6 cozinhas fantásticas com azulejos! | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

6 cozinhas fantásticas com azulejos!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Apartamento St Paul de vence Cozinhas modernas por Carlos Otávio Arquitetos Moderno
Loading admin actions …

É praticamente impossível dissociar a visão de uma cozinha da utilização de azulejos. Os azulejos estiveram e estão tão presentes nestas divisões das nossas casas que se torna missão difícil imaginarmos uma parede destas sem aqueles pequenos quadrados lisos ou a comporem um padrão. E não é à toa que foram e são tão utilizados no revestimento de cozinhas: para além do factor decorativo óbvio, têm uma excelente resistência à humidade e a sua superfícies permite que a sua limpeza seja fácil, sem manchas e com total remoção das sujidades. É um material com durabilidade elevada, o que também representa uma poupança no que toca à sua substituição. No entanto, e apesar de todas as vantagens na sua utilização, outros tipos de revestimento têm ganho terreno aos azulejos e é por isso mesmo que estamos aqui hoje: se sente que o azulejo caiu em desuso, damos-lhe no artigo de hoje seis exemplos excelentes de como este é um material que se encaixa em qualquer cozinha, de qualquer casa, qualquer que seja o ambiente que quer proporcionar! Fique connosco e confira por si mesmo a veracidade das nossas palavras!

O azulejo eclético ao serviço da sua cozinha!

Começamos pelo exemplo mais colorido, mais vivo e mais eclético dos 6 que temos hoje para si! Gosta do que vê? Então deixe de se preocupar com a possível confusão de cores e escolha o lado divertido da vida! Ao decorar a parede da bancada da sua cozinha com azulejos variados (esqueça aqueles dias em que ficava apenas a apaixonar-se por exemplares nas feiras, sem nunca comprar nenhum por não ter onde o aplicar!) dará ao espaço uma alegria ímpar, onde reinará a boa disposição! Nesta cozinha, com a assinatura do gabinete de arquitectura brasileiro MeyerCortez Arquitetura & Design, vemos como esta escolha combina perfeitamente com a madeira e o branco. Impossível não nos apaixonarmos, concorda connosco?

O branco que assenta sempre bem

Se por outro lado prefere uma parede mais discreta e quase tradicional, talvez esta seja a melhor opção para a sua cozinha. Com estes mosaicos claros, o espaço torna-se aparentemente maior por dois motivos simples: o primeiro é por termos naturalmente maior facilidade em ler um espaço com predominância do branco, não se tornando esta cor numa barreira que nos prende a visão; por outro lado, o branco reflecte a luz (natural e artificial), o que dá a ilusão de existir uma área superior à que realmente existe. Pode conjugar estas paredes mais claras com armários da mesma cor, o que vai tornar a sua cozinha mais simples e sóbria. No entanto, caso prefira quebrar esta monotonia de cor, aposte numa cor que se destaque e que dê vida ao espaço!

A pastilha que torna tudo mais jovial

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores Cozinhas ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores Eclético
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Outro revestimento que funciona muito bem é a pastilha de vidro. Este tipo de mosaico, muito utilizado em piscinas, é uma excelente aposta, principalmente se quiser destacar uma zona da sua cozinha. Neste exemplo, da autoria do arquitecto de interiores português Tiago Patrício Rodrigues, a pastilha de vidro aplicada na zona do fogão, para além de toda a vida que dá à cozinha, permite que esta parte seja mais luminosa (mesmo estando num nicho do espaço). Apenas com a sua aplicação, este mosaico torna o ambiente mais divertido, descontraído e jovem, o que pode ser o que muita gente procura para a remodelação de casas antigas e onde não querem perder os traços arquitectónicos originais. Se quiser ser um pouco mais arrojado e ir mais além, pode optar por misturar vários tons e cores, com vista a formar padrões ou desenhos quadriculados!

Losangos para dar e vender!

Vista geral. Cozinhas campestres por homify Campestre
homify

Vista geral.

homify

Continuando na nossa caminhada pelos mosaicos, apresentamos-lhe a nossa quarta opção: a aplicação deste revestimento de uma forma… menos usual! Pois é, com os mesmos azulejos, pode recriar paredes diferentes, conforme a maneira e a disposição como os aplicará. Neste caso específico, a ideia foi colocar os azulejos quadrados, rodando-os de forma a parecerem losangos. O que acontece é que, com mosaicos simples como estes, dá-se um ar totalmente diferente à cozinha, que se torna menos clássica. Além disso, note-se que não há um padrão certo construído pelos azulejos mais claros e os mais escuros: no fundo, a ideia é salpicar a parede de mosaicos claros com os mosaicos escuros, o que inevitavelmente quebra a monotonia. Uma cozinha simpática, moderna e bem acolhedora, sem sombra de dúvida!

Espelho meu, espelho meu…

Apartamento St Paul de vence Cozinhas modernas por Carlos Otávio Arquitetos Moderno
Carlos Otávio Arquitetos

Apartamento St Paul de vence

Carlos Otávio Arquitetos

E eis que chegamos ao mosaico mais futurista – ou que pelo menos dará à sua cozinha aquele aspecto ultra moderno: o mosaico espelhado! Pois é, este pode ser aquele por que tem andado à procura e que agora lhe apresentamos de mão beijada! Único, sofisticado e com um toque de bola de espelhos (o que nos deixa aqui um pouco de pé atrás: futurista ou a puxar ao som da disco dos anos 80? Deixamos ao seu critério!), é um mosaico só para os verdadeiros amantes do reflexo. Eventualmente, será a opção que mais rapidamente poderá fartar, por isso se não tem a certeza acerca dela, opte por uma área mais pequena para a aplicar!

De volta às origens

Por último, não podíamos terminar este artigo sem falar do mais clássico dos clássicos: o azulejo azul e branco, tão característico do nosso país. O azulejo com esta característica é largamente utilizado na arquitectura portuguesa e é frequente vê-lo a compor painéis decorativos. Em todo o caso, esse mesmo azulejo (que é uma marca profundamente portuguesa) assenta que nem uma luva na parede de qualquer cozinha, transportando consigo uma aura histórica, que remonta a tempos bem antigos. Se gosta de um ambiente bem tradicional na sua cozinha, opte por este tipo de azulejo e não se arrependerá! Ao mesmo tempo, opte por armários de madeira – mesmo que sejam de linhas mais modernas, cumprirão o seu papel de mensageiros do tempo. Volte à cozinha dos seus pais ou dos seus avós e recrie novas memórias sobre uma decoração tão antiga!

Qual é a sua cozinha preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!