Casas Bonitas: 15 Casas que Vão Fazer o Seu Coração Bater mais Rápido!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casa em Braga CASA MARQUES INTERIORES Casas modernas
Loading admin actions …

Já todos nos enamorámos por fotos bonitas de casas de revista, umas mais modernas, outras mais rústicas, umas na cidade, outras no campo, umas enormes e outras mais pequenas. Há-as, de facto, para todos os gostos e já todos, a certa altura, demos por nós a imaginar como seria a nossa casa de sonho. Seria na praia ou entre as árvores no meio da floresta? Tenderemos nós mais para moradias modernas ou para um espectacular loft na cidade? Valeria a pena construir piscina ou nem por isso? Bom, enquanto sonhamos – ou para quem está em vias de concretizar o desejo de construir casa própria – podemos sempre ir tirando ideias das fotos de casas mais bonitas da galeria da homify.

A pensar nisso, hoje, fizemos uma espécie de top casas que comprávamos se ganhássemos o Euromilhões (vá, vá… nem todas são assim tão caras!), todas elas projectadas por arquitectos portugueses. Sob cada imagem aparece o nome do atelier que projectou a casa, por isso, só tem que clicar sobre o nome para chegar ao perfil desse gabinete onde encontra mais projectos e todos os contactos (telefone, morada, email, etc.).

Vamos, então, ao mundo das casas bonitas!

1. Uma casa sustentável

Treehouse Douro Jular Madeiras Casas modernas Madeira Acabamento em madeira
Jular Madeiras

Treehouse Douro

Jular Madeiras

Há muita beleza nas coisas – casas – simples e, aos nossos olhos, essa beleza cresce quando lhe está associada a tão necessária, importante e urgente vertente sustentável. Assim, decidimos iniciar o nosso artigo com uma bela casa de madeira situada no topo de uma colina, na região do Douro, e emoldurada pela natureza. A madeira encontra-se com o vidro que permite que o interior esteja plenamente ligado ao exterior como se de um só se tratassem. A casa dispõe ainda de um belo alpendre que se debruça sobre a paisagem. Serenidade, apologia a uma vida simples, bom gosto, silêncio, ar fresco… são apenas algumas das coisas que a casa nos sugere.

2. A casa com um ar futurista

Prosseguimos para uma casa que é o oposto da anterior e que vai, por certo, agradar aos nossos leitores que adoram linhas arquitectónicas irreverentes. A Casa P161 é uma casa térrea com janelas trapezoidais e angulosas que desafiam o convencional. As paredes são escuras e contrastam com o pano de fundo verde e natural que suaviza a arquitectura minimalista vincada da moradia térrea. A casa tem um espectacular jardim com piscina apoiada por um deck, ideal para os moradores usufruírem de agradáveis momentos ao ar livre.

3. Casa rústica remodelada

Casa em Espiunca ABPROJECTOS Casas campestres Ardósia
ABPROJECTOS

Casa em Espiunca

ABPROJECTOS

É na margem esquerda do rio Paiva que se situa esta sublime casa rústica cuja intervenção consistiu na reabilitação e ampliação dos edifícios com o intuito de os adaptar às necessidades de habitabilidade e padrões de conforto actuais. O atelier responsável pelo projecto respeitou a imagem, a volumetria e as características originais dos edifícios. A preservação da memória do antigo e a paisagem foram pedras basilares deste projecto que, não obstante, ganhou um cunho mais moderno e mais zonas translúcidas que põem o interior em contacto com o exterior.

4. A forte presença do vidro

A Quinta Marques Gomes é um condomínio privado de 25 hectares com uma identidade arquitectónica e uma localização exclusivas. As moradias foram concebidas com coberturas e sebes vegetais e estão adaptadas aos paradigmas da habitação moderna e confortável que se apoia num equilíbrio entre o design, a funcionalidade de cada área e a integração do espaço, proporcionando uma melhor qualidade de vida a quem as habitar. As casas – aqui ainda em projecto renderizado – possuem uma vista simultânea de rio e de mar.

5. As árvores como pano de fundo

HABITAÇÃO DF ARTEQUITECTOS Casas modernas
ARTEQUITECTOS

HABITAÇÃO DF

ARTEQUITECTOS

Tem 680 m² e uma piscina que nos deixa já com saudades do Verão. O volume térreo surge revestido a madeira, um material que oferece calidez e aconchego ao conjunto e que cria um elo entre a moradia e o entorno. O envidraçado e a piscina infinita de dimensões generosas reflectem as cores do céu e o arvoredo. Aqui, a natureza duplica-se.

6. O rústico e o moderno encontram-se nesta moradia

MORADIA RIBEIRA MDArquitectos Casas modernas
MDArquitectos

MORADIA RIBEIRA

MDArquitectos

Em termos de estilo e distribuição dos espaços, esta será, porventura, uma das mais consensuais moradias do nosso artigo. Mas não é por isso menos especial. Pelo contrário! A casa tem dois pisos, estando o inferior reservado aos espaços sociais e o superior destinado aos quartos. O piso inferior abre-se para a zona da piscina que aparece abraçada por um pequeno deck. O volume de pedra, mais rústico, contrasta com as superfícies brancas da moradia. Na fotografia, em que vemos a casa já ao cair da noite, as luzes âmbar tornam-na extremamente acolhedora e convidativa e fazem-nos querer ver mais!

