Um interior de uma casa rural de Paola Favretto

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Hoje na homify apresentamos-lhe o interior de uma casa rural italiana,  desenho da arquitecta Paola Favretto. Esta residência, para além de possuir uma magnífica vista para o lago, é um excelente exemplo da ligação entre a arquitectura e o lugar. Resumidamente, esta habitação é constituída por dois níveis: o primeiro, com um ambiente único e original, é caracterizado pela utilização de pedra obtida nas encostas do Monte Baldo. O material seleccionado para o interior, traduz a força deste projecto e liga-se à colina onde se encontra, criando assim um efeito visual surpreendente, pois, a utilização de abóbadas de berço contrasta com as paredes brancas rebocadas. O segundo nível, um antigo celeiro transformado em quarto, é o espaço onde a madeira é o material mais utilizado, envolvendo-se com a simplicidade dos restantes elementos. 

Explore esta proposta, marcadamente natural e única, e observe o resultado da combinação perfeita entre o espírito do lugar e a sensibilidade da arquitectura italiana!

A vista para o lago

Com uma vista para o lago, esta residência desafia o visitante a descobrir cada espaço e os seus detalhes . Exuberante por vários aspectos que saltam à vista, o panorama exterior que se obtém a partir do terraço é capaz de surpreender os visitantes, devido ao cuidadoso trabalho desta arquitecta de interiores. Uma proposta de renovação com um carácter forte e que conta uma história arquitectónica.

Uma ideia de arquitectura

O valor deste projecto está no espírito do design e na forte expressão da sua arquitectura. A  linguagem e a decoração são determinadas pela escolha minuciosa dos materiais, e o resultado final resulta em uma arquitectura de memórias e lugares que já habitamos.  O interior desta casa é capaz de criar uma atmosfera mágica,  tal como consegue preservar um passado histórico existente. Existem assim, intenções perfeitamente claras e vinculadas entre a arquitecta e o cliente na vontade de criar uma casa familiar e tradicional da região onde está localizada. 

Ambiente do interior

Na imagem observamos o piso superior, outrora um antigo celeiro e agora convertido no quarto principal. Com um estilo rústico e com uma decoração simples, este espaço foi restaurado e pensado perante o esplendor do desenho original. Os móveis, cuidadosamente escolhidos, aproximam-se dos restantes elementos da casa, através do uso da madeira. Apesar de surgirem apenas com uma cor neutra, não afectam de alguma forma o conceito principal da habitação. A materialidade e as pequenas imperfeições são outras características importantes, tal como as grossas paredes, os nichos e as partes que foram deliberadamente deixadas inacabadas, com uma aparência rugosa.

Espaços naturais

Um dos materiais usados neste projecto, para além da pedra, é sem dúvida a madeira. Importante pelo valor estético e funcional, este material também é um excelente isolante (mantém o calor no interior da habitação, durante o dia e a noite). Os tons quentes da madeira são combinados com as restantes cores existentes e o uso deste material natural proporciona um ambiente familiar pelas diferentes áreas da residência. Observando esta imagem, o mobiliário juntamente com o tecto em madeira, projecta uma atmosfera interior confortável e uma sensação de equilíbrio estético.

Detalhes e design

Quando falamos sobre o design pela habitação de Paola Favretto, damos um especial destaque aos detalhes existentes: desde dos puxadores às dobradiças, dos candeeiros aos vasos, das cadeiras às mesas, entre outros. Este projecto de arquitectura e a sua decoração coexistem através da combinação perfeita entre um estilo original e pela natureza dos materiais. Assim sendo, e não considerando só a estrutura principal que define os espaços, devemos dar atenção às formas e à utilização de todos os acessórios, tal como todos os restantes elementos que transformam e elevam esta residência para um alto patamar de qualidade arquitectónica.  

Interessou-lhe este artigo? Explore a homify e deixe o seu comentário na secção em baixo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!