Cores pastel – Suavidade Muito para Além da Puericultura em 18 Imagens Inspiradoras

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
homify Varandas, marquises e terraços ecléticos Metal Multicolor
Loading admin actions …

Haverá alguém que não goste de um docinho? Consegue resistir a um cupcake com uma linda cobertura? Lembra-se da sensação deliciosa de ser criança e comer um gelado até ficar com a cara toda lambuzada?

É inegável, quase todos adoramos doces. E eles normalmente acompanham ocasiões especiais, que continuam a trazer-nos sorrisos quando as recordamos. Então, por que não trazer essa felicidade para a sua casa com as cores pastel?

Tradicionalmente associados ao mundo dos bebés e da puericultura, hoje em dia os tons pastel invadem o design de interiores e são, sem dúvida, a tendência da moda. Então está na hora de abraçar a felicidade que essa paleta de cores adiciona à decoração de uma casa! 

Estas são cores que conseguem transmitir a serenidade da água, a doçura de um bolo ou mesmo a acidez de uma papaia. a sua base é vibrante, mas a adição de branco suaviza-os e quando os aplicamos na decoração irradiam calma e personalidade. 

Na homify somos grandes adeptos destes tons e queremos mostrar-lhe como podem fazer parte integrante do estilo da sua casa. Venha espreitar!

Tons pasteis o que são

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel SegmentoPonto4 Cozinhas campestres
SegmentoPonto4

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel

SegmentoPonto4

Pela introdução já deu para perceber, mas vamos explorar um pouco melhor.

As cores pasteis são versões suavizadas das cores primárias e secundárias, obtidas com a adição do branco à cor original.

Por exemplo, cor-de-rosa claro é obtido usando vermelho misturado com boa quantidade de branco. Quanto mais branco adicionar à mistura, mais pálida e clara ela fica. Mas apesar da tonalidade mais suave, a cor ainda mantém a sua força, dando-lhe a a liberdade de criar muitas versões de paletas de cores pastel para as suas decorações e sem o risco de causar um impacto negativo em quem observa (ao contrário das paletas de cores brilhantes, que requerem muito mais atenção à teoria das cores).

As cores da moda

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa atelier B-L Cozinhas ecléticas
atelier B-L

Remodelação T4 . Bairro de Alvalade, Lisboa

atelier B-L

Obviamente, há uma imensa paleta de cores pastel e as suas diversas tonalidades entram e saem das preferências, ao sabor da moda. Por isso há tonalidades mais usadas em cada época!

O azul claro e o rosa velho fizeram parte integrante das casas vitorianas, por exemplo.

A estrela do design de interiores da actualidade no que toca a tons pastel é, sem dúvida, o verde menta, um tom fresco que se estabeleceu no topo das preferências em apenas algumas temporadas.





A variedade da paleta verde menta, pode ir até aos tons mais claros e está muito na moda tanto como tons pasteis para paredes como em mobiliário, acessórios decorativos, têxteis e até electrodomésticos.

O aparador da imagem acima, da Alma Braguesa Furniture é um exemplo perfeito desta tendência e de como combiná-la, harmonizando-se na perfeição com um tom de verde mais seco do papel de parede.



Estilo Shabby Chic - Alojamento Local em Óbidos Jo Decor Salas de estar campestres
Jo Decor

Estilo Shabby Chic – Alojamento Local em Óbidos

Jo Decor

O azul gelo entra também no topo desta lista de preferências, sendo perfeito para embelezar ambientes de inspiração retro.

No trabalho da imagem acima, da JO DECOR, este tom casado com rosa pastel e com outra cor sensação desta paleta, o amarelo gelo, para criar uma perfeita atmosfera chabby chic, delicada, floral e com um toque vintage.

Outra cor pastel açucarada que está discretamente a entrar nas preferências em tons pastel é a cor de manga. Este tom acrescenta um calor e uma alegria subtil aos ambientes, sem a estridência do laranja que lhe dá origem.

A psicologia dos tons pastel

Reabilitação de moradia em Mouriscas Modo Arquitectos Associados Casas de banho rústicas Cerâmica Branco
Modo Arquitectos Associados

Reabilitação de moradia em Mouriscas

Modo Arquitectos Associados

As cores influenciam fortemente o nosso comportamento e o nosso humor, mesmo que não nos apercebamos disso. Isso é uma grande vantagem porque com o conhecimento certo pode programar os seus espaços para que transmitam as sensações certas, seja em projectos habitacionais ou comerciais.

Por exemplo, não é preciso usar cores vibrantes numa sala para demonstrar ousadia, porque os tons pastéis também têm uma maneira única de tocar as nossas emoções.

Como já referi, os tons pastel são uma combinação de cores primárias ou secundárias com uma certa quantidade de branco, resultando numa cor que aos torna ousados e suaves ao mesmo tempo. Vamos ver as propriedades destas cores esbatidas!

Têm propriedades calmantes

As cores pastel são menos saturadas do que a cor que lhes dá origem por isso são mais suaves e transmitem essa mesa suavidade aos ambientes onde se inserem e às pessoas que neles abitam. é por isso que o rosa pastel o azul bebé e o amarelo claro são as cores dos quartos dos bebés por excelência.

Mas deixar os tons pastel nesses espaços amorosos é desperdiçar um imenso potencial decorativo. A sua utilização em espaços quotidianos tem o poder de criar ambientes clean e luminosos, que transmitem uma sensação de organização e espaço muito confortável.

