Azul Turquesa: Combinação de Cores, Conselhos Decorativos + 15 Exemplos

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Apartamento com vista para Lisboa Homestaging, Margarida Bugarim Interiores Margarida Bugarim Interiores Quartos modernos
Loading admin actions …

A paleta cromática azul é rica em muitos tons, alguns mais vivos e vibrantes do que outros. O azul turquesa é um daqueles cuja frescura está bem estabelecida, com o seu tom estival e a sua cor que evoca mares quentes e distantes. A cor turquesa é uma cor anti-depressiva, que simboliza a vida e dá uma impressão de limpeza.

O azul turquesa é atemporal e essencial, tem muitas vantagens para valorizar a decoração interior de uma casa. Em particular, tem a vantagem de combinar facilmente com muitas cores. De paredes a pequenos itens decorativos, está em todo o lado e, por isso, é impossível não adotá-la dentro da nossa casa.

Descubra no nosso artigo como usar a cor azul turquesa, como combiná-la com outras cores e como decorar o seu interior com muita alegria.

1 – Azul turquesa na decoração

O azul turquesa, também conhecido por azul tiffany, volta a entrar em força nos nossos interiores, conferindo frescura e mudança de cenário. Uma mistura de azul e verde, esta tonalidade viva é dinâmica, zen e elegante, combina facilmente com outras cores mais escuras ou, pelo contrário, chamativas.

2 – Quais são as características da cor azul turquesa?

O azul esverdeado encontra-se entre o azul e o verde, é um azul misturado com um pouco de amarelo. Dependendo da luz, pode ser encontrado mais próximo do verde, e é essa dualidade que o torna tão interessante.

A sua cor faz alusão à pedra preciosa, muito usada por joalheiros, mas também considerada uma pedra sagrada nos tempos antigos pelos faraós egípcios, Tibete, Índia e entre os povos nativos americanos.

3- Erros que não deve cometer

  • recear usar azul turquesa: seria uma pena privar-se deste tom tão trendy que evoca horizontes longínquos. Especialmente porque existe em vários tons, do mais claro ao mais intenso. Seja qual for a sua opção decorativa, é uma cor que trará personalidade e é capaz de dar personalidade a um espaço um pouco monóto ou sem alma.
  • ter medo de pintar uma parede azul turquesa: para um quarto, sala ou outro divisão, a parede azul turquesa faz maravilhas. Destaca a divisão criando uma atmosfera muito especial. Com um turquesa bastante claro, opte por paredes cinza claro em contraste, se o turquesa for mais claro, pode realça-o com cinza mais escuro. Por outro lado, o azul turquesa e branco evocam suavemente paisagens à beira-mar.
  • Pensar que é uma cor de verão: muitas vezes este azul água é usado no verão no terraço e em certos acessórios e on inverno evita-se do usar, erroneamente. É uma pena privar-se quando as cores mais cinzas do outono e do inverno chegam, pois o azul turquesa ilumina completamente a sua casa. Vai ver que até ficará surpreendido com o efeito que cria no espaço: relaxante e alegre, ilumina os dias tristes.

4 – Continuação

  • Não misture azul turquesa com tons brilhantes: muitas vezes tendemos a usar tons suaves para apaziguar este tom mais vibrante. Mas existem algumas exceções, é o caso de: amarelo mostarda, verde menta e laranja que combinam perfeitamente (por outro lado, evite o mar verde).
  • Combine mais de três cores: o azul turquesa é uma cor forte, combinar mais de três tons pode resultar num efeito excessivo e facilmente leva à falta de gosto. Tente ficar sóbrio, especialmente se não tiver certeza da sua associação. Azul turquesa, cinza (independentemente da tonalidade) e branco funcionam perfeitamente. Da mesma forma, uma combinação de cinza claro com um azul turquesa e alguns detalhes amarelo mostarda fica lindíssimo.
  • ter medo de arriscar a mesma paleta de cor: o azul turquesa mistura-se lindamente com azul marinho ou azul profundo. Confere um ambiente tranquilo, sonhador, mas também apaziguante e de bem-estar.

5 – Que cores associar ao azul turquesa?

