por Manuel Monroy, arquitecto

6 casas de sonho que o vão apaixonar!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos nós temos o nosso gosto pessoal pelo que é impossível definir aquela que seria a casa de sonho para todo o mundo. Nesse sentido, reunimos, neste livro ideias, seis casas de sonho que percorrem os mais variados estilos e a verdade é que, depois de seleccionadas todas as imagens, é difícil escolher a nossa preferida.

Queremos que se deixe levar e que entre num mundo de sensações e de perspectivas improváveis. Mostrar-lhe-emos seis propostas que, estamos certos, não o vão deixar indiferente. Há casas grandes - enormes – e outra mais pequenas, todas plenas de encanto.

Sem mais demoras, vamos conhecê-las.

5. Pedra e água

O projecto da imagem é da autoria do grupo Fincas Cassiopea. A casa em pedra, de estilo mediterrânico, ergue-se de forma imponente sobre o azul turquesa das águas límpidas da piscina de borda infinita. A natureza frondosa, designadamente as palmeiras e as buganvílias que adornam o alpendre, fazem deste um local ainda mais especial. A piscina conta com uma generosa zona de apoio com uma área lounge e espreguiçadeiras.

​1. Uma casa rústica

Num contexto tradicional e campestre está situada esta encantadora casa em Madrid projectada pelo Estudio de Arquitectura MMP. Os materiais utilizados na sua construção foram a madeira e a pedra. O gabinete procurou obter conforto e tirar partido dos ambientes de exterior para criar interiores bem iluminados e uma climatização natural. É impossível ficarmos indiferentes aos ângulos vertiginosos desta moradia.

​2. A casa dos espelhos

A fotografia desta casa é uma das mais populares na homify e os nossos leitores não se cansam de a ver. Esta casa pré-fabricada rompe com toda o conceito convencional inerente a esta tipologia de habitação sustentável. A madeira intercala-se com superfícies espelhadas que reflectem a paisagem ao redor. O resultado faz-nos acreditar que estamos, de facto, a ter uma miragem a meio do deserto. O projecto é da autoria do artista americano Philip K. Smith III que converteu um edifício abandonado numa obra de arte.

​3. Uma piscina nas alturas

Não terá sido por acaso que a casa que vê na imagem foi baptizada como “La Perla del Mediterrâneo”, em português “A Pérola do Mediterrâneo”. A moradia destina-se ao aluguer por turistas. Consegue-se imaginar a acordar com uma vista panorâmica para o Mediterrâneo, a Baía de Altea e uma piscina de borda infinita? Pois, não é difícil. A casa divide-se em três andares. O piso inferior inclui um parque de estacionamento com cobertura, três quartos com casa de banho, acesso ao terraço e jardim. No piso principal – também acessível através de um elevador – encontramos uma sala de estar com lareira e uma cozinha de linhas contemporâneas. No exterior, o terraço com uma pérgola introduz-nos à piscina que se debruça de forma vertiginosa sobre a paisagem. Subimos mais um andar e terminamos com o quarto principal que inclui uma casa de banho com banheira de hidromassagem com vista para o mar.

​4. Rústica e luxuosa

Esta casa rústica, para além de encantadora, é também sustentável. A Zest Architecture foi a empresa encarregada pela remodelação desta quinta catalã. O gabinete rege o seu trabalho por fortes princípios de sustentabilidade pelo que, nos seus projectos, encontramos alguns elementos como piscinas naturais com sistemas de filtração e depuração feitos por plantas, isolamento térmico com cortiça natural e revestimentos de barro e um sistema de geotermia para aquecimento e refrigeração, entre outros. Esta moradia integra um contexto idílico ideal para os amantes da montanha que respeitam o meio ambiente.

​6. Sonho de infância

Quem foi a criança que nunca sonhou ter uma casa da árvore? O imaginário das crianças está povoado por cenários aventureiros e brincadeiras várias e nada como uma casa da árvore, longe do olhar dos adultos, para mergulharem nesse mundo inocente.

O projecto da imagem, da Urbanarbolismo, mostra-nos uma casa de árvore robusta que se apoia no tronco natural da árvore centenária e numa sólida estrutura em madeira. Para as crianças é um local de brincadeiras, para os adultos um espaço de repouso.

Gostava de ter assim um refúgio?

Nós avisámos que estes seis projectos não o iam desapontar. De que casa mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!