7 ideias para guardar coisas em casas pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ideias inteligentes para espaços limitados. Esta é, sem dúvida, uma das regras fundamentais para quem mora numa casa pequena. Antes de mais, importa procurar referências criativas que possibilitem uma melhor acomodação dos objectos e colocar essas boas referências em favor da casa.

Pesquisas entre profissionais que são referência no mercado e que estão presentes aqui, na homify, são uma forma interessante de encontrar soluções para organizar melhor a sua casa. Com a ajuda destes profissionais, é possível perceber que a nossa casa oferece possibilidades interessantes de espaços muitas vezes ignorados, mas que podem funcionar perfeitamente como arrumos. Isto ser-lhe-á muito útil quando o número de objectos que lhe pertencem supera largamente o local para armazenamento. Descobrir estes espaços - seja na sala, no quarto, na cozinha ou na casa de banho – pode fazer toda a diferença.

Para o ajudar a encontrar estas soluções, seleccionámos sete opções de organização em divisões distintas da casa. Venha ver as imagens que seleccionámos para si.

​Balcão removível

Sabe aquelas ideias incríveis que nos fazem questionar: como é que não pensei nisto antes? Pois bem, este projecto do gabinete MB Design, mostra-nos uma dessas ideias luminosas. Em vez de uma gaveta, o móvel inferior oferece uma extensão do balcão, ideal para proporcionar aos moradores um espaço adicional para a preparação de alimentos ou até para servir como superfície para refeições rápidas e informais. Esta é, sem dúvidas, uma excelente opção para uma área reduzida.

​Sob as escadas

Corredores e halls de entrada  por Specht Architects
Specht Architects

Manhattan Micro-Loft

Specht Architects

Já parou para pensar que aquele espaço sob a escada poderia ser muito mais bem aproveitado? Pois é. Existem inúmeras soluções que devolvem utilidade a esta área, orientando-a para uma utilização prática que traz novas opções para o armazenamento de objectos na sua casa. Neste caso, pensar em soluções feitas à medida com a consultoria de um bom profissional, fará com que o local fique perfeito. 

Inspire-se no projecto da imagem, da autoria da Specht Architects, que mostra o aproveitamento do vão das escadas de um microloft em Manhattan.

​Nichos

A utilização de nichos é sempre uma possibilidade muito interessante para encontrar a organização perfeita em espaços pequenos. Com fácil instalação, encontram-se facilmente em diferentes cores e tamanhos e trazem originalidade à decoração. Dê asas à sua imaginação e crie jogos simétricos ou assimétricos com estas prateleiras que embelezam facilmente qualquer recanto da casa.

Foi o que aconteceu neste apelativo projecto da autoria da arquitecta Eliane Mesquita, que utilizou pequenos nichos na mesma cor da parede, perfeitos para acomodar os conjuntos decorativos escolhidos pelos proprietários para ornamentar esta moderna casa de banho.

​Jardim vertical

Se gosta de plantas, mas tem pouco espaço disponível para elas em casa, aposte na utilização de um jardim vertical. Deslumbrantes e perfeitas para preencher um espaço na parede que foi deixado de lado na decoração, os jardins verticais podem ser encontrados numa grande diversidade criativa com formatos que contribuirão para elevar o interesse decorativo da sua casa.

Neste projecto do Estúdio Barino Interiores, a utilização de um conjunto de pequenos vasos espalhados pela parede da cozinha, criaram uma atmosfera deliciosa com a presença das pequenas plantas floridas.

​Upcycling

E por falar em ideias inteligentes e possibilidades criativas, não poderíamos deixar de lado os resultados obtidos através de técnicas upcycling. Este modelo de decoração tem como função reaproveitar o uso de materiais que, de outra forma, seriam descartados. A técnica de upcycling é uma opção ecológica, já que, desta forma, se evita o desperdício de objectos que, geralmente, demoram muito a decompor-se.

Um excelente exemplo desta técnica está neste belo projecto da arquitecta Sílvia Cabrino, que utilizou uma peça de ferro trabalhada como suporte para utensílios de cozinha.

​Prateleiras

À semelhança dos nichos, as prateleiras também oferecem uma alternativa funcional para a acomodação de elementos nas paredes de ambientes pequenos, como em casas de banho e cozinhas exíguas. De fácil instalação, as prateleiras constituem soluções económicas disponíveis no mercado em todas as formas e feitios.

Neste projecto do escritório Union Architectural Concept, a utilização de prateleiras trouxe uma forma simples de organização dentro da casa de banho.

​Mesa moderna

Se o pequeno espaço da sua sala constrange as suas actividades diárias e ainda necessita de uma pequena área de trabalho em sua casa, a utilização de uma mesa moderna multifuncional pode ser a solução ideal para o espaço. A arquitecta de interiores Alessandra Duque, colocou uma mesa por detrás do sofá que serve como apoio ao mesmo e como secretária de trabalho para os moradores. Feita de madeira maciça e utilizada também para limitar o espaço da sala de estar, a mesa multifuncional foi a escolha perfeita para a decoração da casa.

Tem mais ideias sobre como beneficiar de novos espaços de arrumação em casa? Partilhe connosco as suas ideias!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!