Plantas Ornamentais para Interior e para Exterior | + 15 Fotos como Inspiração

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
10 Plantas de Interior Para Iniciantes Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Loading admin actions …

Os espaços exteriores e interiores não ficam realmente completos sem plantas. O toque emprestado pela natureza é único e incomparável e um projecto, seja ele de arquitectura, de design de interiores ou de decoração, não parece realmente findado quando não a contempla. As plantas ornamentais, como o nome indica, são usadas para ornamentar e decorar. Com as cores, formas, aromas e folhagem que possuem, são utilizadas amiúde na arquitectura de interiores e paisagística.

As espécies ornamentais terão sido escolhidas a dedo pelos humanos pelas características vistosas que lhes estão inerentes. Com o tempo, percebeu-se que se podiam aperfeiçoar as qualidades naturais das plantas a partir do cruzamento entre elas, tendo, assim, começado a surgir novas variedades. Em Portugal, a produção de plantas e flores ornamentais tem sido uma actividade agrícola sustentável.

Hoje em dia, verificamos que há um crescente interesse pela arte da botânica e da jardinagem e que, sobretudo nas grandes cidades, se criam verdadeiras “florestas urbanas” (conhecidas como “urban jungle” que são, de resto, tendência) em ambientes fechados (apartamentos, casas, escritórios, etc.). A necessidade de se ter um escape ao digital, ao quotidiano agitado e até o confinamento forçado pela pandemia estão também por detrás da vontade das pessoas em ter plantas em casa, algo que lhes embeleze o espaço e de que possam cuidar.

Hoje, vamos deslindar o mundo das plantas ornamentais.

1. Como escolher plantas ornamentais para interiores?

Home office com plantas Bioma Plants EscritórioAcessórios e decoração
Bioma Plants

Home office com plantas

Bioma Plants

As plantas são seres vivos. Como tal, devem ser cuidadas e não escolhidas de forma precipitada. Porém, as pessoas tendem a apressar-se a escolher as plantas, fixando-se amiúde na beleza das mesmas e descurando tudo aquilo de que elas precisam para prosperar, assim como as características do ambiente em que as pretendem inserir. Assim, se anda à procura de plantas ornamentais para interiores, considere, primeiro, os pontos que se seguem:

  • Luz: muitas plantas precisam de luz directa durante várias horas por dia para crescerem. Outras preferem sombra parcial ou total. Antes de comprar uma planta ornamental, considere a luminosidade do espaço em que a pensa colocar e procure espécies que se adaptem a essas condições.
  • Lista de plantas ornamentais de sombra: clívia miniata; azálea; begónia; alegria-do-lar; bambu-da-sorte; crótons; orquídeas brancas; areca-bambu; planta-aranha; lírio-da-paz; antúrio; espada-de-São-Jorge; jibóia; skimmia sp; vinca difformis; sanseviéria; zamioculca; ficus elástica; dracaena;
  • Lista de plantas ornamentais de sol: aloe vera; echeveria; flor-da-fortuna; planta jade; planta suculenta colar-de-pérolas; eufórbias; hibisco; gardénia; orquídea; cactos; plantas de citrinos; girassol; petúnia; lavanda;

Escritório com plantas Bioma Plants EscritórioAcessórios e decoração
Bioma Plants

Escritório com plantas

Bioma Plants

Pilea peperomioides | Planta Chinesa do Dinheiro Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Pilea peperomioides | Planta Chinesa do Dinheiro

Urban Jungle - Plantas e Projectos

Temperatura: a Primavera e o Verão trazem as temperaturas ideais para as plantas, mas o Outono e o Inverno, com os sistemas de aquecimento a serem ligados e desligados frequentemente, podem ser verdadeiramente problemáticos. O grosso das plantas sobrevive a isto, mas muitas podem reagir mal e acabar por morrer, por isso, considere a temperatura média da sua casa ao longo do ano e compre plantas ornamentais que vão ao encontro dessa temperatura. Note-se que também há a hipótese de mudar a planta de divisão durante essas estações.

Philodendron Brasil Bioma Plants Paisagismo de interior
Bioma Plants

Philodendron Brasil

Bioma Plants

A importância das plantas na decoração da sua casa Jo Decor Paisagismo de interior
Jo Decor

A importância das plantas na decoração da sua casa

Jo Decor

Monstera deliciosa | Costela de Adão Urban Jungle - Plantas e Projectos CasaPlantas e acessórios
Urban Jungle – Plantas e Projectos

Monstera deliciosa | Costela de Adão

Urban Jungle - Plantas e Projectos
  • Estilo de vida: por estilo de vida, entenda-se o tempo que passa ou não em casa e a disponibilidade que tem para fazer o cuidado e a manutenção de plantas (rega, poda, adubagem, cuidados com o solo, etc.). Se procura nomes de plantas fáceis de cuidar, sugerimos que consulte o site da Bioma Plants onde consultar uma secção dedicada apenas a plantas que requerem pouca manutenção, tais como a monstera deliciosa; a areca; a hera “jacobine”; as echeveria; o antúrio vermelho; as dracaena; a strelizia nicolai, entre outras.
  • Animais de estimação: os animais de estimação, em especial os gatos, adoram ir às plantas e, por vezes, comem folhas das mesmas. Algumas plantas são medianamente tóxicas (o seu animal de estimação tê-las-ia que ingerir em grandes quantidades para adoecer), mas outras são verdadeiramente perigosas. No site da Bioma Plants, encontra, igualmente, uma selecção de plantas ornamentais petfriendly como as asplenium nidus; a nephrolepis exaltata; a calathea orbifolia; a chamaedorea elegans; a musa tropicana; a livistona rotundifulia, entre muitas mais.