7. Moradia de luxo em Tróia

Localizada em Tróia, a nossa sétima moradia destaca-se pela sua grande fachada com a majestosa presença de betão aparente, assim como pela pontual presença de muros em pedra emparelhada que geram um cenário de metamorfose que se estende desde a pedra local ao aparecimento de uma nova construção marcada pelo betão armado com o carácter de uma arquitectura em cru. À semelhança dos projectos que até agora vimos, também esta moradia se relaciona com o espaço exterior, nomeadamente através da colocação de um pavimento único. A vivência do espaço exterior e interior como sendo um só dá-lhe um carácter de enorme fluidez.

8. Moradia térrea em Braga

As casas térreas têm uma miríade de vantagens apelativas quando comparadas com casas de dois pisos ou mais. Entre as casas modernas simples que aparecem na nossa galeria, teríamos sempre que dar ênfase à casa da imagem acima que, com um estilo marcadamente moderno, se ergue em linhas depuradas e longas que sugerem espaços amplos no interior e possibilitam uma total integração com a paisagem.

9. A beleza da madeira e do branco

Área exterior tardoz Linhas Simples Casas unifamilares Branco
Linhas Simples

Área exterior tardoz

Linhas Simples

O binómio composto pelo branco e pela madeira nunca passará de moda. O branco é elegante, discreto e versátil. A madeira, por seu lado, é um material intemporal, acolhedor, quente e bonito com os veios e nós únicos que o definem. Combiná-los numa moradia, seja ela térrea ou não, será sempre uma boa aposta. A madeira pode surgir nos pisos, em ripados, nas paredes, como revestimento no interior e no exterior e numa pletora de apontamentos. Aqui, vemo-la presente numa moradia com uma volumetria controlada e demarcada com reduzidos vãos e abertura para tardoz onde a privacidade é privilegiada.

10. Casa Heitor

Perto de Santa Maria da Feira, em Escapães, está a Casa Heitor, uma moradia T2 que se desenvolve num único volume capaz de abranger todos os espaços estabelecidos a nível programático. As aberturas procuram o exterior e a luz numa tentativa de vislumbrar o horizonte distante. Os tons claros predominam nos espaços interiores, mas, no exterior, é a superfície preta que se evidencia em perfeita harmonia com o volume de pedra.

11. Casa em Melides

É no sul do litoral alentejano que encontramos esta preciosidade construída como escape ao reboliço urbano. A casa está implantada no topo de um monte – protegido pela topografia da envolvente – e distingue-se pela forte marca geométrica que conforma dois volumes que se sobrepõem formando uma cruz (aqui não visível). O formato em cruz, para além de conter a escala e a presença da casa, permitiu dividir o programa em duas áreas, uma mais exposta e outra mais intimista.

12. Casa térrea em L

As casas térreas, pelas vantagens que reúnem, a curto e a longo-prazo, são favorecidas por muitas famílias. A casa da imagem acima, em piso térreo, desenvolve-se em dois corpos distintos que se articulam através do corpo de entrada. A implantação do edifício advém da combinação de vários factores: por um lado, a melhor adequação ao programa fornecido pelo cliente e, por outro, de factores climatéricos e topográficos. A casa toda envidraçada, tem, ao centro, um sensacional relvado com piscina.

13. Namu House na bela vila de Óbidos

O fenomenal projecto desta moradia pretende realçar a especificidade do local em que se insere – a poucos metros da Lagoa de Óbidos, num local caracterizado por árvores de Pinheiro Manso e pela densa vegetação da Reserva Ecológica Natural a Sul – criando, como os próprios arquitectos descrevem, um forte sentimento de encerramento natural. A casa relaciona-se com a paisagem, estando os espaços principais orientados para Sul e os espaços mais reservados do lado oposto. O jardim torna-se num verdadeiro pátio resguardado do vento, com a cortina de vegetação por um lado e a arquitectura do outro.

14. A casa em que os ripados se destacam

Fermentões Urbanização ARTEQUITECTOS Casas modernas
ARTEQUITECTOS

Fermentões Urbanização

ARTEQUITECTOS

Os ripados são uma excelente forma de conceder ritmo visual e dinamismo a uma casa. Para além de bonitos, são, ainda, uma solução oportuna para resguardar o interior sem vedar por completo a entrada de luz natural e o acesso às vistas. No caso das janelas, podem ser colocados a servir como portadas passíveis de abrir em sistema de harmónio.

15. Casa do Ribeiro

Terminamos com a maravilhosa Casa do Ribeiro, implantada num ambiente rústico em pleno coração minhoto. A área exterior, resguardada por duas palas laterais, é perfeita para os moradores desfrutarem ao máximo dos momentos de lazer de que dispõem num ambiente puramente campestre.

De qual destas casas mais gostou e com que estilo mais se identifica? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!