As Melhores Cores para Salas: 13 Dicas Para Ajudá-lo a Escolher e Tirar O Máximo Partido

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Casa Go4cork Salas de estar modernas Cortiça
Loading admin actions …

Quer renovar a sua decoração de interiores e pintar a sua sala?

É uma excelente ideia!

Mas que cor pôr na sala? Qual é a cor que melhor se adapta ao seu estilo e decoração?

Enfim, se está à procura de ideias de decoração para tirar o melhor partido das cores da moda de 2021, então está no lugar certo.

Amarelo, cinza, verde, azul ou o eterno branco podem ser uma excelente opção.

Enfim, seja qual for a sua opção e o seu estilo – discreto ou mais exuberante – aqui ficam algumas inspirações de cores de tintas para sala, onde pode ver as cores que combinam.

Se precisa de uma boa dose de inspiração e de umas dicas preciosas, então mantenha-se connosco.

1 – Combinar e ideias de cores para sala

O objetivo é criar um ambiente na sala que seja propício à serenidade e ao relaxamento. Tudo contribui: um sofá macio, um tapete grosso, a sua música preferida… A escolha das cores e a forma como as vai combinar também são essenciais, porque afetam diretamente o nosso bem-estar e psicológico.

Leia: O poder de cada cor!

2 – O que ter em conta para escolher a cor para a sala?

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Salas de estar ecléticas
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

A regra mais importante para escolher as melhores cores para sala de TV ou sala em geral é, antes de tudo, ouvir o seu gosto pessoal.

Se nunca usou azul, não deve pintar a sala de azul, porque pode cansar-se mais rapidamente.

Aposte nas cores que realmente adora, em vez de seguir as tendências. Vai passar muito tempo nesta sala, é necessário que a cor que escolher o faça sentir bem e confortável. Não devemos optar por uma cor, apenas porque é uma tendência, temos que nos identificar com ela.

3 – Escolher a cor segundo a exposição da sala

Canto de leitura com mobiliário elegante Essential Home Salas de estar modernas
Essential Home

Canto de leitura com mobiliário elegante

Essential Home

Para encontrar A cor certa para a sua sala, deve pensar na orientação do espaço. também deve escolher uma cor que combine com o seu mobiliário e que corresponda ao seu gosto, sendo consistente com a exposição solar da sua sala. Se a sua sala estiver voltada para o norte, opte por uma cor quente para aquecer a sala de estar. Assim, um cor-de-rosa velho vai aquecer a decoração da sala, pode-se associá-lo sem falsa problema a um cinza muito suave. Também pode ir para um cinza, bege ou branco.

Se, pelo contrário, a sala está exposta a sul, pode suavizar o ambiente apostando nos tons de amarelo, mel dourado, rosa ou pêssego.

4 – Combinar a cor com o ambiente da sala de estar

Sala de estar e jantar integrada com cozinha. Alma Braguesa Furniture Salas de estar escandinavas Cinzento
Alma Braguesa Furniture

Sala de estar e jantar integrada com cozinha.

Alma Braguesa Furniture

A cor da sala vai dar um toque específico ao ambiente. Também depende do que quer sentir quando entra e está na sala.

Como sabemos, as cores têm um impacto nas nossas emoções e no ambiente geral da sala, como prova o Feng Shui (aqui).

Para uma sala aconchegante e confortável, onde gostará de relaxar e descontrair, aposte, por exemplo, no azul, porque é uma cor suave. Não tenha dúvidas que cores suaves e tons neutros são uns grandes aliados na decoração de uma casa.

Se pretende criar um ambiente mais acolhedor, confortável e amigável, opte por cores que evoquem o outono, como marsala ou até ocre, que é uma variação do laranja.

5 – Deixar a sala mais luminosa

Para maximizar as chances de desfrutar de uma sala bem iluminada, é melhor pintar com um acabamento acetinado ou brilhante. Isso ocorre porque a tinta fosca não refletirá a luz o suficiente. Uma boa iluminação também é essencial. Colocamos grinaldas para uma decoração aconchegante, luminárias de mesa para um espírito acolhedor e suspensões de teto para ver corretamente. Também é essencial limpar as janelas o máximo possível para permitir a entrada de pouca luz natural durante este período de inverno.

As cores para sala pequena são, sem dúvida, as mais claras, para enaltecer a luz.

