Uma estrutura surpreendente

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Perguntamos-nos muitas vezes sobre o que é verdadeiramente a arquitectura e seguramente ao procurarmos a resposta encontramos muitas definições conhecidas. Umas mais que outras, mas basicamente podemos vê-la como a solução de um problema (que neste caso são uma série de condições que se impõem mesmo antes do desenho da própria).

As condições são variadas e é sobre as mesmas que se deve actuar com uma solução ( a localização, o objectivo, os habitantes, etc.) e adequar a resposta ao terreno e colocar em prática todo o desenho.

O estudio BAM arquitectura resolve vários problemas independentemente das condições e do caso, através de apenas um recurso – a arquitectura de excelência.

Estrutura de cimento

A materialidade com que se constrói o espaço fala das decisões que resolvem as variáveis impostas pelo cliente e pelas intrínsecas ao lugar. Neste caso, a vivenda resolve-se com uma série de caixas em cimento sobre a qual posa a planta superior da casa – uma caixa branca que difere do resto da composição. A materialidade não só dá soluções de tipo estrutural, como também confere um lado mais expressivo, uma vez que a própria textura do material dá uma característica muito particular da proposta.

Caixas abertas

Desde o interior destas caixas em cimento é adoptado um carácter aberto e permeável, onde estes são desmaterializados perdendo o sentido de caixa – o mobiliário interior em conjunto com a decoração são os responsáveis pelo conforto em pleno cenário de cimento aparente.

No piso superior, a forma tipo caixa mantém-se muito idêntica. Repare como a casa preferiu abrir-se maioritariamente para o lado posterior do terreno, adquirindo assim maior privacidade.

Espaço indefinido

O interior do piso térreo desta casa mostra o aspecto e as possibilidades deste material. Aplicado no piso -polido e de aspecto mais linear – ou no tecto, em bruto e de aspecto mais expressivo e áspero. O material é continuo e percorre tanto o piso como o tecto até ao nível exterior. Apenas se percebe o dentro e o fora, através do detalhe das calhas de janelas, diferenciando estes dois planos. Os vãos de janela são tão amplos e as suas calhas tão imperceptíveis que a solução é vantajosa a nível de amplitude.

Vinculo vertical

O ponto de união entre a caixa branca e o resto da casa é um espaço aberto em sentido vertical que permite iluminar de forma zenital o espaço e vão de escada. A definição de espaço necessita assim, de muito poucos elementos para lhe poder dar sentido. Incrível como a luz e os materiais são suficientes para criar volume e dimensão.

Nas alturas

A forma como denominaram as caixas de cimento da planta baixa, não foi conseguida de forma acidental, já que são caracteristicamente volumes brancos, igual ao que vimos na primeira imagem e representava o plano mais alto desta casa.

Se está baralhado com esta imagem, apenas espreite rapidamente a imagem seguinte. Como já percebeu, esta zona verde é nada mais nada menos do que a cobertura da casa. Aproveitou-se a placa, fez-se um jardim e tirou-se o máximo partido da mesma. 

Foi criado um novo e diferente espaço de todas os que vimos até agora – uma zona de estar no exterior onde se consegue observar a paisagem visto estar-se na ponto mais alto do terreno e da casa. A fogueira é uma simpatia para finais de tarde mais frescos. Repare no sol a pôr-se reflectido nos vidros – amarelo e confortável.

Reflexo da paisagem

Como dissemos no inicio deste artigo, são alguns factores que condicionam o planeamento e a construção de uma casa. Há vontades próprias ou sonhos por parte dos moradores, mas os arquitectos, ao conhecer o terreno e a zona a construir irão visualizar com o seus olhos clínicos, o espaço e aproveitar da melhor forma o espaço.

Neste caso, o lago e a paisagem são sem duvida o ponto que mais destaque merece, assim sendo, toda a casa foi voltada para o mesmo. Repare como o céu aparece duplicado reflectido no lago ao final de um dia de por de sol mágico. Encantadora, não é?

Se gostou desta casa irá adorar esta: A casa que realiza todos os sonhos

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!