O azul turquesa, ao contrário do que se possa pensar, combina-se facilmente com outras cores. Tudo depende da atmosfera que deseja criar e como usá-la, aqui estão algumas diretrizes para ajudá-lo:

  • Num ambiente cheio de delicadeza e requinte: sem hesitar, combine o azul turquesa com o cinza (do cinza pastel ao cinza carvão), creme, branco, cáqui, roxo ou rosa framboesa.
  • Para um ambiente alegre e acolhedor: combine turquesa com amarelo mostarda, laranja ou verde menta. Esses tons claros o realçam e combinam perfeitamente.

6 – Continuação

  • Azul e verde: se há muito se evitava essa combinação no nosso interior, agora está a voltar em força! Ouse o azul turquesa com verde esmeralda ou azul escuro. Com a tendência da selva, o resultado é tão surpreendente quanto moderno. É uma combinação ousada que pode adotar num corredor, por exemplo. Depois, se quiser, pode encontrar o seu lugar na sala de estar ou no escritório.
  • Azul e laranja: este casamento inesperado funciona muito bem, aliás, estas duas cores complementares, opostas no círculo cromático, trazem muita criatividade e originalidade numa divisão. No entanto, é preciso ter cuidado, pois misturar um tom fresco com um tom energizante e quente não é tão fácil. Para não se enganar, opte por um tom que vai para o vermelho, como o coral.
  • Azul e amarelo: esta é a associação combina perfeitamente! Para um conjunto de maior sucesso, use turquesa (azul turquesa escuro, azul turquesa claro) como cor dominante, amarelo nos acessórios: luzes, almofadas, vasos… e acalme tudo com um tom neutro como cinza, preto ou branco.

7 – Como decorar a casa com a cor azul turquesa?

Como já referimos anteriormente, o azul turquesa é fácil de usar numa decoração, sendo que vai proporcionar frescura e dinamismo. É uma cor para interiores casuais, podendo ser utilizada em qualquer divisão.

  • Nas paredes – pode optar por pintar todas as paredes de uma divisão em azul turquesa, porque não é uma cor que estreita os espaços.

Também pode optar por pintar apenas uma parede e, neste caso específico, o branco nas outras paredes será a melhor escolha. É uma mistura que será ideal num ambiente clássico contemporâneo, combinado com móveis de madeira clara, mas também com móveis de design lacado branco ou preto.

Além disso, é possível aplicar azul turquesa nas paredes com papel de parede – uma alternativa fácil de aplicar. No mesmo espaço, pode optar por misturar um papel com um design azul turquesa com paredes pintadas em turquesa.

  • No chão – Reservamos o azul turquesa para o piso do quarto das crianças, e numa versão em vinil de fácil manutenção, baixo custo e fácil de trocar.
  • Azulejos de parede – pode optar por aplicar apenas uns pormenores de azulejo. É muito comum usar azul turquesa nas pastilhas/mosaico.

Na cozinha, também os azulejos azuis turquesa serão bem-vindos, até numa versão tipo azulejo londrino, para um efeito super moderno.

8 – Continuação

  • Em têxteis – se está preocupado em não ficar entediado com esta cor brilhante, pode optar por detalhes decorativos, como capa de almofada, roupa de cama azul, toalhas… Enfim, é uma ótima maneira de usar esta cor, ao mesmo tempo que tem flexibilidade de trocar facilmente quando quiser outra coisa.
  • Em eletrodomésticos – pequenos e grandes eletrodomésticos coloridos estão a invadir as nossas cozinhas para torná-las mais alegres. O azul turquesa é uma das cores preferidas dos designers, para dinamizar estes espaços. No mercado, encontra facilmente torradeiras, cafeteiras, chaleiras elétricas azul turquesa, mas também frigoríficos.

9 – Como ter ajuda para decorar com azul turquesa

Se não tiver jeito, nem sensibilidade para decorar a sua casa com esta cor tão pacífica, pode sempre solicitar ajuda profissional, para um aconselhamento personalizado.

Encontre um decorador, designer de interiores ou arquiteto de interiores na plataforma da homify. clique diretamente aqui.

10 – Mais inspo!

Deixamo-lo com mais imagens inspiradoras para criar o seu projeto decorativo, com azul turquesa! Todas as imagens são creditadas pelos profissionais registados na homify.

Se gostar de azul, recomendamos a leitura deste artigo: Como decorar com a cor azul petróleo?

15.

Uma ideia incrível para dar nova vida a portas, roupeiros…

Gosta de azul turquesa na decoração de casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista