Casa MR: Casas de banho minimalistas por BLK-Porto Arquitectura

Uma casa que deixaria Corbusier orgulhoso

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A arquitetura moderna… Já muito se falou e escreveu sobre ela. Amada por uns, odiada por outros, a verdade é que a arquitetura dita moderna, com características muito próprias e uma estética facilmente reconhecível, se tem afirmado como uma tendência, e já não é de ontem. Afinal muitas das suas bases e técnicas foram criadas nos anos quarenta do século passado! Cada vez mais a arquitetura portuguesa reflete esta tendência, e os seus detratores criticam a simplicidade das formas e a monotonia das cores… Mas porque terá este tipo de construção tanta adesão no nosso país e pelo mundo fora?

A resposta está provavelmente na sua funcionalidade, embora a própria estética possa ter grande influência. Os amplos espaços, com enormes janelas, criam ambientes muito agradáveis e saudáveis, perfeitos para as crianças. A geometria linear dos compartimentos facilita a decoração e a distribuição das áreas. Permitem uma melhor regulação térmica. E muito mais vantagens.

A casa deste homify 360º é uma dessas casas. Da autoria do gabinete ’BLK-Porto Arquitectura’ esta é uma moradia unifamiliar atual, de linhas direitas e simples, com grandes vãos e espaços imensos, é uma casa perfeita para uma família dos nossos dias. Estamos em crer que se o grande responsável pelas bases da arquitetura moderna, Le Corbusier, a pudesse ver ficaria com certeza orgulhoso. Espreitamos?

A fachada de linhas depuradas

Uma fachada minimalista, composta por linhas retas e formas geométricas simples! A casa em si é composta por dois pisos com uma distribuição de áreas muito simples e clara, que funciona sempre: – áreas sociais em baixo, áreas privadas em cima. Que é o mesmo que dizer cozinha e sala no primeiro piso, e quartos no segundo. Os dois pisos são feitos em dois volumes com a forma de paralelepípedos, mas com um posicionamento aparentemente assimétrico muito interessante.

Na fotografia é fácil percecionar a intensa relação que os interiores desta vivenda têm com o exterior, através da extensa superfície envidraçada que cobre grande parte da fachada posterior, no caso desta fotografia.

O espaço exterior é minimalista, espelhando a arquitetura da construção que o define, mas permite liberdade criativa. Com um estrado de madeira e um campo bem relvado, a piscina apetece quando chega o verão. As crianças adoram e os adultos não resistem, mesmo que seja provisória!

Vencer grandes vãos

Um dos princípios da arquitetura moderna segundo Le Corbusier é a planta livre, que resulta da conceção inicial da estrutura da casa, e que depois vai permitir também que a fachada permaneça livre, possibilitando a existência de imensas superfícies de janelas em fita. Exatamente como vemos nesta casa! A estrutura de base da casa permite também vencer grandes vãos e obter não só janelas, mas também lindas varandas que permitem um usufruto do exterior não só no rés-do-chão, mas também no piso superior!

Na imagem acima vemos ainda o efeito assimétrico aparente que a casa apresenta. Na verdade a planta da casa é bastante linear, mas o efeito conseguido dá-lhe um maior interesse estético.

Interiores luminosos

Fruto das extensas superfícies envidraçadas, os interiores brilham com uma luminosidade intensa e confortável. Para amplificar ainda mais este efeito as superfícies interiores foram revestidas de tons claros, branco nas paredes, castanho claro nos pavimentos. Isto proporciona um ambiente interior agradável, despojado, e com um ar de limpeza e arejamento fantástico.

Mas numa casa que se quer minimalista, mas familiar, a arrumação nunca pode faltar. Onde guardar todos os pequenos itens que compõem o nosso quotidiano? Como manter um estilo minimalista com brinquedos ou roupas à vista? Nesta casa estas questões foram muito bem equacionadas e os armários brancos integram-se perfeitamente nas paredes, fazendo parte delas… E com uma tão grande área de arrumação só fica à vista aquilo que se pretende para compor o estilo de decoração!

A cozinha espelha o estilo

Aqui na cozinha, como no resto da casa, o branco impera. Superfícies lisas e polidas facilitam as tarefas de higiene diárias, devidamente amenizadas pelo tom quente da madeira.

A ilha é um sonho para quem gosta de cozinhar! Permite uma movimentação livre na área de trabalho, aumenta o espaço de organização e impõe-se com o seu  estilo moderno, muito clean. A mesa dobrável é perfeita para aumentar a área de trabalho ou para refeições rápidas em dias agitados.

E que dizer da proximidade como exterior? Poder vigiar as crianças na piscina enquanto prepara o jantar? Colocar uma mesa lá fora e servir ali a refeição? Sem degraus, sem obstáculos a uma vivência plena do espaço exterior a partir do interior? Fantástico de certeza!

A simplicidade vence sempre

E por fim uma casa de banho… Simples, como se impunha! Uma casa de banho para um casal com vidas agitadas, mas que não quer perder a ligação que os une. Os lavatórios separados permitem agilizar as saídas de casa nas manhãs que os horários apertados encurtam, mas o chuveiro panorâmico oferece possibilidades incríveis de relaxamento nos dias em que o tempo abunda…  

Será a sua casa de banho de sonho? Se não for, procure-a no artigo ’Casas de banho modernas’!

Esta podia ser a sua casa ou prefere um estilo diferente? Deixe-nos a sua opinião na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!