Melhoram o humor

Devido à sua influência calmante, os tons pastel têm o poder de melhorar o humor e de elevar o espírito, apenas por olhar para um design baseado nesta paleta de cores

Eles são uma fonte constante de sentimentos positivos, e podem despertar sentimentos de optimismo em quem as vê.


Casa da Susana Homestories Casas de banho escandinavas
Homestories

Casa da Susana

Homestories

Evocam a Primavera e as férias

Este sentimento já vem da época vitoriana, onde o período de férias começou a existir como o conhecemos. Nesse tempo as pessoas abandonavam as cores escuras do inverno e abraçavam os tons pastéis em roupas e acessórios, tanto que estes tons acabaram por ser associados à decorações das casas de férias.

Actualmente esta associação mantém-se e continuamos a ver a paleta de cores pastéis com uma forte ligação à Primavera, ao espírito livre das férias e a novas etapas promissoras.

AMS_Renov e o seus trabalhos de pintura. AMS_Renov Construção civil Casas de banho modernas
AMS_Renov Construção civil

AMS_Renov e o seus trabalhos de pintura.

AMS_Renov Construção civil

Evocam doçura e boa disposição

Começámos o artigo precisamente com esta característica doce dos tons pastel. Estas cores são doces por natureza, lembrando gelados e tartes, e transmitem essa doçura à nossa vida quando incorporadas na decoração.

Grande Hotel do Porto Barbot Corredores, halls e escadas clássicos
Barbot

Grande Hotel do Porto

Barbot

São versáteis

Apesar de actualmente serem muito associadas a quartos de bebés ou à feminilidade, no início do século 20 as cores pastel eram usadas por desportistas e cavalheiros, que usavam os característicos pólos rosa ou azul claro. Ainda hoje estas cores se vêm muito nos pólos masculinos, além de incorporarem acessórios e cremes de beleza.

Escolher uma paleta de cores pastel no seu design de interiores, não significa agradar apenas ao feminino, mas praticamente a toda a gente.

Estas cores podem ser combinadas com cores mais escuras e vibrantes, para destacar um determinado elemento ou para criar focos de cor chamativos, ou usadas para criar ambiente, como no hall de inspiração vitoriana da imagem acima.

Quarto Romântico Minna Interiores Quartos pequenos
Minna Interiores

Quarto Romântico

Minna Interiores

São charmosas

Quando pensamos em romantismo pensamos imediatamente em vermelho, mas se pensarmos bem, o tom mais esbatido desta cor também é muito romântico, além de ser muito mais elegante por não ser tão garrido. As cores pasteis para quarto, por exemplo, permitem construir ambientes charmosos e requintados, muito românticos, como vemos no quarto da imagem acima, e com a vantagem de serem extremamente calmantes para os sentidos na hora de dormir.


Como usar os tons pastel

E que tal o look total em pastel? Este é uma escolha ousada, mas que pode ser bem-sucedida, se souber equilibrar a palete de pastel e introduzir algum branco ou elementos mais escuros! Para quem ainda está a começar neste mundo doce dos tons pastel, a melhor maneira de os usar é aprender a doseá-los bem.

Se está preocupado com a falta de vida na composição, pode apostar com segurança no branco e nas suas muitas variações para combinar com a paleta de cores pastel, como nesta sala em tons de azul gelo e branco da SHISTUDIO INTERIOR DESIGN.

Os tons pastel também combinam bem com cores neutras e mais especificamente com duas delas: o cinza e o taupe. A maravilhosa atmosfera da sala da imagem, proposta pela TRAÇO MAGENTA – DESIGN DE INTERIORES, é a testemunha imediata desta combinação de sucesso!

Apartamento T2 Condomínio fechado - V. N. Gaia ShiStudio Interior Design Salas de jantar escandinavas
ShiStudio Interior Design

Apartamento T2 Condomínio fechado – V. N. Gaia

ShiStudio Interior Design

Se quer arriscar numa composição mais ousada, pode associar os tons pastéis com cores ricas e profundas, jogando mesmo a cartada da oposição entre o pastel fresco e o tom quente… ou, ainda mais vibrante, a combinação contrária.

Use os tons pastel como elementos de destaque, em mobiliário, têxteis, loiças, etc., de preferência sobre um fundo neutro predominante, para ganharem mais projecção.

Actualmente encontra uma incrível gama de electrodomésticos em cores pastel e designs de inspiração retro que lhe permitem dar muito mais doçura até à sua cozinha, sem ter de mexer nos armários ou nas paredes.

Pent House Quinta dos Alcoutins, Lumiar Inêz Fino Interiors, LDA Salas de jantar industriais
Inêz Fino Interiors, LDA

Pent House Quinta dos Alcoutins, Lumiar

Inêz Fino Interiors, LDA

Como vê as cores pastéis são muito fáceis de encaixar na sua casa e na sua vida, e muito mais dicas ainda haverá, que ficarão para outro artigo. Deixe que a sua doçura e a suavidade invada os seus sentidos sempre que regressar a casa, convidando-o a relaxar.

Se a jovialidade dos pastéis é demasiado para si e prefere tonalidades mais escuras e profundas, atreva-se com o bordeaux, que é uma cor que começa a estar novamente na moda. Veja inspirações no artigo ’Como usar a cor bordeaux na decoração de casa?’.


Para si os tons pastel são uma opção ou estão fora de questão?

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!