Mezzanine: o que Deve Saber para Criar uma + 15 Inspirações!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
4 Apartamentos Renovados e Mobilados junto ao Largo da Graça - Lisboa VidalPlaces Property Investments Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Precisa de mais espaço? Então, em vez de se mudar, por que não tirar proveito de todos os metros quadrados da sua casa com um mezzanine / mezanino? Sim, até pode aproveitar o pé direito (altura da sua casa), nomeadamente se este for alto.

Um mezzanine é estético, luminoso e muito moderno, um mezanino permite ampliar o espaço e ganhar m2 com facilidade.

Se quer mais espaço sem ter que mudar de casa, por que não optar por criar um mezzanine? Pode ajudá-lo a resolver o seu problema de espaço e dar-lhe ainda mais possibilidades de guardar as suas coisas ou até criar uma divisão extra, como um closet, escritório, biblioteca, quarto e brincar, mezzanine quarto ou mesmo uma casa de banho, quer seja dentro de casa ou na sua garagem, esta extensão da sua casa pode ser benéfica para o ambiente da casa!

Partilhamos tudo o que deve saber sobre mezzanine neste artigo! Não perca…

1. Escolha um mezzanine para aumentar a área de casa

São Vicente 44 - Stone Capital Onstudio Lda Salas de estar modernas
Onstudio Lda

São Vicente 44 – Stone Capital

Onstudio Lda

Quando há falta de espaço, a primeira coisa a se pensar é aumentar o espaço habitacional nos metros quadrados disponíveis. Mas, por vezes, e por razões específicas à sua situação, não é possível aumentar a casa. Contudo, é possível converter o sótão.

Assim, a opção de mezzanine começa a fazer todo o sentido, nomeadamente se tiver tetos altos ou sótãos que permitem a instalação de uma?

Esta solução é mais barata que uma extensão no solo, uma vez que o mezzanine pode cobrir a superfície de um espaço ou quase toda a casa, mediante a organização e o layout da mesma.

2. Mezzanine significado

Projeto de Mezzanine _ Apartamento Particular Ana Maria Timóteo _ arquitecta Salas de estar modernas
Ana Maria Timóteo _ arquitecta

Projeto de Mezzanine _ Apartamento Particular

Ana Maria Timóteo _ arquitecta

Mezzanine o que é?

Um mezzanine é uma plataforma mais ou menos ampla, aberta ou fechada, colocada sobre pilares ou vigas apoiadas em paredes. Também pode ser suspensa ao teto, se estas forem capazes de suportar a carga. Este espaço foi projetado para otimizar o espaço de vida, explorando a altura da casa como um quarto, sala, biblioteca, quarto de brincar, etc.

3. Que altura é necessária para criar um mezzanine?

Não é recomendável instalar um mezanino se não tiver uma altura de teto de pelo menos 4 metros. Não precisa, mas a praticidade e funcionalidade depende disso. Na verdade, é preferível ter 1,80 metros a 2 metros de altura para esta sala e 1,90 metros a 2 metros sob o mezanino. Se não tem espaço suficiente para ficar em pé e se movimentar, corre o risco de abandoná-lo por causa do desconforto e seu investimento terá sido em vão.

Com essa altura, pode transformar o seu mezzanine num escritório ou sala, por exemplo, ou até mesmo num espaço para um home cinema. É deixar os seus desejos e necessidades falarem por si!

Por outro lado, se instalar um mezzanine para colocar a cama do seu filho, uma altura mínima de 1 metro pode ser suficiente. O filho deve ser capaz de sair da cama sem bater com a cabeça. Mas tenha a certeza antes de começar!

4. Onde instalar o mezzanine?

No Place Like Home Atelier in Matosinhos - No Place Like Home ® Escritórios
No Place Like Home ®

No Place Like Home Atelier in Matosinhos –

No Place Like Home ®

A maior parte dos mezaninos está instalada no quarto das crianças ou nas salas.

Numa sala de estar, é aconselhável ter um espaço mínimo de 1,90 metros a 2 metros sob o mezanino. Essa altura permite que se mova livremente e não escurece a sala. Para evitar a sensação de sobrecarga, mantenha uma altura de 2,20 metros. No mezanino, se instalar um escritório, uma sala de estar, uma zona de relaxe, uma altura de 1,90 metros será suficiente para se mover como quiser e manter a luz natural dentro do espaço.

No quarto das crianças, certifique-se de deixar uma altura de 1,80 metros a 2 metros.

5. Qual é melhor acesso para o mezzanine?

Geralmente, são utilizados três tipos de acesso para uma mezzanine: a escada tradicional, a escada de moleiro e o escadote

A escada tradicional é a mais confortável para aceder e descer do mezzanine. É ótimo para andar com as mãos ocupadas ou não ter que se preocupar. O risco de quedas é reduzido e é muito mais prático no dia a dia. No entanto, ocupa espaço e requer alguma distância para ser instalada. Se optar pela escada, cabe-lhe escolher o modelo adequado (retilíneo giratório, helicoidal, perfurado, maciço, com arrumação, etc.).

