a dizer, recolhemos 10 ideias de decoração, de 10 casas com estilo campestre diferentes. Continue a ler e inspire-se com a homify!

Uma casa campestre

Começamos por lhe mostrar uma casa cuja zona exterior tem a simplicidade do campestre mas ao mesmo tempo o requinte. Um espaço que pertence a uma casa situada em Roma, em que detalhes como a palha, a madeira e as plantas, nos remetem para o campo, mesmo que esse não seja o ambiente que está ao nosso redor. É com esta fantástica casa decorada subtilmente com apontamentos rústicos, que damos ínicio à nossa visita guiada pelas várias divisões de uma casa.

Texturas

Vamos então dar uma voltinha pelas várias divisões da casa, começando nesta cozinha/sala de jantar. Este é um bom exemplo para ilustrar o que foi referido no introdução, em relação ao facto do estilo rústico se ter vindo a adaptar a um lado mais moderno. A madeira, sempre presente, atenuada com o branco – no chão, pés das mesas e cadeiras, portas dos armários – e as flores na mesa, são alguns dos elementos claramente rústicos. Mas, se leu o título desta fotografia, já percebeu que outro elemento que nos chama à atenção é a variedade de tapetes e, por sua vez, de texturas que surgem. Temos um de imitação de pêlo maior, outro de pêlo mais pequeno e outro de trapilho. Todos de cores neutras, enquadrando-se muito bem no espaço e contribuindo, uma vez mais, para o enorme conforto da casa.

Muita madeira

Em segundo lugar, voltamos à palavra mais ouvida por aqui: madeira. Esta é, sem dúvida, uma casa campestre. Tudo é em madeira! E, de facto, deste material pode abusar à vontade. Em movéis, no tecto, no chão, nas parede… Se gostar verdadeiramente deste estilo, não se cansará. A madeira é dos maiores contributos para se sentir confortável em casa e, por outro lado, é um excelente isolador térmico, ajudando-o a manter a temperatura ideal em sua casa, todo o ano.

Pratos decorativos

Este é um apontamento que muitos de nós vimos nas casas das nossas avós. Uma espécie de quadro/instalação de pratos que, se montada e planeada com bom gosto, se torna uma autêntica obra de arte e elemento decorativo da sua casa. Como pode ver na fotografia, um projecto de EstúdioUrbano Arquitectos, a ideia é mesmo muito gira e original e é personalizável ao gosto de cada um. Se tem pratos em sua casa com cores, ilustrações ou mais elaborados que o normal e que, pensando bem, não quer usá-los à refeição com receio dos estragar, esta é a melhor solução. Escolha aqueles que mais gosta, posicione-os como quiser e voilá!

Branco como pano de fundo

cozinha desta casa qualquer um sonharia ter! Desde a arrumação, ao espaço amplo, ao conforto e ao toque clean e minimalista. Antes de mais, quem é que não gostava de ter uma cozinha com chão de madeira, em vez do típico azulejo ou chão frio que odiamos pisar descalços? Este é o primeiro ponto a realçar! O segundo ponto é: sabe porque é que esta cozinha parece tão ampla, confortável e simples? Pois é… Porque tem o branco como pano de fundo. É verdade, temos a presença da madeira, no tecto principalmente, mas é o facto da cor branca estar muito presente que torna o espaço tão clean e contemporâneo, mantendo o toque campestre. Para não fugir totalmente ao lado rústico, os móveis não estão pintados de branco puro, mas sim de um branco sujo – um intermédio entre o branco do chão e das paredes e o tom da madeira do tecto.

Parede revestida de pedras

O revestimento em pedra são cada vez mais uma tendência e é considerada um dos elementos que mais pode trazer beleza e conforto a uma casa. Pode ser utilizada em qualquer divisão, mas a que lhe mostramos em específico é a cozinha. É um material impermeável pelo que, se apanhar com água ou qualquer outro líquido não se estraga, e é também um material isolador. O tom da madeira escolhido para as bancadas, aproxima-se da pedra, tornando tudo muito mais uniforme e harmonioso.

Azulejos à portuguesa

Ainda na cozinha, mostramos-lhe uma alternativa ao revestimento em pedra, mas também muito campestre: uns azulejos bem à portuguesa. Com um tom de azul escuro meio baço e uma bancada amarela a contrastar, esta é uma casa moderna com este apontamento rústico e nacional, que se poderia ver numa fachada de uma caixa de uma rua dos bairros de Lisboa.

Renda e crochet

Regressamos às texturas, mas passamos dos tapetes da sala de jantar para as mantas e almofadas em cima da cama. O crochet e rendas relembram-nos tradições, as nossas avós e o campo. Por isso, são um apontamento que se pode tornar divertido, único e sofisticado ao mesmo tempo. Fuja às mantas tradicionais e opte por esta ideia! Se tiver uma avó que faça crochet e, com sorte, lhe possa ensinar, tem a vantagem de ficar com peças únicas e mais especiais!

Elementos naturais

Os elementos naturais, para além da madeira no chão, móveis, tecto e paredes, podem ser cruciais. Muitas vezes basta um pedaço de um tronco ou um ramo de uma arvóre, como se vê na fotografia, para dar a volta a toda a decoração. Gosta ou não deste elemento decorativo? Nós adoramos!

Mesa de pedra no exterior

Quase a chegar ao fim, passamos para o exterior. Se tiver a sorte de poder projectar um espaço exterior para sua casa, sugerimos-lhe que arranje uma mesa de pedra grande para o exterior. Deste modo, poderá reunir amigos e família sem que a mesa nunca se estrague ou desgaste – não há mesa mais resistente!

Vasos originais

Para terminar, damos-lhe esta ideia muito original: que crie vasos a partir de objectos diferentes! Estes parecem bules de chá, mas poderiam ser garrafas, copo, frascos de vidros… Há mil e uma ideias de DIY (Faça por si próprio) para fazer nesta área da decoração!

Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!