6 – Aposte em três tons no máximo para uma harmonia de cores na sala

Projeto de interiores em moradia- AE LB ARQ_ projetos de arquitetura Salas de estar modernas
LB ARQ_ projetos de arquitetura

Projeto de interiores em moradia- AE

LB ARQ_ projetos de arquitetura

Tal como o vestir, cuidamos da escolha das cores para a sua decoração: a regra de ouro, no máximo três cores, também é válida para o seu interior! Por isso, escolhemos uma harmonia de cores para a sala. Assim, colocamos tons pastéis se nossa mesa de centro for verde água e tons neutros se tivermos móveis brancos. Procuramos a harmonia entre as diferentes cores. Ou optamos por cores semelhantes no círculo cromático, azul e verde; qualquer um prefere jogar os contrastes com as cores em oposição no círculo cromático.

Também pode apostar em cores complementares e combinar amarelo e roxo ou verde e vermelho. A ideia pode parecer surpreendente, mas a harmonia é incrível.

7 – Uma cor forte numa única parede

Não se prive de aplicar a sua cor preferida na sala, mas apenas numa parede se for uma cor forte como o vermelho. Atrás do sofá, por exemplo, vai dar identidade a área da sala, como distinguir a zona de jantar se tiver uma grande sala de estar: é uma forma inteligente de delimitar espaços sem dividi-los! A cor vermelha pode então ser diminuída na cozinha e na entrada, com detalhes, tornando-se assim o tema da sua decoração.

8 – Aplicar cores fortes apenas em mate

Só deve usar uma tinta acetinada se as paredes estiverem em muito bom estado, pois destaca os defeitos. E as cores fortes serão aplicadas em mate para evitar o lado muito brilhante. Opte por uma tinta mate que seja lavável, principalmente se tiver crianças pequenas ou animais porque a tinta com efeito em pó tem o inconveniente de se sujar muito.

9 – Escolher uma cor de acordo com o estilo de decoração da sala

Fotógrafo profissional - Porto, Portugal Alessandro Guimaraes Photography Salas de estar minimalistas
Alessandro Guimaraes Photography

Fotógrafo profissional – Porto, Portugal

Alessandro Guimaraes Photography

A cor também adapta-se aos diferentes estilos que escolher para dar ao seu interior. Para acompanhar uma decoração de inspiração escandinava, optamos por tons pastel, cores suaves, como o rosa claro, o azul claro ou mesmo o verde.

Os tons mais quentes, amarelo mostarda ou cores mais picantes evocarão facilmente uma atmosfera dos anos setenta e um interior vintage.

Finalmente, para uma sala de estar industrial ou em estilo loft, pode optar por cinza escura ou tijolo. As salas contemporâneas irão focar-se na sobriedade com tons de cinza, branco ou preto.

10 – Fazer um teste na parede

Pinte grandes tiras de papel nas cores que mais gosta. Aplique-as nas paredes da sala em dupla face durante vários dias. Assim, irá ver que elimina espontaneamente certas cores. Pense também no ambiente, mais do que na estética: se pretende transformar a sua sala num ambiente acolhedor e relaxante, as suas escolhas irão naturalmente para cores suaves e tons neutros!

11 – As cores mais usadas na sala

Os tons neutros: castanho, cinza claro, linho, cinza, areia são boas alternativas aos tons de branco.

Os tons escuros devem ser aplicados numa única seção da parede e como lembrete nos acessórios: vermelho, berinjela, roxo, azul petróleo, laranja, verde…

Nota: se optar por pintar todas as paredes numa cor escura, escolha peças e decorações leves e discretas.

12 – O papel de parede: outra solução dar cor à sala

Pedaço de sol! - Decoração de sala de estar e jantar White Glam Salas de estar modernas
White Glam

Pedaço de sol! – Decoração de sala de estar e jantar

White Glam

O papel de parede deixa de ser um elemento de revestimento e passa a ser um elemento decorativo, apresenta-se como mais uma alternativa às tintas. Numa sala contemporânea, é aplicado atrás do sofá ou na área de jantar para identificar os espaços, diferenciar o ambiente e dar estilo.

13 – Uma última dica

Se a divisão estiver completamente vazia, é absolutamente necessário pensar na decoração, no futuro ambiente e nos móveis que vai apresentar. Caso contrário, deve levar em consideração os materiais e cores já existentes.

Em suma: pense na sala de estar como um todo.

Se precisar de um profissional (decorador, designer de interiores, arquiteto de interiores… ) não hesite em aceder ao separador ’profissionais’. Filtre os profissionais com que mais se identificar e solicite dois a três orçamentos e para dar cor à sua sala! O profissional irá pensar em todos os detalhes e deixará a sua sala digna de uma capa de revista!

Mais sugestões de cores para sala

Interior Elegante, Londres Maison Amarande Salas de estar ecléticas
Maison Amarande

Interior Elegante, Londres

Maison Amarande
Qual cor prefere para decorar a sua sala?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!