2. Plantas ornamentais para jardim

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas Jardíssimo Jardins de fachada
Jardíssimo

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas

Jardíssimo

Uma casa bonita e um espaço exterior desleixado não combinam, por isso, e tal como referimos, um projecto de arquitectura ou de interiores não fica realmente completo sem se tratar do paisagismo (ou, no caso dos apartamentos, de se incorporar apontamentos verdes nos espaços). As plantas ornamentais para jardim transformá-lo-ão por completo do ponto de vista estético e cuidar delas será verdadeiramente terapêutico para toda a família. À semelhança do que acontece com as plantas ornamentais para interiores, também as do jardim devem ser escolhidas mediante as condições de luminosidade (que luz recebe o jardim, em cada zona, e por quanto tempo), as condições climáticas da região onde vive (analise se as plantas estarão ou não muito expostas à chuva, ao frio e ao vento e lembre-se que há soluções para as resguardar como pérgolas ou a mera existência de muros), o tipo de solo (húmido, normal ou seco, sendo que pode variar em partes diferentes do jardim) e a disponibilidade para manter o jardim ou para contratar o serviço de alguém que o faça.

2.1. Em Portugal, quais as melhores plantas ornamentais para jardim?

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas Jardíssimo Jardins de fachada
Jardíssimo

Jardim Contemporâneo com Áreas Espaçosas

Jardíssimo

Jardíssimo - Hotel Casa Arte, Bensafrim Jardíssimo Jardins tropicais
Jardíssimo

Jardíssimo – Hotel Casa Arte, Bensafrim

Jardíssimo
  • Hortênsias (hidrângeas): as hortênsias são muito apreciadas pelos portugueses, existindo em várias formas e feitios. Estas belas flores podem ser utilizadas em sebe, maciço, floreiras, canteiros e também estão entre as plantas ornamentais para vasos. Requerem apenas um espaço à sombra ou meia-sombra, solo ácido e água abundante nos dias mais quentes. A poda deve ser feita no Inverno.
  • Margaridas: as margaridas têm um ar delicado, mas são, na verdade, plantas extremamente resistentes, fáceis de plantar e de se desenvolver. As margaridas preferem solos drenados, bem adubados e ricos em potássio. Trata-se de uma planta que requer uma boa exposição solar e que não reage bem ao excesso de frio. A rega deve ser feita de manhã ou ao fim do dia.
  • Antúrios: os antúrios dão-se bem em solos ricos em matéria orgânica e devem ser regados com frequência, especialmente no Verão. A planta prefere um ambiente de sombra parcial e deve ser fertilizada de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses.
  • Roseiras: as roseiras também não são plantas muito exigentes. Devem ser podadas anualmente – quando estão no período de dormência – e as flores velhas devem ser removidas aquando da floração para precaver o aparecimento de doenças. A planta precisa de muito sol directo (idealmente, cinco horas por dia) e deve ser fertilizada entre duas a três vezes por ano.
  • Dálias: as dálias devem estar localizadas em áreas bem iluminadas, mas, se na região onde mora, o sol é muito intenso, será melhor colocá-las numa zona parcialmente à sombra. A dália não é aconselhável para zonas ventosas e dá-se bem em solos enriquecidos com matéria orgânica. Apesar de resistente ao calor, precisa de boas regas.
  • Gladíolos: os gladíolos são plantas bulbosas com belíssimas flores ornamentais que gostam de receber sol directo. Sem luz, não crescem. A planta favorece solos arenosos com matéria orgânica (como composto) e tolera solos argilosos, necessitando de regas abundantes para o substrato se manter húmido, especialmente quando começa a florescer. As temperaturas elevadas podem prejudicar a planta.

Outras flores ornamentais para jardins: alfazemas; tagetes; jarros; zínias; girassóis; amores-perfeitos; sardinheiras; fetos; alecrim; etc.

Árvores para jardim: complete o seu jardim com algumas árvores bonitas como a magnólia, a macieira-de-flor, a cerejeira-japonesa, o arce-japonês, a tília, a bétula, a oliveira ou o cipreste.

4. Quem o pode ajudar a escolher e a cuidar das suas plantas ornamentais?

Villa Almancil Jardíssimo Jardins minimalistas
Jardíssimo

Villa Almancil

Jardíssimo

Moradia Moderna com Jardim e Piscina Jardíssimo Jardins de fachada
Jardíssimo

Moradia Moderna com Jardim e Piscina

Jardíssimo

Na homify, pode encontrar os profissionais certos para projectar o seu jardim de sonho. Veja as listas de arquitectos paisagistas e jardineiros registados no nosso site e lembre-se que pode afunilar a sua pesquisa inserindo o nome da sua cidade ou código postal (apesar de muitos dos profissionais/empresas desenvolverem projectos em todo o país).

Se tiver mais questões, não hesite em contactar-nos ou aos profissionais registados na homify!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!