A profunda renovação de uma casa familiar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Neste livro de ideias, vamos conhecer um projecto de renovação profunda da autoria do gabinete Eurl Cyril Dulau Architecte que assumiu o desafio de transformar uma antiga casa de família em mau estado de conservação numa maravilhosa casa com piscina. O jardim também sofreu uma transformação profunda pelo que mal reconheceremos a casa após o trabalho dos profissionais. Ainda assim, houve o cuidado de se manter elementos da estrutura original como é o caso das vigas em madeira presentes no tecto.

​A casa antes dos trabalhos

Eis o edifício antes da remodelação. Tratava-se, sem dúvida, de uma moradia antiga que denotava os efeitos da passagem do tempo. A pintura das paredes era praticamente inexistente e o jardim parecia deixado ao abandono. Porém, a casa tinha potencial e os responsáveis pelo projecto conseguiram descortiná-lo perante este cenário macambúzio. Vamos ver como ficou.

​A casa após a obra de remodelação

A diferença entre a imagem anterior e a actual é profunda. Em boa verdade, parece tratar-se de uma propriedade diferente. A área ao redor da casa foi completamente redesenhada para oferecer uma zona de relaxamento e lazer que inclui uma bela piscina. A pérgola constitui uma agradável área de apoio à piscina, propiciando sombreamento aos moradores e resguardando-os de condições climáticas mais extremas.

​Jardim metamorfoseado

Do outro lado do jardim, apercebemo-nos melhor das dimensões generosas do espaço e conseguimos apreciar o trabalho feito pelo gabinete Cyril Dulau. Totalmente transformada, a propriedade agora parece maior e, por consequência, mais confortável. O relvado é amplo e bem cuidado, constituindo um espaço de recreação perfeito.

​Terraço protegido

O terraço recém-criado oferece aos habitantes uma agradável zona de refeições que, por estar coberta, pode ser utilizada ao longo de todo o ano. Aqui, os proprietários podem comer as suas refeições com uma privilegiada vista para a natureza e para a exótica palmeira plantada no jardim.

​Uma grande sala moderna

Continuamos a nossa visita para o interior da casa, designadamente para a sala de estar e para a sala de jantar que surgem integradas no mesmo espaço. O ambiente tem elementos modernos – como o móvel de televisão e as próprias cores das paredes - e outros rústicos e étnicos. A decoração pode, então, ser definida como sendo ecléctica. A parede ao fundo, pintada em preto, traz profundidade à divisão. Repare como se mantiveram as vigas brancas no tecto.

​A cozinha moderna

A cozinha moderna com móveis em madeira escura é outro espaço social da casa. As linhas são sóbrias e minimalista e conferem à divisão uma perfeita simetria. Os electrodomésticos estão embutidos na armário de parede.

​O recanto do bar

O convívio é importante para os moradores e este bar é a prova disso. Com um pano de fundo rosa, a área convida a agradáveis momentos na companhia dos amigos e da família.

​Um quarto elegante

No quarto, vemos que alguns elementos da antiga construção foram conservados, trazendo uma atmosfera única ao espaço. A janela em arco e o chão em cerâmica bicolor emprestam um ambiente elegante ao quarto, assim como as peças de mobiliário que ele integra.

Nós avisámos que a mudança era profunda. O que achou da forma como se recuperou a casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!