Corredores e halls de entrada  por Trewin Design Architects

10 escadas fabulosas!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se acha que as escadas são todas iguais e só servem para subir e descer, então chegou ao sítio certo para ser reeducado. Do nosso ponto de vista, as escadas são um elemento arquitectónico chave em muitas casas e há várias formas de as tornar mais dinâmicas e bonitas. 

Se a escada de sua casa surge como sendo um espaço vazio e aborrecido, então chegou a altura de a transformar e de lhe atribuir um novo uso e conceito. Para o inspirar, reunimos alguns dos nossos projectos preferidos, todos assinados por profissionais do Reino Unido. 

Se está prestes a remodelar a sua escada ou a construir uma de base, então tome nota das fotografias que hoje lhe vamos mostrar. São dez escadas com dez estilos diferentes. Se está a pensar no tradicional vão de escadas em madeira, desengane-se. Prometemos-lhe provocar várias exclamações. 

​1. Magnífica escada em vidro

Corredores e halls de entrada  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

​A single-flight cantilever staircase crafted in toughened, laminated glass

Railing London Ltd

Nem só nos museus estão as peças de arte. Prova disso é esta escada: uma obra-prima. Os profissionais responsáveis pelo projecto descrevem-na como uma escada aberta em vidro laminado e temperado. Porém, a ausência de um guarda-corpos faz com que ela pareça flutuante e o corrimão iluminado, que nos lembra um sabre de luz ao melhor jeito Guerra das Estrelas, empresta-lhe um certo futurismo.

A sua magnífica beleza convenceu-nos de que é esta a melhor maneira de começar este passeio por dez escadas de sonho. Esta incrível instalação de vidro deixa-nos a saber que podemos fazer muito a partir de uma escada simples.

​2. Com um aquário!

Corredores e halls de entrada  por Diapo
Diapo

Helical glass staircase around giant fish tank

Diapo

Uau! Esta escada é realmente incrível, não acha? Mais do que um elemento arquitectónico funcional, é uma verdadeira instalação artística com vida. A assombrosa escada, projectada pela Diapo, desenvolve-se de forma elíptica em torno de um aquário gigante, tornando-se o coração da casa e o elemento protagonista do espaço. A sua imponência e originalidade lembra-nos o hall de um qualquer hotel de cinco estrelas.

​3. Sem nada a ocultar

Corredores e halls de entrada  por Porcel-Thin
Porcel-Thin

Primrose Hill – modern luxury kitchen featuring Porcel-Thin polished white 120x60cm porcelain tiles

Porcel-Thin

Esta escadaria moderna é ladeada por um imponente mosaico de vidro que deixa a luz natural entrar generosamente, banhando com precisão as linhas que desenham a escada. A luz põe em destaque a escada e descortina todos os seus deliciosos pormenores que, de outra forma, se quedariam escondidos.

​4. Elegância em negro

Corredores e halls de entrada  por Railing London Ltd
Railing London Ltd

Spiral staircase to the mezzanine

Railing London Ltd

Esta escada de caracol é uma prova de que certos estilos são, simplesmente, intemporais. Uma combinação clássica entre madeira clara e metal negro integra-se na perfeição em qualquer espaço, trazendo-lhe elegância e beleza. Se procura algo mais moderno, pode jogar um pouco mais com as linhas e reduzir os ornamentos ao mais básico. Ninguém resiste a um bom clássico. Dá-nos razão?

​5. Arte

Quando temos muita luz num espaço, é necessário aprender a aproveitá-la e a combinar os materiais de forma a não danificar os olhos com os reflexos. Se não deseja incluir algo opaco para amortizar os reflexos da luz, este é um bom exemplo de como pode fazer com que as coisas funcionem com vidro.

Uma escada com um estilo semi-industrial complementada por um guarda-corpos de vidro torna mais fácil a integração dos espaços. A simplicidade das linhas e a sua posição perpendicular em relação aos outros vidros cria um ambiente digno de galeria de arte.

​6. Cubismo de sonho

Se quer uma casa moderna, artística e minimalista ou se optou por um estilo cubista, então, o desenho das escadas, não pode falhar. Embora a estrutura nuclear das escadas da imagem não seja incomum, a grande diferença está nos degraus iniciais, designadamente, na iluminação. Este detalhe garante-lhe um aspecto muito moderno e a luz torna a área mais cálida. É um truque tão original que não podia ficar de fora do nosso Top 10.

​7. Pensar em grande

Corredores e halls de entrada  por Haldane UK
Haldane UK

Luxury Staircase

Haldane UK

A escada da imagem lembra-nos as escadas das comédias românticas com a protagonista a descer com o seu vestido formal. Pois bem. Aos clássicos do cinema podemos nós levar para dentro de casa, ainda que, como é natural, os possamos reinterpretar e adaptar ao nosso espaço. Neste ambiente, a escada, revestida por madeira, vem trazer uma nota de aconchego e de cor. Ainda assim, as guardas em vidro harmonizam-se com a estética que prevalece no espaço.

​8. Beleza multiusos

Corredores e halls de entrada  por Buscott Woodworking
Buscott Woodworking

Traditional Cut String painted staircase with an Oak Handrail and carved Brackets.

Buscott Woodworking

Quando vimos esta escada tão bonita, com balaustradas clássicas e uma zona com estantes integrada no espaço disponível sob ela, percebemos que não a podíamos deixar de incluir na nossa selecção. Para além do estilo clássico que a define, esta escada permitiu criar uma nova área de armazenamento em casa, aliando, desta forma, funcionalidade e estética.

O vão das suas escadas está desimpedido? Leia as ideias que lhe deixámos para o aproveitar: Saiba como utilizar o espaço debaixo das suas escadas!

​9. Para além da funcionalidade

Corredores e halls de entrada  por Trewin Design Architects
Trewin Design Architects

Mermaids – A home by the sea

Trewin Design Architects

Como já mencionado, não podemos considerar as escadas como meros elementos funcionais que permitem aceder aos pisos superiores da casa. No entanto, também não é preciso alterar por completo o seu desenho. Exemplo disso, é a escada que vemos na imagem que surge acompanhada por um corredor decorado por molduras com fotografias seleccionadas pelos proprietários. Passe as suas fotografias do digital para o material e, para um fantástico efeito visual, personalize também a sua escada e corredor com fotografias suas e dos seus.

​10. Luz indirecta

Corredores e halls de entrada  por Nash Baker Architects Ltd
Nash Baker Architects Ltd

The hallway and stairs at ​the Old Hall in Suffolk

Nash Baker Architects Ltd

A iluminação das escadas pode ser um elemento simples, mas que faz toda a diferença. Neste caso, a iluminação distribui-se ao longo da escada, enriquecendo-a esteticamente e garantindo segurança. Para além disso, a luz cria um ambiente mais quente, reinventando completamente o conceito do espaço.

De que escada mais gostou? É difícil escolher só uma, não é? Deixe-nos a sua opinião sobre este artigo! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!