Dicas de Decoração Barata – 15 Ideias para Dar um Novo Look à sua Casa Sem Arruinar a Carteira

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Poppy Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda Armários de cozinha Acabamento em madeira
Loading admin actions …

As férias acabaram e está na hora de regressar a casa – a sua bendita casinha, onde passou tanto tempo do último ano e meio. Entra em casa e está tudo exactamente como deixou, claro. É invadido por uma vontade incontrolável de mudança, de recomeço, de libertação, e conclui que é hora de remodelar a decoração da casa!

Óptimo. Mão à obra, certo? O problema é que as férias drenaram a conta que as despesas do dia-a-dia já fragilizam com frequência, e agora o orçamento não é pequeno, é minúsculo.

O que fazer então com a vontade de mudança?

Não entre em pânico, é bem possível dar um facelift à sua decoração com muito pouco dinheiro!

Não estamos a falar de mudanças radicais, ou de grandes investimentos em móveis, mas sim de pequenos apontamentos transformadores e personalizantes.

Recuperação e remodelação de peças, uma pintura, pequenos móveis de apoio, objectos de decoração… Existem várias maneiras de dar uma reforma fácil e barata à sua decoração. Só precisa ser criativo e ter algum jeito para trabalhos DIY!

Venha com a homify descobrir ou redescobrir algumas dicas de decoração simples, que vão dar uma maquilhagem nova à sua casa.


1 – As caixas de madeira são as suas melhores amigas

Muito antes dos plásticos havia a madeira, e ela era linda! As caixas de madeira têm sido substituídas por plásticos, mas nunca deixaram de ser muito utilizadas para algumas finalidades, como transportar fruta ou garrafas de vinho, por exemplo.

Se tem algumas destas caixas em casa está na hora de lhes dar uso! Se não tem pode comprar, porque a sua utilidade e estilo estão muito na moda e há literalmente milhares de caixas deste género à venda por preço muito baixos (encontrámos caixas de fruta entre 6 e 10 Euros).

Pode usar as caixas de madeira para organização e arrumação sem lhes fazer qualquer adaptação, mas também pode usá-las para criar prateleiras, mesas de centro, armazenamento debaixo da cama, etc. e até pode até personalizá-las com tinta, fita adesiva e autocolantes, por exemplo.

As caixas de madeira são excelentes para dar um toque retro e campestre a qualquer ambiente, mesmo num espaço moderno, como podemos comprovar nesta proposta da MODERESTILO – COZINHAS E EQUIPAMENTOS LDA.

2 – Mude as almofadas e as mantas

As almofadas e os têxteis decorativos têm um poder transformador do qual, por vezes, nem nos lembramos. Mas um simples set de têxteis com padrões e cores diferentes consegue mudar imediatamente a percepção que temos de um espaço, podendo mesmo alterar radicalmente o estilo.

Não será uma ideia muito original, mas é com certeza uma dica eficaz, rápida e barata. Se tiver jeito para a costura, nem sequer precisará de comprar as peças, podendo mesmo costurá-las a partir de tecidos reutilizados!

Em quartos e salas, esta é a melhor ideia para dar uma maquilhagem nova à decoração sem entrar em grandes despesas.


3 – Destaque a cama

Quarto em casa de praia em Peniche Jo Decor Quartos pequenos Azul
Jo Decor

Quarto em casa de praia em Peniche

Jo Decor

Uma reforma rápida e barata! Para dar um boost de energia à decoração do seu quarto, dê destaque cama. Mas em vez de comprar uma cama nova, mude só a cabeceira ou apenas a parede por trás dela!

Um mural geométrico, uma cor de destaque em pastel, um papel de parede diferente, uma peça de renda antiga emoldurada ou qualquer outra peça que a sua criatividade lhe dite… Esta é uma das melhores dicas de decoração de ambientes de quartos e custa muito pouco.


4 – Um moodboard

Quarto de criança - Apartamento no Campo Alegre - SHI Studio Interior Design ShiStudio Interior Design Quartos de adolescente
ShiStudio Interior Design

Quarto de criança – Apartamento no Campo Alegre – SHI Studio Interior Design

ShiStudio Interior Design

Um moodboard pode ser a personalização que faltava ao seu escritório ou ao quarto do jovem aí de casa. Para o fazer, só precisa de reunir fotos, cartazes ou bilhetes de espetáculos, impressões, frases motivadoras ou outros pequenos detalhes que inspirem o seu dia-a-dia, e organizá-los de forma harmoniosa numa parede. Pode usar uma placa de cortiça ou madeira, cordões e molas da roupa em madeira, ou simplesmente colar os elementos do conjunto directamente na parede.


5 – Sinais e anúncios luminosos

HOME IS WHERE YOUR HEART IS LIGHTYPE CasaAcessórios e Decoração
LIGHTYPE

HOME IS WHERE YOUR HEART IS

LIGHTYPE

Os anúncios luminosos, ao estilo Hollywood Neon, são uma decoração súper trendy e fácil de aplicar. Vão dar imediatamente muito glamour à decoração sala ou quarto, com um toque retro e pop.