  • A escada de moleiro é uma boa substituta da escada tradicional quando o espaço é escasso. Requer um pouco de retrospectiva para ser implantado. Por outro lado, nem sempre é muito prático, especialmente para crianças pequenas.
  • O escadote é uma opção muito simples de instalar. Permite cumprir com a sua função (subir e descer) sem ocupar muito espaço.

6. Quais são as medidas de segurança de um mezzanine?

4 Apartamentos Renovados e Mobilados junto ao Largo da Graça - Lisboa VidalPlaces Property Investments Salas de estar modernas
VidalPlaces Property Investments

4 Apartamentos Renovados e Mobilados junto ao Largo da Graça – Lisboa

VidalPlaces Property Investments

O mezzanine de madeira ou mezzanine metálico deve ser seguro e de construção sólida. É altamente recomendável usar os serviços de um profissional competente; não embarque em tal projeto se não tiver as habilidades necessárias.

O mezanino deve ser projetado para suportar o seu peso e o que nele se instala, sem risco de colapso ou impacto nas paredes de suporte.

Considere equipar o seu mezanino com grades de proteção adequadas e acesso fácil e compatível. Lembre-se que o espaço pode ser usado por crianças e que a segurança é fundamental.

7. As grades ou guarda-corpos dos mezzanines?

O mezzanine é uma divisão alta, por isso é importante evitar quedas instalando umas grades ou guarda-corpo. A barreira consiste em grades ou painéis de vidro ou de madeira, por exemplo. A altura mínima deve ser de 1 metro e o espaçamento entre as várias grades não deve ultrapassar 11 cm, de forma a não permitir a passagem de uma criança.

8. Casa com mezzanine: de que material?

Na decoração rústica, a madeira é uma escolha óbvia. Para uma decoração a madeira e o aço combinam lindamente.

Aço, alumínio e aço inoxidável dão uma impressão de leveza e elegância. Exibindo graciosamente os corrimãos (superfície de apoio horizontal para as mãos), sublinham sutilmente a subida da escada. Estes tipos de materiais integram-se perfeitamente com uma decoração industrial ou moderna.

Por sua vez, o betão/cimento e a pedra sublinham com robustez os ângulos retos, nomeadamente para decorações industriais.

Por fim, o vidro, evoca pureza e espaço, permitindo que a luz seja filtrada dentro do mezanino e a integre visualmente na decoração geral de forma eficaz.

9. Mezzanine aberto ou fechado?

S Mamede CASCA Quartos asiáticos Madeira maciça Acabamento em madeira
CASCA

S Mamede

CASCA

Um mezzanine aberto fica, particularmente, bem em áreas pequenas, a abertura dá uma ilusão de grandeza que neutraliza visualmente o efeito de separação criado por pequenas dimensões.

Já os mezzanines fechados proporcionam a privacidade necessária para o desenvolvimento de um quarto ou casa de banho.

10. Conselho da homify: contratar um profissional

Aconselhamos que contrate um arquiteto ou outro profissional especializado. Bons profissionais podem criar o mezzanine dos seus sonhos para um espaço maior! Divirta-se: de madeira tradicional ou tipo loft, todas as ideias são permitidas…

Encontre contactos profissionais: aqui.

11. Quanto custa um mezzanine?

Mas quanto custa um mezanino? É bastante difícil responder a essa pergunta, pois o preço varia de acordo com vários fatores. À primeira vista, observe que o tipo de material usado será um grande fator de influência. Portanto, considere que um mezzanine de madeira custará significativamente menos do que um mezanino metálico, vidro ou betão. Além disso, os metros quadrados continuam a ser um fator óbvio que deve ser tido em consideração quando determinar o custo total do trabalho a ser realizado.

Por fim, se precisa de instalar entradas de água, saídas ou um ar condicionado para tornar o ambiente funcional e habitável, o projeto tenderá a ficar mais caro, mas o resultado irá valer a pena, sem dúvida!

12. Mezzanine fotos

Pode inspirar-se com mais estes projetos de mezzanine!

13.

Remodeling in Beja Grupo Norma Salas de estar mediterrânicas
Grupo Norma

Remodeling in Beja

Grupo Norma

14.

ESCRIT´ÓRIO MEZANINE. BUREAU MEZANINE. MEZANINE OFFICE MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS Espaços de trabalho ecléticos Madeira maciça Branco
MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS

ESCRIT´ÓRIO MEZANINE. BUREAU MEZANINE. MEZANINE OFFICE

MA.TERIA. ARCHITECTURE SOLUTIONS
Gostava de criar um mezzanine em sua casa? Tem pé direito para isso?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!