Jardins modernos por Bambootec

Oito ideias de canteiros para pátios modernos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Com o Verão a aproximar-se, começamos a dar mais importância à manutenção e à decoração do espaço exterior da nossa casa, seja ele uma varanda ou um jardim. Hoje em dia, as pessoas procuram, cada vez mais, estar em contacto com a natureza. É, sem dúvida, uma forma de escapar ao quotidiano cansativo das grandes cidades e o refúgio ideal após um dia de trabalho. Numa grande cidade, ter a natureza por perto é particularmente importante.

Neste livro de ideias, vamos falar-lhe sobre canteiros. Mostrar-lhe-emos oito jardins com oito tipos de canteiros distintos em termos de estilo e de materiais. Veja-os e eleja o seu preferido.

1 – Fachada com jardineiras à medida

Para ornamentar a fachada da sua casa, considere a instalação de canteiros à medida. Não precisa de os contemplar no projecto original. Quando terminar a construção, identifique onde ficaria bem um toque de cor e quais as dimensões ideais para os canteiros que não devem ofuscar a fachada, mas sim complementá-la.

​2 – Seleccione as medidas e o lugar perfeito

Outra vantagem inerente a criar os canteiros à medida das suas necessidades é poder tê-los dentro das dimensões de que necessita e poder instalá-los onde for mais oportuno. Depois, o material e o método de criação ditarão o quão trabalhoso é tê-los em determinado lugar.

Nesta segunda imagem por nós seleccionada, é a parede que recebe os canteiros com a medida perfeita para se obter a composição desejada que, no caso, é dinâmica e muito original.

​3 – Geometria e material

Esta relação entre canteiros e as medidas e materiais que lhes estão subjacentes, é também um ponto a favor deste elemento no jardim, que não só lhe permite escolher a altura e a largura, como também a forma e a textura. 

Dito isto, dê asas à sua imaginação e crie canteiros originais que acrescentem textura e interesse ao jardim. Pode fazê-lo sozinho num projecto DIY - Do It Yourself – ou recorrer a profissionais que executem a sua ideia. O muro que baliza o jardim da imagem, um projecto da Bambootec, é o elemento-chave da área. A geometria que os canteiros e as canas de bambu criam são deveras originais.

​4 – O solo ao seu gosto

De forma a economizar espaço da forma mais eficaz possível, pode criar os canteiros no solo à medida das suas necessidades. Para tal, deve marcar os limites do canteiro com pinos ou barbante e, com uma pá, remover o relvado na área envolvida pelas linhas. Depois, não se esqueça de preparar o solo e distribua sobre a área os condicionadores de solo, as substâncias de ajuste de pH e o fertilizante necessário. O solo deve ter uma profundidade com mais de 15 centímetros. Após esta tarefa, deve instalar algum tipo de faixa de corte em torno do canteiro que acabou de criar que deve ser profunda e larga o suficiente para que as raízes da relva não passem por baixo ou por cima do canteiro de flores.

​5 – Vasos dentro de canteiros

Esta é uma boa escolha para quem não tem jardim, sendo que também pode funcionar caso tenha. Para evitar o trabalho de preparação da terra ou porque não tem terra no seu espaço exterior, pode optar por um canteiro de pedra a servir de base para vasos com diferentes plantas por si escolhidas. Esta é uma ideia mais moderna e conceptual em relação às anteriores.

Inspire-se no projecto da fotografia da autoria do gabinete Ruth Gundín Villar.

​6 – Suspensos

À semelhança do projecto anterior, esta é também uma boa alternativa para quem tem um jardim ou espaço exterior pequeno. Neste caso, os canteiros encontram-se suspensos. Aqui, a linguagem é mais rústica com as tábuas de madeira em estado natural a servir como pano de fundo aos vasos de cerâmica.

Se tem jeito para carpintaria, ponha em prática esta ideia em sua casa.

7 – Para a varanda

Jardins clássicos por 3Deko
3Deko

Terraza

3Deko

No deslumbrante terraço da imagem, a madeira que reveste o piso prolonga-se para os canteiros que assim se fundem subtilmente no conjunto, criando uma espécie de ilusão óptica que não nos deixa perceber a verticalidade que lhe está inerente. A homogeneidade no que diz respeito à escolha do material é uma brilhante ideia para fazer o espaço parecer maior do que aquilo que realmente é. As árvores de citrinos pequenas trazem cor e frescura a esta varanda com o mar aos pés.

​8 – Dar mais que um uso aos canteiros

Jardins modernos por avidra

Terminamos este livro de ideias realçando a capacidade que os canteiros têm para ser multifuncionais. Para além de abrigarem as nossas plantas preferidas, também podem servir como divisão entre áreas distintas no jardim. Pode, por exemplo, colocar uma fila de canteiros entre o terraço e o jardim ou entre a área de refeições de exterior e uma zona tipo lounge.

Qual destes canteiros escolheria para o seu jardim? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!