6 – Pinte um móvel

Decoração Especial CRIVART Casas de madeira
CRIVART

Decoração Especial

CRIVART

Dar um look renovado a um móvel pode simplesmente passar por pintá-lo de uma cor mais contemporânea, como o branco ou o cinzento mate. E o espaço onde ele for inserido fica imediatamente diferente!


7- Plantas e mais plantas

As plantas são muito baratas e são capazes de dar um tom mais fresco e acolhedor a qualquer divisão, por isso quando se fala em dar à casa decoração barata e bonita, é  inevitável que apareçam imediatamente.

Seja inovador e use-as mesmo naqueles locais onde não chega a luz do sol, como casas de banho interiores e lavandarias, e que muitas vezes são despidos de natureza. 

Como crescem as plantas se não têm luz solar? Não crescem, porque aqui deve optar por plantas artificiais, também elas muito baratas e com um efeito visual idêntico às naturais!


8 – Personalize a mesa da sala de jantar

Apartamento Aníbal Cunha . Porto SCAR-ID atelier Salas de jantar ecléticas
SCAR-ID atelier

Apartamento Aníbal Cunha . Porto

SCAR-ID atelier

Na sala de jantar, o mais acertado a fazer para uma mudança rápida é personalizar a mesa em vez de a trocar! Pense fora da caixa e faça diferente: os têxteis são uma decoração sempre eficaz, mas faça composições decorativas extra, em especial se não usa a mesa com frequência. Objectos retro, como um velho telefone, livros, potes e flores são simples de encontrar e ficam giríssimos.


9 – Pinte os aros das portas

Pormenor de conjugação de elementos e materiais José Melo Ferreira, Arquitecto Corredores, halls e escadas campestres Madeira Multicolor
José Melo Ferreira, Arquitecto

Pormenor de conjugação de elementos e materiais

José Melo Ferreira, Arquitecto

Sim, pintar as portas interiores é uma ideia de decoração rápida e barata mas, para um extra de originalidade, deixe as portas em paz e pinte só os aros com uma cor contrastante. O efeito é imediato e radical!


10 – Adeus madeira escura, olá branco

Nós adoramos os pavimentos de madeira! Eles são intemporais e têm sempre lugar em qualquer espaço de uma casa. Mas, como tudo, ver sempre o mesmo cansa! Então, se tem um chão de madeira natural riscado ou baço e apetece-lhe uma mudança, pinte-o de branco. Vai obter de imediato mais luz e amplitude no ambiente e, se quiser voltar à madeira, só tem de decapar e envernizar. É a beleza da madeira natural a permitir a sua reinvenção muitas e muitas vezes!


11 – Stickers autocolantes

Azulejos Tradicionais Portugueses autocolantes (Pack de 48) CASADART.PT CasaArtigos para a casa
CASADART.PT

Azulejos Tradicionais Portugueses autocolantes (Pack de 48)

CASADART.PT

O mundo dos stickers decorativos é um manancial de mudanças baratas e rápidas para a sua casa. Desde azulejos autocolantes até murais decorativos, só tem de encontrar o sticker com a imagem certa e colar. Et voilá, uma grande diferença em menos de nada!


12 – Mude a porta principal sem a trocar

Fotorreportagem de Apartamento em Lisboa HOUSE PHOTO Corredores, halls e escadas modernos
HOUSE PHOTO

Fotorreportagem de Apartamento em Lisboa

HOUSE PHOTO

Pintar a porta principal de uma cor diferente vai mudar imediatamente a imagem do seu hall de entrada.

Para dar profundidade e volume a um hall de entrada estreito e escuro, pinte de azul a parte interior da porta principal e prolongue essa cor um pouco pelo tecto!  Pode completar com padrões ou com uma pintura de branco no pavimento. Rápido e profundamente transformador.


13 – Mais pontos de luz

Grinaldas de luzes, candeeiros suspensos, apliques de parede, candeeiros de mesa: qualquer que seja a divisão da sua casa, varie as fontes de iluminação para obter um prisma e uma dimensão diferentes sobre os elementos preexistentes!


14 – Espelhos com originalidade

Actualmente existe no mercado uma infinidade de modelos de espelhos a muito baixo preço. Grandes ou pequenos, utilize-os de formas originais! Inspire-se nesta composição, em que os pequenos espelhos autocolantes, redondos e diferentes entre si, foram colados num móvel clássico, dando-lhe um estilo radicalmente diferente.


15 – Decorações DIY em cimento

Candeeiro " i " em cimento e madeira. Pode Ser! CasaAcessórios e Decoração Pedra Cinzento
Pode Ser!

Candeeiro i em cimento e madeira.

Pode Ser!

As decorações DIY são sempre alternativas interessantes, de baixo custo, e têm lugar neste artigo. Mas quisemos destacar as peças em cimento, porque são perfeitas para dar um toque contemporâneo ao seu espaço, seja em salas modernas, em cozinhas escandinavas ou até em quartos industriais. 

O artesanato com cimento é muito fácil de fazer e na Internet encontra milhares de tutoriais fáceis que vai querer experimentar. Dê asas ao seu lado mais criativo!

Veja mais ideias de decoração no artigo ’Decoração de interiores: passo a passo para decorar a sua casa’.


Qual destas ideias tinha mais impacto na sua casa?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!