Livraria Cultura de Márcio Kogan

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

A  Livraria Cultura é um projecto assinado pelo arquitecto brasileiro Márcio Kogan, localizada em São Paulo (Brasil), construída durante o ano de 2012 e que traduz uma ideia clara,simples e eficaz  para a construção deste tipo de espaços de comércio e lazer.

O desenho arquitectónico desde edifício parte de um conceito simples que, segundo o arquitecto,  pretende dar ao visitante o conforto e o silêncio de  permanecer, sociabilizar e a interagir com o espaço e os seus elementos, ao invés da compra fugaz de artigos como anteriormente acontecia.  Desviando-se dos padrões conceptuais das tradicionais livrarias, em que o conceito e a função  obedecem a uma estrita relação entre todas as áreas existentes,  a Livraria Cultura distingue-se por conseguir conciliar o uso de todos os restantes espaços existentes com a ideia original do projecto.

Com uma área total de 2500 m2,  o projecto da Livraria Cultura não só mantém um diálogo estrutural e conceptual com a ideia principal do arquitecto tal como atinge um nível de excelência na pormenorização arquitectónica,no desenho e na concepção do mobiliário interior pelo carismático arquitecto Márcio Kogan.

Ao nível do desenho e composição arquitectónica, este projecto caracteriza-se  pelos suaves detalhes do espaço envolvente: a delicadeza da entrada principal,  visualmente marcada por uma porta de 7,7 metros, deixa uma passagem livre para o acesso ao piso onde se encontram os produtos audiovisuais, um café no jardim.  Através das escadas rolantes é possível chegar ao andar superior onde se destaca o grande salão, com poltronas e mesas situadas na zona central desse amplo espaço. O salão central é o corpo organizacional do edifício que desafia a clássica e tradicional separação entre as áreas de convívio e de leitura. Neste salão, os visitantes poderão interagir uns com os outros, folheando os seus livros antes da compra ou onde conseguirão relaxar e descansar com o silêncio da sala. Este é um espaço convidativo e agradável ao qual pertence o conceito-base do projecto que pretende cruzar a sociabilização entre visitantes com o comércio de livros e outros artigos

Por outro lado, este projecto não vive somente da espacialidade do salão central e usa os seus livros para envolver o visitante com a essência do lugar: o desenho da arquibancada percorrível nos seus 21 metros de largura, transforma-se automaticamente no principal acesso aos artigos numa zona superior ao salão central, permitindo ao leitor um acesso visual a todo o perímetro desse mesmo piso.

Apelativa para  folhear um livro ou mesmo para abrigar pequenos concertos e palestras, essa estrutura conduz os visitantes para a mezzanine  aberta.  A configuração da livraria e a sua continuidade espacial permite assim uma circulação flexível e fluída, independentemente do número de visitantes.

Sobre as restantes áreas do projecto, a criação de uma sala-multiusos, especialmente para conferências – o café filosófico –, uma sala para livros infantis e um jardim para crianças, completam o programa da Livraria Cultura. Como materiais usados especialmente no interior, o destaque vai para o uso da madeira em praticamente todo o projecto, enquadrando-se no conceito de espaço capaz de proporcionar a tranquilidade, o silêncio e o conforto necessário para a permanência do visitante no espaço.   A iluminação é feita de acordo com a orientação e posição dos elementos no espaço  com o objectivo de  possibilitar uma eficaz utilização da mesma.

Por fim,  a configuração da planta da livraria, especialmente por meio de uma circulação aberta, permite uma  fluidez e continuidade espacial, o que torna a  Livraria Cultural diferente das tradicionais  livrarias,  criando um  ponto de encontro entre os leitores e visitantes da cidade de São Paulo,  que procuram um ambiente propício ao estudo e à leitura, fora do horário ruidoso da grande urbe.

Nas palavras do arquitecto Márcio Kogan, viver a loja é o principal programa do projecto da Livraria Cultura!

Interessado pela arquitectura neste artigo? Junte-se a nós e partilhe as suas ideias na secção de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!