Industrial , O Estilo Descontraído para uma Vida em Família – 22 Imagens de um Projecto Inspirador

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loft em Marvila, Atelier Renata Santos Machado Atelier Renata Santos Machado Salas de estar industriais
Loading admin actions …

O estilo industrial, inspirado nas antigas fábricas abandonadas de Nova York, tem uma imagem muito contemporânea. Já todos o vimos nos lofts e nas casas de algumas das nossas personagens favoritas de séries de televisão e filmes americanos, como em Jess e os Rapazes ou no apartamento de Leonard e Sheldon em A Teoria do Big Bang, e por isso está bem enraizado no nosso coração. 

É um tipo de decoração que proporciona um toque descontraído a qualquer interior e que combina na perfeição com outros estilos de decoração, como o rústico ou o boho, sendo facilmente identificado pela presença de elementos como o aço, a madeira e os móveis vintage. 

Há quem o associe a um estilo de vida despretensioso, jovem e um pouco boémio, sem amarras familiares, mas a verdade é que pela sua base, este é o estilo certo para uma família… Os móveis são resistentes, muitas vezes de metal e madeira rústica, onde a perfeição do acabamento não é uma prioridade, pelo que uma pancada de um brinquedo de criança não será mais do que uma mossa a acrescentar personalização à peça, ao invés de uma tragédia que destrói o lacado!

O apartamento que hoje a homify lhe quer mostrar é da autoria do ATELIER RENATA SANTOS MACHADO e tem o estilo industrial certo para uma família animada e descontraída, sem perder a sua elegância. Se ama este estilo e sonha em ter em sua casa o estilo da casa da sua série preferida, tem mesmo de ver esta inspiração!


O projecto e a empresa

O apartamento já era especial – a sua arquitectura era diferenciada, em loft, com um alto pé direito rematado por vigas de madeira e uma parede em pedra rústica, muito original, e já sugeria um estilo industrial. Mas o seu design de interiores, que deveria ser pensado para receber uma família de cinco elementos, pedia uma empresa ousada, capaz de produzir espaços acolhedores e funcionais, que realmente valorizassem a estrutura, com alegria e descontracção, sem perder a elegância e um certo cunho cosmopolita. Seria pedir muito?

Não para os vinte anos de experiência do ATELIER RENATA SANTOS MACHADO! Esta empresa de Lisboa tem no seu currículo inúmeros projectos, nacionais e internacionais, residenciais e corporativos, que incluem projectos chave na mão que são a prova cabal da sua capacidade e bom gosto. Era o parceiro certo para tornar este apartamento ainda mais especial.


O open space

A cozinha ultra moderna é discreta, dando o destaque merecido não só à estrutura do edifício, mas também às escolhas de móveis e elementos decorativos. As peças e os elementos decorativos têm um estilo sóbrio, mas são combinados de forma irreverente e estão plenos de textura. O ferro combina-se com a madeira e com o couro em estéticas de inspiração retro que são a verdadeira alma do estilo industrial. Mas o nosso amor prendeu-se a duas peças extraordinárias, de design exclusivo, que acentuam e evidenciam o imenso pé direito do espaço – os candeeiros suspensos!

A lareira é um ponto de encontro para todos os olhares, espalhando o conforto das chamas por toda a divisão.

Amamos os tons de terra que se tornam mais vivos com as cores mais vivas e com os padrões das almofadas.

As banquetas rústicas, a pele a servir de tapete, os materiais naturais que se combinam e se harmonizam… Tudo se conjuga para criar a atmosfera interessante e dinâmica que nos encanta.

Detalhes que fazem a diferença e dão dinamismo: – cadeiras semelhantes, mas que se diferenciam na cor e nos relevos do estofo, e uma mesa com um tampo incrível, como se fosse uma antiga bancada de trabalho.

A cassa não precisava de grandes alterações, por isso à excepção da atenção gasta nas casas de banho, o foco foi dado aos acabamentos e aos elementos decorativos.

A master suite

A master suite prima por um design purista industrial, quase minimalista não fossem alguns detalhes únicos, judiciosamente trabalhados para dar o tom escolhido ao espaço. Estamos a falar claro dos candeeiros de cabeceira e das mesas-de-cabeceira.

Ficámos especialmente encantados com os detalhes da instalação eléctrica à vista, no lado esquerdo da cama, que pode ver nas duas últimas imagens deste quarto. Mas não passe à frente! Tome o seu tempo e desfrute de cada uma destas imagens deliciosas!

Quarto de adolescente

No quarto de adolescente o industrial adoça-se e toma um tom mais delicado e feminino, com almofadas e peluche cor-de-rosa e elementos em dourado rosa, sem perder o seu carácter de origem.

O espaço de trabalho é maravilhoso! Cada peça, cada pormenor, cada material… Tudo foi unido e combinado em total equilíbrio, sem excessos mas com presença. Um quarto de adolescente único.

O quarto de criança

A presença industrial mantém-se e até se intensifica no quarto de criança. Como este quarto não conta com as incríveis vigas estruturais, o elemento industrial foi introduzido com as paredes de tijolo à vista, pintado de branco, com o pavimento em xadrez e, mais uma vez, com uma iluminação sem igual.

O hall de entrada

O hall de entra tem a imagem certa, com todos os elementos evocativos do estilo, para estabelecer de imediato o tom que pautará toda a casa.

O escritório

Uma combinação incrível de velho e novo: um computador portátil que descansa sobre uma velha bancada de trabalho, acompanhado de candeeiros de biblioteca, cadeiras antigas e até carimbos antigos, que nos remetam para escritórios. Para nós foi amor à primeira vista!

O terraço

Dizemos adeus a este loft requintado saindo pelo terraço. Haverá algo mais para dizer? é possível gostarmos ainda mais deste apartamento por causa do terraço? Sim!

Adoramos a estrutura metálica antiga à vista e valorizada por uma coluna de luz, a oliveira centenária, a lareira de exterior… Tudo!

Continue, aprecie as imagens até ao fim e, se puder, tome notas para copiar em sua casa.

O seu sonho é ter este estilo na sua casa? Discuta as suas ideias com este atelier e comece hoje a dar-lhe forma. Aqui ficam os contactos:

Morada: Avenida de António José de Almeida, 44, 3ºDto, 1000-045 Lisboa

Telemóvel: 939657072

Site: www.atelierrenatasantosmachado.pt

Descubra também o potencial desta empresa para trabalhar com outro estilo completamente diferente no artigo ’Decoração Minimalista – Como Consegui-la em sua Casa + 20 Imagens Inspiradoras’.


Este apartamento encanta-o tanto como a nós? Tem o estilo certo para si?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista