3 anos depois... Casa em Cabeça Santa: Habitações  por NORMA | Nova Arquitectura em Madeira (New Architecture in Wood)

11 Chalés: charme garantido

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Um chalé é uma casa em que pensamos sempre com algum carinho, imaginamos logo um espaço aconchegante bem quentinho na neve. Ora o chalé é uma palavra que vem do Francês e estava associado a uma habitação do pessoal que tinha o direito de levar o rebanho para pastar no Alpes. É uma casa campestre, suíça feita de madeira, com um telhado de forte caimento e beirais avançados. Hoje em dia usa-se o termo chalé para uma habitação de madeira com telhado inclinado e com beiradas. A maioria já não está associada à pastorícia sendo cada vez mais utilizado como habitação e turismo. 

1. Um conceito original

Neste chalé a arquitectura tem um conceito original em que os materiais naturais estão em equilíbrio com a paisagem envolvente. O desenho do seu telhado é incomum e é composto por madeira, por paredes estruturais em pedras naturais, formando a base e protegendo a madeira da humidade do solo. O telhado é quase até ao chão o que para além de ser bom a nível térmico é muito interessante do ponto de vista da arquitectura.

2. O verdadeiro Chalé

Comecemos por este lindo chalé num cenário idílico único. Esta é uma habitação ampla muito tradicional na Suiça, tendo os Alpes como fundo. Porque o frio também tem o seu charme. A fachada tem bastante vidro e assim o branco da neve com o sol a refletir certamente ilumina muito o interior do espaço. Tem também bonitas varandas de madeira. 

3. Chalé das Três Esquinas

Para contrastar com o tradicional chalé suiço anterior mostramos-lhe o chalé das três esquinas. Moderno, diferente e em Portugal. Este é um projeto do gabinete TIAGO DO VALE ARQUITECTOS. Um edifício histórico que foi adequado às formas de viver contemporâneas. Explore este projecto aqui.

4. Chalé com telhado até ao chão

Parece que chalé é quase sinónimo de paisagens envolventes magníficas… adivinhe onde é este…  O que salta à vista é o desenho do seu telhado, incomum, é composto por madeira, por paredes estruturais em pedras naturais, formando a base e protegendo a madeira da humidade do solo. O telhado de madeira estende-se até ao chão, quase tocando na relva, de forma a conseguir um desenho de sombra bem calculado, que causa na residência um efeito de óptimo resultado térmico.

Este chalé é em Madrid, pois é… Logo ali na vizinha Espanha… Tinha adivinhado? Os interiores rústicos são impressionantes…

5. Chalé japonês

Pesou que todos os chalés eram suiços?! Ja vimos que não… Este é bem longe, no Japão. Uma cultura completamente diferente mas um estilo de habitação semelhante. E porque lá fora faz tanto frio e a neve tem já uma altura considerável os interiores são super aconchegantes. Com lareira, claro…

6. Durante a noite

Habitações  por shep&kyles design
shep&kyles design

Chalet de Claude: extérieur

shep&kyles design

Normalmente pensamos num chalé como um só volume. Este é um exemplo em França, muito perto da Suiça. É constituído por vários volumes, com interiores amplos, modernos e confortáveis. Uma habitação fantástica. Mesmo no escuro da noite e com a iluminação que vem do seu interior consegue perceber como este chalé é especial. 

7. Casa de madeira

Habitações  por CasediLegnoSr
CasediLegnoSr

chalet modello lori 20

CasediLegnoSr

Esta é uma casa de madeira como um chalé. O destaque vai para o bonito emprego que rodeia toda a casa e ainda a varanda do andar superior. Gosta?! São espaços exteriores que pertencem à casa, fantásticos…

8. Casa de jardim

Esta é uma casa de jardim, útil e prática. Já pensou como pode ser agradável?! Se tem um jardim amplo esta é uma solução interessante para ter um local abrigado, ótimo como espaço de apoio para churrascos e refeições ao ar livre, por exemplo. É mesmo como um chalé não é?! 

9. Chalé de interiores modernos

Espaços de trabalho  por Arquitectos Madrid 2.0
Arquitectos Madrid 2.0

Reforma integral de chalet en Madrid

Arquitectos Madrid 2.0

Como imagina os interiores de um chalé?! Poderiam ser assim, em madeira, com uma grande janela e muito modernos. Esta é como uma ampla sala de estar, com a vantagem de poder alojar uma banda inteira, onde cabem todos os instrumentos e uma fantástica vista para os jardins…  

Conheça outras salas de estar modernas aqui.

10. Chalé moderno com exteriores agradáveis

Agora vamos até à Alemanha onde um antigo chalé foi convertido num bem moderno em madeira. Aqui os espaços exteriores já não não usados para agricultura mas como espaço exterior de lazer. O conceito neste projecto, limitou-se na renovação ecológica e eficiente em termos de energia e em redesenhar o jardim e a garagem trazer à propriedade uma nova vida.

11. Chalé modular

Mais uma opção de chalé, este é modular. Em madeira maciça este espaço funciona como anexo da casa e insere-se numa floresta. Uma construção sustentável e pré-fabricada. Um tipo de solução que implica um menor tempo de execução e também uma redução do custo final.  

Gostou deste charmosos exemplos?! Deixe o seu comentário...
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!